A Siemens foi selecionada para dois grandes projetos de infraestruturas de carregamento para veículos elétricos em Itália, em parceria com a Autolinee Toscane e a IPLANET.

A empresa está a eletrificar uma série de estações de autocarros na região da Toscana, para a Autolinee Toscane, um importante operador de transportes públicos de Itália, mais concretamente nas cidades de Florença, Prato e Lucca, apoiando assim o lançamento da frota de autocarros zero emissões da empresa.

73 pontos de carregamento para a Autolinee Toscane produzidos em Portugal, em corroios

O projeto inclui um total de 73 pontos de carregamento SICHARGE UC, capazes de fornecer 100 e 150kW de potência para carregar veículos elétricos, o suficiente para carregar, se necessário, um autocarro em apenas 2 ou 3 horas. Estes pontos de carregamento que seguem para Itália foram produzidos em Portugal, na fábrica que a Siemens tem em Corroios.

Além disso, a Siemens é também responsável pelo fornecimento dos sistemas de distribuição elétrica em média e baixa tensão, com interruptores com módulos IoT para garantir o fornecimento de energia. A empresa forneceu ainda o DepotFinity, uma plataforma de software para monitorizar, reportar, programar e gerir as operações de carregamento nos entrepostos.

Infraestrutura de carregamento avançada para 120 localizações da IPLANET

Noutro projeto, também em Itália, a IPLANET, um importante fornecedor de soluções para a transição energética, encarregou a Siemens de equipar mais de 120 locais de logística com infraestruturas de carregamento, sistemas integrados de ponto de venda (POS) em conformidade com o Regulamento de Infraestruturas de Combustíveis Alternativos (AFIR), ativação através de aplicação ou código QR e ecrãs interativos que asseguram a acessibilidade, inclusive para utilizadores com incapacidades.

A rede inclui centenas de pontos de carregamento de 300-450 kW, todos totalmente monitorizados à distância através de canais de conetividade independentes, a fim de garantir uma elevada fiabilidade e disponibilidade

Os locais também incorporam sistemas da Siemens de distribuição elétrica em média e baixa tensão, subestações e capacidade de telecontrolo, permitindo, deste modo, a integração de fontes de energia renováveis. Além disso, algumas das áreas de serviço chave-na-mão, que incluem instalações fotovoltaicas, sistemas de armazenamento de energia por baterias e instalações para carregamento de veículos elétricos pesados, já estão operacionais.

Artigo anteriorQuinta do Pisão vai ser reflorestada com 64 mil árvores
Próximo artigoO SUV elétrico mais potente de sempre da Smart