Através de um projeto-piloto interdepartamental, a Porsche pretende ir mais longe na área da reconstrução de componentes, com o objetivo de contribuir cada vez mais para a sustentabilidade. Ao recondicionar peças defeituosas em peças de substituição funcionais, que acabam por ficar “como novas”, a empresa pretende ajudar a conservar recursos durante o ciclo de vida do produto.
A reconstrução será integrada nos processos de desenvolvimento da Porsche, de modo a ter em conta os requisitos específicos de reutilização de componentes selecionados desde as fases iniciais.
Remanufactura de peças para veículos antigos e atuais
Alguns componentes defeituosos de diferentes modelos já estão a receber uma segunda vida. Estes componentes dividem-se em 20 grupos diferentes, incluindo caixas de velocidades, sistemas de navegação, motores de arranque e alternadores, para citar alguns exemplos.
A máxima é: o componente remanufacturado deve cumprir os mesmos padrões de qualidade e segurança que uma peça nova comparável.
“O refabrico é uma área importante do futuro para a Porsche”, afirma Albrecht Reimold, membro do Conselho Executivo da Porsche AG responsável pela Produção e Logística. “Por um lado, ajuda-nos a cumprir a nossa responsabilidade para com o ambiente e também a nossa aspiração de conservar recursos; por outro lado, permite-nos oferecer aos nossos muitos clientes de veículos clássicos e antigos uma boa disponibilidade de peças sobresselentes a longo prazo. Queremos aumentar ainda mais a proporção de componentes adequados para remanufactura no futuro”, explica Reimold, que é também o mentor de sustentabilidade no Conselho de Administração.
Economia circular
Os concessionários de todo o mundo solicitam especificamente componentes defeituosos para os quais existe um processo de recondicionamento, que são armazenados centralmente no pavilhão de peças sobresselentes da Porsche em Sachsenheim. A partir daí, as peças são transferidas para fábricas especializadas em remanufatura, muitas vezes os fabricantes originais dos componentes, onde são limpas, desmontadas e testadas minuciosamente. As peças que já não podem ser utilizadas são substituídas por novas, enquanto as que estão totalmente funcionais são reutilizadas. Após uma remontagem profissional, os componentes recondicionados são submetidos aos mesmos testes de qualidade e segurança que as peças sobresselentes produzidas de novo. De seguida, são oferecidos aos concessionários Porsche.
a porsche pretende que O refabrico proactivo passe a fazer parte integrante do desenvolvimento de veículos
A Porsche refere que está a trabalhar para aumentar a proporção de componentes adequados para a reconstrução. Já foram identificados novos grupos de componentes com grande potencial, incluindo sistemas de iluminação, acionamentos elétricos de spoilers e outras unidades de controlo eletrónico.
Com base nos exemplos bem-sucedidos até à data, a Porsche prossegue agora o objetivo de integrar firmemente o refabrico de componentes nos processos de desenvolvimento. O plano é integrar a capacidade de refabricação numa base permanente a médio prazo. Para além disso, as peças obtidas deverão ser disponibilizadas aos concessionários numa fase ainda mais precoce do ciclo de vida do veículo.
Com esta abordagem, a Porsche pretende reduzir o impacto ambiental dos automóveis ao longo de todo o ciclo, desde a extração das matérias-primas até ao fim de vida.
Os cálculos iniciais preveem que o refabrico de componentes usados pode reduzir as emissões de gases com efeito de estufa até metade, em comparação com a produção de peças novas. Para além disso, é possível poupar até 80% de material em comparação com uma peça nova semelhante.