O Arocs da Mercedes-Benz Trucks é um veículo de transporte de mercadorias para construção, cuja gama passou a contar agora com o novo eArocs 400, a primeira variante elétrica a bateria deste modelo.

Este camião elétrico teve a sua estreia mundial na bauma deste ano, em Munique, de 7 a 13 de abril.

Atualmente, está planeada uma pequena série de 150 veículos por ano para o eArocs 400 em mercados selecionados da UE30, ou seja, além dos 27 países membros da União Europeia ficará disponível no Reino Unido, Suíça e Noruega.

O início das vendas está previsto para o 1º trimestre de 2026 e a primeira entrega para o 3º trimestre de 2026.

O veículo estará inicialmente disponível como variante de 32 e 41 toneladas na configuração de eixo 8×4 com quatro distâncias entre eixos diferentes e pode ser construído como betoneira ou basculante de construção. Abrange, assim, aplicações diversificadas para o transporte de construção orientado para a rua.

Graças a não emitir localmente CO2, o eArocs 400 pode entrar em zonas de emissões baixas e zero em áreas urbanas e é também adequado para ambientes sensíveis ao ruído, como áreas residenciais, o ambiente de hospitais, escolas e jardins-de-infância, bem como para estaleiros de construção noturnos, devido às suas baixas emissões de ruído.

Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks: “Com o novo eArocs 400, estamos agora também a trazer a eletrificação para a indústria da construção, que é particularmente importante para a nossa economia e sociedade. Após a distribuição e o transporte de longo curso, continuamos a expandir a nossa gama de produtos de camiões eléctricos a bateria. Agora, é crucial que os decisores políticos promovam o desenvolvimento da infraestrutura de carregamento e criem as condições de enquadramento necessárias para o funcionamento económico destes veículos.”

Para o novo eArocs 400, a Mercedes-Benz Trucks adota componentes do eActros 600, designadamente as baterias baseadas na tecnologia de células de fosfato de ferro-lítio (LFP).

O eArocs 400 tem uma tensão de 800 volts no sistema elétrico de bordo e dois conjuntos de baterias com uma capacidade instalada de 414 kWh, localizados na torre de baterias, diretamente atrás da cabina do condutor. Os dois conjuntos de baterias necessitam de aproximadamente 45 minutos para carregar de 20 a 80 por cento.

A autonomia como betoneira é de até 200 km. Com a variante basculante para construção, a autonomia aumenta para até 240 km.

O eArocs 400 pode ser carregado com até 400 kW através da tomada de carregamento CCS2 de série montada em ambos os lados do veículo.

O eArocs 400 está equipado com um motor central com uma transmissão de três velocidades e uma potência contínua de 380 kW e um pico de desempenho de 450 kW.

Artigo anteriorAr comprimido é convertido em eletricidade para a casa
Próximo artigoGrupo Casais e CEiiA reforçam compromisso com a mobilidade sustentável através de projeto inovador