O Skoda Elroq é o primeiro modelo totalmente elétrico da marca checa na categoria de SUV compactos, sendo a alternativa elétrica ao Karoq. Ao mesmo tempo, é também o primeiro modelo a adotar a nova linguagem de design Modern Solid da Skoda.

O Elroq oferece uma gama de opções de motorizações e baterias, com uma autonomia máxima de mais de 580 quilómetros. O modelo apresenta-se com um preço inicial de cerca de 28.500 euros + IVA antes de quaisquer subsídios estatais.

O Skoda Elroq está disponível com três tamanhos de bateria e grupos motopropulsores diferentes. As potências começam nos 125 kW para o modelo Elroq 50 de entrada de gama. O Elroq 85x possui um motor adicional colocado no eixo dianteiro para tração integral. O Elroq 85 pode atingir uma autonomia máxima de mais de 580 quilómetros no ciclo WLTP.

A capacidade de carregamento de até 175 kW nas estações de carregamento rápido DC permitem que a bateria de 82 kWh dos Elroq 85 e 85x seja recarregada de 10 a 80% em 28 minutos. As baterias dos Elroq 50 e Elroq 60 com tração traseira podem ser carregadas mais rapidamente, em 25 minutos ou menos.

O Elroq uma bagageira com 470 litros de capacidade de bagagem (até 1.580 litros com os bancos traseiros rebatidos). Um ecrã de infotainment de 13” é oferecido de série.

A marca checa está também a anunciar a versão topo de gama RS para o Elroq. Este novo membro da família RS está dotado de dois motores que geram uma potência total de 250 kW, contando com tração integral.

O Elroq RS é capaz de uma autonomia 100% elétrica de mais de 550 quilómetros em ciclo WLTP, elementos específicos RS e um equipamento de série completo. É também o automóvel com a aceleração mais rápida da atual gama de modelos da Skoda, passando dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos.

A Skoda vai mostrar publicamente o Elroq RS na Semana de Design de Milão 2025, de 8 a 13 de abril.

Artigo anteriorMercado global de veículos autónomos vai crescer 36% ao ano
Próximo artigoBruxelas acelera bioeconomia valorizando resíduos orgânicos