De um modesto espaço de apenas algumas dezenas de metros quadrados em 2019 para um stand com mais de mil metros quadrados no Salão Internacional do Automóvel de Xangai de 2025 (Shanghai Auto Show): o crescimento da Leapmotor ao longo dos últimos anos tem sido notável, alcançando as 300.000 unidades comercializadas em 2024, o que duplicou o desempenho do ano anterior.
Para a presente edição do Salão de Xangai, a Leapmotor apresentou a estreia mundial do B01, o seu novo sedan para o segmento C, tendo também dado destaque ao B10, SUV do segmento C.
O B01 marca a estreia da marca chinesa — atualmente sob controlo da Stellantis — no segmento de três volumes.
A carroçaria tricorpo tem um coeficiente aerodinâmico de 0,197 Cd, o que é inferior ao de modelos como o Porsche Taycan e o Tesla Model S, de acordo com o construtor.
Com 4,77 metros de comprimento, 1,88 metros de de largura, 1,49 metros de altura e 2,73 metros de distância entre-eixos, o B01 disponibiliza uma bagageira para 460 litros, além de um compartimento adicional de 70 litros na dianteira.
A berlina terá duas opções de motorizações elétricas, alimentadas por baterias de fosfato de ferro-lítio fornecidas pela CALB (China Aviation Lithium Battery). A versão de entrada debitará 132 kW (177 cv), enquanto a variante mais potente terá 160 kW (215 cv).
A bateria menos potente tem 56.2 kWh com uma autonomia de 510 km. A bateria mais potente tem 67.1 kWh para um alcance de 600 km, de acordo com o ciclo de medição chinês CLTC.
No interior, o condutor tem diante de si um ecrã de 8,8’’, dispondo ainda de um ecrã no centro do tablier de 14,6’’.
A nova Série B da Leapmotor integra-se na estratégia global da marca chinesa abrange vários produtos, incluindo SUV e sedans. Até ao final de 2025, serão lançados três modelos – B10, B05 e B01 – para satisfazer as diversas necessidades dos utilizadores globais.
A nova Série B adotará a tecnologia de arquitetura LEAP 3.5, que oferece mais de 600 km de autonomia 100% elétrica.
As pré-vendas do B01 começam em junho na China, com os planos de comercialização a incluírem mais de 20 países e regiões ainda durante este 2025. Na China, o modelo vai ter um preço entre €12,000 e €18,000.