O Renault Emblème é um concept car que combina energia elétrica e hidrogénio. O protótipo foi apresentado no Salão de Paris a 14 de outubro último, mas agora o concept evoluiu para um demonstrador tecnológico na cimeira ChangeNow dedicada à luta contra o aquecimento climático.
Além de anunciar o cockpit dos futuros produtos da Renault, este automóvel, que combina hidrogénio e eletricidade, explora várias pistas para permitir ao construtor francês atingir a neutralidade carbónica até 2040 na Europa e 2050 no mundo.
Em termos de motorização, o Renault Emblème é um elétrico com um motor traseiro de 160 kW (218 cv) que combina duas fontes de energia: uma bateria elétrica NMC (níquel, manganês e cobalto) com 40 kWh e uma pilha de combustível de hidrogénio de 30 kWh.
Este sistema permite ao Emblème alcançar uma autonomia de até 1.000 km. Além disso, graças ao hidrogénio, é possível reabastecer o veículo em apenas alguns minutos, de forma semelhante a um carro a gasolina ou Diesel.
Através do Emblème, a Renault continua os estudos exploratórios iniciados com o concept Scenic Vision, em 2022.
Mas, o objetivo deste concept car é que seja um protótipo funcional de um modelo familiar, ao mesmo tempo que olha para a descarbonização tendo em conta o ciclo de vida do automóvel, desde o início até o fim.
O Megane E-Tech elétrico, por exemplo, emite 25 toneladas de CO2 durante o seu ciclo de vida. No caso de um Renault Captur, com motor a gasolina, fabricado em 2029, esse valor é de 50 toneladas de CO2 eq. Neste Emblème, esse número é de 5 toneladas de CO2 eq., do “berço ao túmulo”, o que representa uma redução de quase 90%.
Desenvolvido pela Ampere, empresa especializada em veículos elétricos e software pertencente ao Grupo Renault, o Emblème é a visão de um automóvel familiar de baixo-carbono, de início ao fim, que emite menos 90% de gases com efeito de estufa (CO2e), ao longo de todo o seu ciclo de vida.
“O Renault Emblème explora combinações inteligentes, credíveis e viáveis, nomeadamente ao nível dos recursos, materiais, produção, uso e reciclagem no fim da vida útil”, afirma a marca.
O fabricante declara que o modelo consegue uma redução de 70% na pegada de carbono na produção de todas as peças. Além disso, 50% dos materiais usados na produção do automóvel são reciclados e, no final da sua vida útil, praticamente todos os materiais utilizados são recicláveis.