Em 2021, a Opel, juntamente com a ADAC, colocou na estrada um rali elétrico. Para a sua quinta temporada, que arrancará nos próximos dias 25 e 26 de abril com o ADAC Actronics Rallye Sulingen, a ADAC Opel Electric Rally Cup ‘powered by GSe’ promete o regresso de uma competição que a Opel considera que comprova, “que os  ralis elétricos são inspiradores e funcionam”.

O Opel Corsa Rally Electric tem uma potência de 100 kW (136 cv) e um binário de 260 Nm. Até à data, os Corsa Rally Electric de Rüsselsheim completaram 31 provas, corridas em seis países diferentes (Alemanha, Áustria, Suíça, República Checa, Países Baixos e França), tendo percorrido cerca de 43.700 quilómetros. Segundo a marca, os componentes elétricos, como os motores, as baterias e os inversores, todos eles oriundos dos modelos de produção, mostraram-se sempre fiáveis.

No total, as unidades de armazenamento de 50 kWh dos veículos de rali foram submetidas a cerca de 1.440 ciclos de carregamento rápido durante os diferentes ralis. As baterias sobreviveram sem problemas a este elevado nível de exigência, dá conta o fabricante.

Uma verificação efetuada nas últimas semanas no “Battery Refurbishment Centre”, em Rüsselsheim, sem custos para as equipas de ralis, mostrou uma exemplar de pelo menos 98% para todos os sistemas de armazenamento. A infraestrutura de carregamento elétrico usada na ADAC Opel Electric Rally Cup ‘powered by GSe’ também cumpriu com os elevados padrões dos responsáveis nos primeiros quatro anos, provando ser potente, fiável e sustentável, informa a Opel.

Calendário ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe” 2025

25 e 26 de abril          ADAC Actronics Rallye Sulingen (DRM), Alemanha

23 e 24 de maio         Rali ELE, Eindhoven, Países Baixos

14 e 15 de junho         Rallye Vosges Grand-Est, Gérardmer, França

15 e 16 de agosto       ADAC Saarland-Pfalz Rallye, St. Wendel (DRM), Alemanha

05 e 06 de setembro  Rallye Mont-Blanc Morzine, França

26 e 27 de setembro  ADAC Rallye Stemweder Berg, Lübbecke (DRM), Alemanha

16 a 19 de outubro      Rali da Europa Central, Passau (WRC), Alemanha, Áustria e República Checa

Pilotos que vão alinhar para esta temporada 2025

No.               Piloto/Co-piloto

1                   Anthony Rott / Adrien Rott (F)

2                   Alex Español / Borja Odriozola (E)

3                   Christian Lemke / Jan-Eric Bemmann (D)

4                   Tom Heindrichs / Jonas Schmitz (B)

5                   Fabian Kamermans / Stefan Müller (NL)

6                   Johannes Wittenbeck / Maximilian Kugler (D)

7                   Marcel Neulinger / Silvano Winkler (A)

8                   Kilian Nierenz / Milena Raithel (D)

9                   Arwed Jungnickel / Aaron Jungnickel (D)

10                Simon Steitz / Jochen Rheinwalt (D)

11                Nico Neulinger / Jakob Ruhsam (A)

12                Thyrsa Eertmans / Justine Demeestere (B)

13                Maximilian Lichtenegger / Pascal Raabe (D)

14                Aoife Raftery / Hannah McKillop (IRL)

15                Sebastian Lange / Paul Gehbauer (D)

Artigo anteriorInteligência Artificial pode proteger as árvores urbanas
Próximo artigoTransportar bicicletas num elétrico: quais as opções que penalizam mais o consumo?