O novo Mitsubishi Outlander PHEV representa a aposta mais ambiciosa da marca japonesa no segmento dos SUV híbridos plug-in. Numa altura em que a Mitsubishi procura redefinir a sua presença no mercado europeu, este modelo assume-se como a vitrine tecnológica da casa, conjugando um design robusto e sofisticado com uma motorização eletrificada que promete não só eficiência, mas também prestações e versatilidade.
Exteriormente, o Outlander PHEV mantém a linguagem estética da marca, com uma frente imponente e assinatura luminosa em LED. As linhas vincadas reforçam a imagem de força e dinamismo, numa silhueta robusta, mas de proporções bem equilibradas, com especial atenção à aerodinâmica e à sofisticação dos detalhes. As jantes de grandes dimensões e os elementos cromados contribuem para um visual moderno e apelativo, digno de um SUV premium. A traseira, por sua vez, reforça a largura do veículo e transmite solidez, com farolins horizontais que se integram perfeitamente no portão da bagageira.
O habitáculo destaca-se pela sua funcionalidade e pelo cuidado com os materiais, conjugando superfícies macias ao toque com acabamentos metálicos e painéis em preto brilhante, conferindo um ambiente moderno, sem perder o carácter prático. O espaço a bordo é generoso, com bancos confortáveis e amplas possibilidades de configuração, embora, para já, limitado aos cinco lugares. O posto de condução é dominado por dois ecrãs digitais: um painel de instrumentos totalmente personalizável e um ecrã central com sistema de infoentretenimento intuitivo, compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Os comandos físicos para funções essenciais garantem facilidade de utilização em andamento.
Tração integral permanente
O Outlander PHEV recorre a uma arquitetura híbrida plug-in evoluída, combinando um motor a gasolina de 2.4 litros de ciclo Atkinson com dois motores elétricos – um no eixo dianteiro e outro no traseiro –, permitindo tração integral permanente (S-AWC). A potência combinada do sistema chega aos 225 kW (302 cv), com binário instantâneo e distribuição inteligente da força entre as quatro rodas, o que resulta numa condução estável, segura e fluida em diferentes tipos de terreno. Este conjunto de competências permite acelerações de 0-100 km/h em menos de 8 segundos, estando a velocidade máxima limitada a 170 km/h.
A bateria de 22,7 kWh permite uma autonomia elétrica até 86 km em ciclo urbano e cerca de 63 km em ciclo combinado WLTP, o que cobre com a maioria das deslocações diárias típicas. O carregamento pode ser feito por corrente alternada (até 3,7 kW e com a duração de 6h30) ou por corrente contínua (DC até 20 kW), com conector CHAdeMO, permitindo repor 80% da carga em cerca de 32 minutos.
A gestão do sistema híbrido é eficiente, com modos de condução que otimizam a performance, o consumo e a regeneração de energia. Além disso, o condutor pode optar entre sete modos distintos de condução, adaptando o comportamento do SUV a diferentes condições, desde o asfalto até à neve ou terra batida. Pode também gerir a utilização de energia, desde o modo EV 100% elétrico ao modo híbrido em que o motor a combustão atua como gerador, ou mesmo o modo “Battery Save” que preserva a carga para uso posterior.
Quanto ao consumo de energia, o modelo esta certificado para 0,8 litros aos 100 km de acordo com as normas WLTP, com emissões de 19 g/km de CO2. este valor é referente aos primeiros 100 quilómetros, com bateria carregada. Com o depósito de 53 litros de gasolina, a Mitsubishi anuncia um alcance total de até 834 km, apontando a um consumo médio sem carga de bateria ligeiramente acima dos 7 litros/100 km.
Apoios à condução e preços
No que toca à segurança e assistência à condução, o Outlander PHEV está totalmente equipado com tecnologias de última geração. O pacote MI-PILOT integra sistemas como o cruise control adaptativo, a manutenção ativa na faixa de rodagem e o assistente de congestionamento, que tornam a condução em autoestrada mais cómoda e segura. A isto junta-se um conjunto completo de ajudas eletrónicas, como o aviso de ângulo morto, a travagem automática de emergência, a monitorização do tráfego cruzado traseiro e o reconhecimento de sinais de trânsito. O condutor beneficia ainda de uma câmara de 360 graus e sensores de estacionamento, facilitando as manobras em meio urbano.
A estrutura do Mitsubishi Outlander PHEV foi especialmente concebida para acomodar o sistema híbrido sem comprometer o comportamento dinâmico. A posição das baterias contribui para um centro de gravidade mais baixo, o que se traduz numa condução mais estável. A suspensão independente nas quatro rodas absorve bem as irregularidades do piso, enquanto a direção assistida eletricamente garante uma resposta precisa e direta. Os diferentes modos de condução ajustam também a resposta da direção e do sistema de tração integral, adaptando o comportamento do SUV a qualquer tipo de terreno — seja em cidade, autoestrada ou fora de estrada.
Este novo Mitsubishi Outlander PHEV não é apenas um modelo de transição para a mobilidade elétrica: é um produto maduro, tecnologicamente evoluído e perfeitamente alinhado com as exigências do mercado atual. Combinando espaço, eficiência, conforto e segurança, posiciona-se como uma proposta muito séria no competitivo segmento dos SUV híbridos plug-in.
De regresso a Portugal, o Outlander PHEV chega ao mercado em duas versões, Intense e Instyle, sendo que a primeira está já bastante bem equipada, com jantes de 20”, iluminação full-LED, bancos em pele e alcantara, câmara 360º e o sistema de som Yamaha Premium, entre outros. O nível superior acrescenta a pintura bicolor, ar condicionado tri-zona, espelho retrovisor digital, bancos dianteiros com memória e traseiros aquecidos, bem como o teto de abrir panorâmico e o sistema de som Yamaha Ultimate, entre outros. Os preços de venda ao público são, respetivamente, de cerca de €54.000 (44.000+IVA para empresas) e €59.000 (€48.000+IVA).
O que pensa o Welectric
O Mitsubishi Outlander PHEV foi um pioneiro dos híbridos plug-in na Europa e em Portugal. O seu sistema único de integração entre os motores elétricos e de combustão permaneceram referenciais enquanto o resto do automóvel envelhecia face a uma concorrência menos carismática mas mais atual, em termos estéticos e de ergonomia.
Nos primeiros tempos da transição energética, o Outlander permitiu a muitos portugueses ter a primeira experiência de um automóvel que se carrega de eletricidade, o que permitiu a muitas viagens de curta distância sem emissões de CO2. Muitos destes primeiros utilizadores ficaram preparados depois para o salto da eletrificação total.
Com o hiato na sua comercialização, enquanto não chegava esta versão mais moderna, o mundo e o mercado mudaram, com mais opções nos híbridos plug-in e também uma penetração bastante maior dos elétricos de bateria. Para se manter relevante, o Outlander PHEV teve que rever as suas competências, com um pack de bateria de maior capacidade, ao mesmo tempo que se refinou e modernizou.
O que o Outlander felizmente não perdeu foram as suas caraterísticas de verdadeiro SUV, perfeitamente apto a enfrentar um estradão de terra, em segurança e de forma eficaz, o que muitos dos seus rivais de segmento não conseguem fazer. Pelo menos, não da mesma maneira. No test drive que realizámos, foi possível constatar que o sistema de transmissão e a suspensão do Outlander brilham nestas condições mais exigentes, proporcionando mesmo um desempenho divertido e entusiasmante.
Todavia, o mais impressionante talvez seja o seu desempenho silencioso e sem esforço em autoestrada, por exemplo. Quase não se sente o motor ou a deslocação do ar em volta do veículo e rapidamente nos surpreendemos com a velocidade a que viajamos, tal a desenvoltura e disponibilidade de força que exibe.
Claro que este reposicionamento e novos argumentos têm um custo associado, mas os preços de venda ao público justificam-se face à concorrência e aos argumentos deste modelo, que dá continuidade aos pergaminhos do seu carismático antecessor.