A Hyundai Motor Company apresentou, esta quinta-feira, no Salão da Mobilidade de Seul 2025, a nova geração do seu veículo elétrico a pilha de combustível (FCEV) Hyundai Nexo.

O novo Nexo, um SUV de segmento médio, tem como objetivo mais de 700 km de autonomia com um carregamento de cinco minutos.

Sendo a hidrogénio, o Nexo não emite gases de escape.

A segunda geração do Nexo apresenta uma nova linguagem de design exterior, apelidada pela marca de “Art of Steel”, e, segundo o construtor, um interior mais espaçoso e de maior conforto do que o modelo anterior que, de resto, tivemos oportunidade de ensaiar.

O modelo foi desenvolvido a partir do concept Initium, revelado em outubro de 2024.

Concept Initium da Hyundai

Com um grupo motopropulsor melhorado, com maior eficiência e durabilidade, o novo Nexo apresenta um novo sistema de motor e um inversor de alta eficiência.

Como resultado, a potência total foi elevada de 135 kW para 190 kW, enquanto a potência da bateria duplicou de 40 kW para 80 kW. Estas melhorias contribuem para um tempo de aceleração 0-100 km/h mais rápido de 7,8 segundos, em comparação com os 9,2 segundos do anterior Nexo.

A pilha de células de combustível de hidrogénio fornece agora uma potência bruta máxima de 110 kW, um aumento de 16%, enquanto o novo motor elétrico fornece até 150 kW. A pilha de células de combustível de hidrogénio também apresenta melhorias na operabilidade a baixa temperatura e na durabilidade, incluindo a membrana, e uma estrutura uniforme de desempenho da célula. A função anti-congelamento da pilha “Wake Up” e outras otimizações do sistema melhoram a utilização do veículo a baixas temperaturas e a facilidade de arranque durante todo o ano.

Para além disso, o novo Nexo oferece uma maior capacidade de armazenamento de combustível sem comprometer o espaço da cabina. A autonomia totalmente elétrica do sistema beneficia da maior eficiência de combustível, bem como de uma maior capacidade do depósito de hidrogénio – que agora é de 6,69 kg, contra 6,33 kg na geração anterior do Nexo – e por uma maior densidade de armazenamento de hidrogénio.

O modelo só estará disponível em mercados com postos públicos de abastecimento a hidrogénio, o que não é o caso do mercado português.

Dimensões (mm)
Comprimento: 4.750
Distância entre eixos: 2.790
Largura: 1.865
Altura: 1.640 (1.673 com rack de tejadilho)

Pneus
225/55R18 (18”), 245/45R19 (19”)

Capacidade de carga (ℓ)
1.719 (atrás da 1ª fila) / 993 (atrás da 2ª fila)

Potência da pilha de células de combustível
110 kW (Bruta) / 94 kW (Líquida, saída do sistema FC)

Potência do motor
150 kW à frente (350 Nm)

Bateria de alta tensão
Potência: 80 kW
Energia: 2.64 kWh

Depósito de hidrogénio
Volume: 162,6 ℓ (54,2 ℓ x 3)
H2 utilizável: Até 6,69 kg

Autonomia de condução pretendida
Mais de 700 km (com jantes de 18 polegadas)

Economia de combustível máxima projetada
97,8 km/kg

Prestações
Velocidade máxima: 179 km/h
0 → 100 km/h: 7.8 segundos

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