Numa ação extraordinária para destacar a eletromobilidade, a segurança rodoviária e o papel crucial dos motoristas de pesados, a Mercedes-Benz Trucks prepara-se para um novo desafio audacioso. A marca pretende reconquistar o título do Guinness World Records™ para a “maior distância percorrida em marcha-atrás por um camião articulado (individual)” — desta vez com o seu novo topo de gama elétrico, o Mercedes-Benz eActros 600. O objetivo? Conduzir em marcha-atrás durante mais de 100 quilómetros, ultrapassando o atual recorde de cerca de 89 quilómetros, alcançado em 2020 com um camião a gasóleo nos Estados Unidos.

A tentativa de recorde está agendada para 4 de junho, no circuito Motorsport Arena Oschersleben, na Saxónia-Anhalt, Alemanha. Mas a missão não termina aí — após estabelecer o recorde em pista fechada, a Mercedes-Benz Trucks planeia levar o Mercedes-Benz eActros 600 mais 30 quilómetros em marcha-atrás por estradas públicas, terminando em grande estilo no novo Daimler Truck Global Parts Center, em Halberstadt.

Ao volante estará Marco Hellgrewe, militar de 50 anos das Forças Armadas Alemãs e apaixonado por camiões. Hellgrewe não é estreante neste tipo de desafios — foi ele quem estabeleceu o recorde em 2008, ao percorrer 64 quilómetros em marcha-atrás com um camião a gasóleo. Agora, regressa para ultrapassar ainda mais limites, desta vez ao comando de uma máquina elétrica revolucionária.

“Como motorista de pesados entusiasta, é uma honra poder tentar este recorde novamente”, afirma Hellgrewe. “A tecnologia evoluiu imenso desde a minha última tentativa, e ninguém ainda conseguiu este feito com um camião elétrico. O eActros 600 representa o futuro da eletromobilidade de longa distância. Conduzir horas em marcha-atrás será um desafio, mas os testes foram muito promissores. É divertido — e surpreendentemente suave no eActros 600. Estou profundamente grato à Mercedes-Benz Trucks pelo apoio.”

Rainer Müller-Finkeldei, Diretor de Engenharia de Produto na Mercedes-Benz Trucks, enaltece o espírito por trás desta iniciativa. “A ideia do Marco reflete a atitude pioneira que impulsiona a nossa transformação. Este evento não só demonstra as capacidades do eActros 600, como também chama a atenção para temas sociais essenciais: a necessidade da mobilidade elétrica, o reforço da segurança rodoviária e o reconhecimento dos motoristas profissionais.”

Müller-Finkeldei acrescenta: “O nosso Mercedes-Benz eActros prova que os camiões elétricos certos já estão prontos para o mercado. No entanto, é urgente apoiar a expansão da infraestrutura de carregamento e incentivar a aquisição destes veículos. Os nossos sistemas de segurança muitas vezes ultrapassam as exigências legais, e é fundamental valorizar ainda mais o talento dos motoristas, especialmente perante a crescente escassez de profissionais.”

Conduzir por uma boa causa

O evento vai muito além da simples conquista de um recorde — trata-se de causar um impacto positivo na sociedade. A Mercedes-Benz Trucks associou-se a duas organizações: a Blicki e.V., que ensina crianças sobre segurança rodoviária, e a PROFI – Pro Fahrer-Image e.V., que promove o valor da profissão de motorista de pesados. Os logótipos de ambas as instituições estarão orgulhosamente estampados no eActros 600 que tentará bater o recorde.

Durante o evento, a Blicki organizará workshops de segurança rodoviária para crianças em Halberstadt, e a Mercedes-Benz Trucks prestará apoio financeiro a ambas as associações. O Professor Dr. Dirk Engelhardt, Presidente da PROFI, afirma: “Estamos orgulhosos de apoiar este projeto. Ele realça a importância vital dos motoristas profissionais e mostra como a inovação pode moldar o futuro do transporte.” Dirk Hendler, Diretor-Geral da Blicki, acrescenta: “Este projeto é uma oportunidade fantástica para promover a segurança rodoviária junto das crianças e das suas famílias.”

A viagem até Halberstadt

A primeira fase do desafio terá lugar na sinuosa pista do Motorsport Arena Oschersleben — um traçado exigente, com 14 curvas apertadas, mas que oferece um ambiente controlado e seguro para uma façanha desta natureza. Após uma pausa obrigatória para descanso, Hellgrewe percorrerá mais 30 quilómetros em marcha-atrás por estradas públicas, acompanhado por escolta policial, a velocidades entre 10 e 20 km/h, até chegar ao novo centro de peças Daimler Truck em Halberstadt.

O Mercedes-Benz eActros 600

Revelado no final de 2024, o eActros 600 já demonstrou a sua fiabilidade em longas viagens de teste: uma “Tour Europeia de Testes” com 15.000 quilómetros e uma “Tour de Inverno” de 6.500 quilómetros pelo Norte da Europa. Recentemente eleito “Camião Internacional do Ano 2025”, é um verdadeiro símbolo da aposta da marca num transporte mais sustentável e inovador.

Equipado com três packs de baterias que totalizam 621 kWh, utilizando a duradoura tecnologia LFP, o eActros 600 oferece uma autonomia de cerca de 500 quilómetros sem necessidade de carregamento intermédio — uma distância que pode ser significativamente estendida com uma condução eficiente. Autonomias diárias superiores a 1.000 quilómetros são perfeitamente possíveis, com carregamentos rápidos durante as pausas obrigatórias dos motoristas. Pensado para operações pesadas, o modelo suporta um peso bruto de até 44 toneladas, com uma carga útil de cerca de 22 toneladas na configuração europeia.

Pioneirismo em segurança e infraestrutura

A Mercedes-Benz Trucks continua a liderar na área da segurança rodoviária. Tecnologias avançadas como o Active Brake Assist 6, o Active Sideguard Assist 2 e o sistema MirrorCam asseguram a máxima proteção dos motoristas e dos outros utilizadores da estrada. Para este desafio em particular, o MirrorCam é uma mais-valia crucial, melhorando a visibilidade em marcha-atrás e facilitando a manobra em espaços apertados.

A marca também está a acelerar o desenvolvimento da infraestrutura para camiões elétricos. Com iniciativas como o TruckCharge e parcerias como a Milence (um consórcio com o TRATON Group e o Volvo Group), a Daimler Truck comprometeu-se a criar mais de 3.000 pontos de carregamento rápido na Europa até 2030, respondendo assim à urgente necessidade de redes de carregamento para veículos pesados.

Um recorde com propósito

Esta tentativa de recorde é muito mais do que uma façanha espetacular. É uma declaração forte sobre o futuro do transporte, a urgência da inovação sustentável e a importância dos heróis da estrada: os motoristas profissionais. À medida que a Mercedes-Benz Trucks e Marco Hellgrewe se preparam para este desafio, a viagem até Halberstadt promete ficar para a história — e marcar um novo marco no caminho para um futuro mais limpo e mais seguro.

Artigo anteriorOceanário disponibiliza entrada no coração das florestas tropicais e dos seus ecossistemas aquáticos
Próximo artigoRecursos do planeta expirariam hoje com nível de consumo da UE