A Hyundai Motor Company apresentou, esta quinta-feira, no Salão da Mobilidade de Seul 2025, a nova geração do seu veículo elétrico a pilha de combustível (FCEV) Hyundai Nexo.
O novo Nexo, um SUV de segmento médio, tem como objetivo mais de 700 km de autonomia com um carregamento de cinco minutos.
Sendo a hidrogénio, o Nexo não emite gases de escape.
A segunda geração do Nexo apresenta uma nova linguagem de design exterior, apelidada pela marca de “Art of Steel”, e, segundo o construtor, um interior mais espaçoso e de maior conforto do que o modelo anterior que, de resto, tivemos oportunidade de ensaiar.
O modelo foi desenvolvido a partir do concept Initium, revelado em outubro de 2024.
Concept Initium da Hyundai
Com um grupo motopropulsor melhorado, com maior eficiência e durabilidade, o novo Nexo apresenta um novo sistema de motor e um inversor de alta eficiência.
Como resultado, a potência total foi elevada de 135 kW para 190 kW, enquanto a potência da bateria duplicou de 40 kW para 80 kW. Estas melhorias contribuem para um tempo de aceleração 0-100 km/h mais rápido de 7,8 segundos, em comparação com os 9,2 segundos do anterior Nexo.
A pilha de células de combustível de hidrogénio fornece agora uma potência bruta máxima de 110 kW, um aumento de 16%, enquanto o novo motor elétrico fornece até 150 kW. A pilha de células de combustível de hidrogénio também apresenta melhorias na operabilidade a baixa temperatura e na durabilidade, incluindo a membrana, e uma estrutura uniforme de desempenho da célula. A função anti-congelamento da pilha “Wake Up” e outras otimizações do sistema melhoram a utilização do veículo a baixas temperaturas e a facilidade de arranque durante todo o ano.
Para além disso, o novo Nexo oferece uma maior capacidade de armazenamento de combustível sem comprometer o espaço da cabina. A autonomia totalmente elétrica do sistema beneficia da maior eficiência de combustível, bem como de uma maior capacidade do depósito de hidrogénio – que agora é de 6,69 kg, contra 6,33 kg na geração anterior do Nexo – e por uma maior densidade de armazenamento de hidrogénio.
O modelo só estará disponível em mercados com postos públicos de abastecimento a hidrogénio, o que não é o caso do mercado português.
Dimensões (mm) Comprimento: 4.750 Distância entre eixos: 2.790 Largura: 1.865 Altura: 1.640 (1.673 com rack de tejadilho)
Pneus 225/55R18 (18”), 245/45R19 (19”)
Capacidade de carga (ℓ) 1.719 (atrás da 1ª fila) / 993 (atrás da 2ª fila)
Potência da pilha de células de combustível 110 kW (Bruta) / 94 kW (Líquida, saída do sistema FC)
Potência do motor 150 kW à frente (350 Nm)
Bateria de alta tensão Potência: 80 kW Energia: 2.64 kWh
Depósito de hidrogénio Volume: 162,6 ℓ (54,2 ℓ x 3) H2 utilizável: Até 6,69 kg
Autonomia de condução pretendida Mais de 700 km (com jantes de 18 polegadas)
Economia de combustível máxima projetada 97,8 km/kg
Prestações Velocidade máxima: 179 km/h 0 → 100 km/h: 7.8 segundos