A empresa holandesa Flynt quer ter uma palavra a dizer no mercado europeu de veículos comerciais ligeiros (vulgo furgões) e apresentou o seu primeiro furgão BEV elétrico. O veículo deverá percorrer até 500 km prevendo-se que chegue em 2026, com a promessa de um custo total de propriedade baixo.
O novo veículo elétrico é, para já, conhecido simplesmente como eLCV (veículo comercial ligeiro elétrico). O construtor desenhou o modelo a pensar nas cidades europeias e para serviços de entrega de última milha (“last mile”), destacando-se pelo seu volume de carga.

O modelo também pode ser configurado como carrinha de campismo.
Em vez de construir as suas próprias fábricas, a Flynt baseia-se no chamado modelo de negócio “asset-light”: a investigação, o desenvolvimento e a produção são entregues a parceiros – em particular à MiracoMotor, uma subsidiária do grupo automóvel chinês GAC.
Moritz Klinkisch, cofundador da Flynt, refere que a aposta foi combinar o design europeu e o conhecimento do mercado com a tecnologia EV de ponta da China.

Lançamento no mercado previsto para 2026
O protótipo do construtor holandês foi mostrado pela primeira vez a alguns meios de comunicação social na China em janeiro de 2025.
O veículo deverá chegar à Europa este verão para projetos-piloto, com testes com os primeiros furgões com clientes. O lançamento oficial no mercado desta gama de furgões elétricos está previsto para 2026 – inicialmente na Alemanha e na Noruega, de acordo com um relatório da Elektroauto-News alemã, com posterior expansão para os 26 mercados-alvo na Europa.
Simultaneamente, a Flynt indica que está a construir uma rede descentralizada de parceiros para assegurar o serviço local, o apoio e a disponibilidade de veículos.

Especificações técnicas
Tensão do sistema: 800 volts
Bateria: 100 kWh/NCM
Consumo: 20 kWh/100 km (classe de 3,5 toneladas)
Autonomia: até 500 km (WLTP)
Potência de carregamento: 22 kW AC, 220 kW DC (30-80% em 20 minutos)
Funções de carregamento bidirecional: Veículo para a rede (V2G) e veículo para a carga (V2L)
Carga útil: Até 1.630 kg com um volume de carga até 16,5 m³ (16.500 litros)
Experiência de condução: Cockpit digital com ecrã principal de 12,8″, estação de trabalho móvel
Sistema de assistência: ADAS de nível 2 de série, arquitetura preparada para L4