De Seoul para o mundo, o Hyundai Inster é o primeiro EV do segmento A do construtor coreano e foi desenvolvido para o mercado europeu a partir do Casper, um citadino com menos de 3,6 metros de comprimento. Ao contrário do Casper, o Inster só existe como VE e assume-se como intimista e inovador, as duas expressões que inspiraram o seu nome.
Sendo um (muito) compacto SUV, a meio caminho entre o segmento A e B, o Inster revela proporções equilibradas e formas arredondadas, com elementos pixelados em LED, presentes nos faróis e nas luzes traseiras, que criam uma identidade visual distintiva, enquanto os pormenores como os skid plates e o para-choques robusto reforçam o seu carácter versátil. Jantes de até 17 polegadas e uma distância entre eixos generosa realçam o perfil moderno e preparado para o quotidiano urbano e além.
No interior, o Hyundai Inster revela um habitáculo espaçoso e adaptável. A longa distância entre eixos específica deste modelo, que cresceu 23 centímetros face ao Casper, proporciona uma área habitável muito generosa, sobretudo para os passageiros. O sistema “walk through” permite uma mobilidade interior prática e os bancos rebatíveis, tanto à frente como atrás, oferecem múltiplas soluções de carga, com uma capacidade máxima de 1.059 litros. O design interior reflete um estilo urbano sofisticado, com materiais sustentáveis como PET reciclado e biopolímeros de origem vegetal, reforçando um compromisso com a sustentabilidade.
Standard ou Long Range
O Inster está disponível em duas versões, o Standard Range e o Long Range, mas a diferença de alcance com uma só carga não é assim tão grande. A bateria normal tem 42 kWh de capacidade e promete uma autonomia combinada de 327 km e de 473 km em cidade. A bateria de maior capacidade tem 47 kWh e promete até 360 km em circuito misto e até 493 km em ambiente urbano, ganhos de 10% e 4% respetivamente. Isto apesar do Long Range montar jantes de 17 polegadas, face às 15 do Standard Range. A diferença de peso entre ambos é de apenas 15 kg, mas a versão menos potente leva a palma na eficiência energética, consumindo 14,3 kWh/100 km, enquanto o Long Range precisa de 15,5 kWh para percorrer a mesma distância.
Todavia, a versão Long Range tem também um pouco mais de potência (84,5 kW/115 cv em vez de 71 kW/97 cv) e uma velocidade máxima limitada a 150 km/h em vez de 140 km/h. A aceleração até aos 100 km é também um pouco mais rápida: 10,6 segundos face a 11,7 do Standard Range.
O valor de binário máximo do motor elétrico síncrono de íman permanente montado no eixo dianteiro é o mesmo para ambas as versões: 147 Nm.
No que diz respeito às opções de carregamento, o Inster disponibiliza carregamento rápido de 10 a 80% em cerca de 30 minutos, com potências máximas de carregamento de 73 e 85 kW, respetivamente. O carregamento doméstico é facilitado por um carregador de bordo de 11 kW, com 10 a 100% da bateria carregada em 4h e 4h35m. Para climas frios, o modelo inclui bomba de calor e sistema de aquecimento da bateria, otimizando o desempenho e a eficiência em todas as condições.
High tech e segurança
No capítulo tecnológico, o Inster oferece um sistema de infoentretenimento de última geração com dois ecrãs de 10,25 polegadas: um painel de instrumentos digital e um ecrã central com navegação, compatível com atualizações over-the-air. O sistema inclui perfis personalizados, controlo por voz com linguagem natural, multiconexão Bluetooth e integração de informações específicas para veículos elétricos. Entre os destaques estão ainda os puxadores com sensor tátil, carregamento sem fios, USB-C à frente e atrás e controlo de travagem regenerativa com patilhas atrás do volante. O modo i-Pedal permite condução com um único pedal, enquanto o travão de estacionamento eletrónico com função Auto Hold acrescenta praticidade ao dia a dia.
Em segurança, o Hyundai Inster está equipado com o pacote Hyundai Smart Sense, que inclui sistemas avançados como a Travagem Autónoma de Emergência com deteção de peões, ciclistas e veículos, inclusive em cruzamentos. Integra ainda Assistência à Manutenção na Faixa, Alerta de Fadiga, Controlo Automático de Máximos, Câmara Interior para vigilância do habitáculo, Alerta de Passageiros nos Bancos Traseiros e Câmara de Estacionamento Traseira. Um conjunto muito completo que reflete a ambição do Inster em trazer tecnologia de segmentos superiores para o mundo dos elétricos urbanos.
Condução e preços
O Hyundai Inster tem suspensão McPherson à frente e eixo rígido atrás, uma solução equilibrada e compacta, que permite uma boa relação entre o conforto e a estabilidade. O sistema de direção assistida e a travagem regenerativa inteligente proporcionam uma experiência refinada e eficiente, embora seja possível afinar a regeneração ao gosto pessoal ou a cada situação. Mesmo em pisos irregulares, o Inster oferece uma condução suave e silenciosa, o que nem sempre sucede nos veículos deste segmento ou com estas dimensões.
Com três modos de condução disponíveis, é possível maximizar a eficiência energética ou tirar o máximo rendimento do motor elétrico. Em alternativa, o modo intermédio garante que não é preciso fazer nada para uma utilização bastante acima dos mínimos exigidos para um veículo com estas características.
Disponível para já em três níveis de equipamento, o Inster Confort arranca nos €24.900 para os particulares (€19.250 + IVA para empresas) e já com um nível de equipamento muito completo, incluíndo a maioria das ajudas à condução. O nível Style adiciona os faróis traseiros LED, sensores frontais de estacionamento, jantes em liga de 15’’, os bancos traseiros deslizantes, o carregador sem fios, barras de tejadilho e outros detalhes, com um PVP de €27.450 (€21.400+IVA).
O Style Plus tem como destaque principal a bateria de 47 kWh e as jantes de 17’’, com um PVP de €29.450 (€22.790+IVA). Aos preços acima indicados acrescem as despesas de transporte e legalização.
O que pensa o Welectric
A Hyundai já nos habituou a produtos de qualidade e rigor, tanto em termos de design como em termos de engenharia e o Inster é um claro continuador dessa tradição.
A sua estética é diferenciada e muito cuidada, dirigida a um público quase universal, dos mais jovens aos jovens de espírito que apreciam um automóvel pela sua componente prática e objetiva, mas que não dispensam uma opção com personalidade.
O interior é um dos grandes trunfos deste modelo, realmente muito espaçoso, sobretudo para os passageiros atrás. Os materiais são bonitos e de bom toque, com particular destaque para o tecido dos bancos. A bagageira é pequena na posição recuada dos bancos traseiros, mas atinge uns impressionantes 351 litros com estes na posição avançada e pode superar os 1000 litros com os bancos rebatidos, incluíndo o dianteiro do passageiro.
Os preços do Inster são acessíveis, mas o nível de qualidade percebida deste modelo é de bom nível, nos materiais e na montagem. Nada parece frágil ao toque ou na utilização, o que tem que ser entendido como um sucesso, neste segmento de mercado e de preços.
No breve contacto de condução, o Inster mostrou as suas qualidades de citadino, com força e agilidade suficientes, mas em que a qualidade de vida a bordo esteve sempre em destaque. Com mais de 60 encomendas feitas antes da comercialização, os objetivos para este ano são mais de 600 unidades vendidas. Objetivo ambicioso, mas realista para esta estrela K-Pop da mobilidade elétrica, que em breve vamos poder ver, literalmente, em todo o lado.