O novo Range Rover Electric completou uma segunda ronda de testes de inverno antes do seu lançamento no próximo ano.
Os principais aspetos postos à prova incluíram o novo sistema de gestão térmica do modelo elétrico: a sua capacidade de aquecer o habitáculo e manter o desempenho de carregamento rápido em temperaturas extremas negativas.
Os protótipos também enfrentaram subidas e descidas de grande ângulo em superfícies geladas, testando o funcionamento dos seus modos de condução com um só pedal (utilizando o efeito regenerativo dos motores para abrandar e parar o automóvel sem o acelerador) em diferentes tipos de terrenos e condições de aderência.
Uma parte fundamental desta última fase de desenvolvimento em Arjeplog, na Suécia, foi a validação pelos engenheiros da nova tecnologia ThermAssistTM do Range Rover Electric. O sistema de gestão térmica a bordo reduz o consumo de energia de aquecimento em até 40% e tem como objetivo recuperar o calor para aquecer o sistema de propulsão ou o habitáculo em temperaturas ambiente tão baixas como -10C.
O Range Rover Electric utilizará um pack de baterias de 117 kWh, composto por 344 células prismáticas e funcionando a 800 V.

A empresa ainda não detalhou um valor de autonomia, mas uma capacidade tão grande deverá permitir percorrer confortavelmente mais de 480 km entre carregamentos.
“Procedimentos de teste rigorosos em condições extremas e imprevisíveis como as que se verificaram em Arjeplog [Suécia] são cruciais para a fiabilidade e resistência do Range Rover Electric no mundo real”, afirma o chefe de engenharia de produto da JLR, Thomas Müller.
Os engenheiros da Range Rover testaram a capacidade do sistema “one pedal” em inclinações de 28 e 17 graus nas instalações de testes no Ártico.
Para garantir que o Range Rover Electric mantém a compostura autêntica do Range Rover em todas as condições, a suspensão pneumática de câmara dupla comutável foi desenvolvida para gerir os movimentos da carroçaria provocados pela distribuição de peso distinta do modelo elétrico.
Testes de verão a 50 graus Celsius
Os testes de inverno surgem depois de, no ano passado, os protótipos terem sido conduzidos nos Emirados Árabes Unidos com temperaturas próximas dos 50 graus Celsius.
Foram enviados para o Big Red, uma duna de areia no coração do deserto de Al Badayer, em Sharjah, para testar o novo sistema de Gestão Inteligente do Binário do EV, que substitui um sistema convencional de controlo de tração baseado no ABS.
Este sistema melhora o controlo da tração fora de estrada, desviando a potência para cada motor elétrico para reduzir o tempo de reação do binário de cerca de 100 milissegundos para apenas um milissegundo. A marca afirma que, após cinco tentativas contínuas, nenhum dos carros demonstrou qualquer queda no desempenho.
Um clima quente é um dos maiores desafios para qualquer veículo elétrico a bateria, devido à necessidade de arrefecer o habitáculo e, ao mesmo tempo, otimizar o desempenho da bateria.
“O desafio adicional de conduzir na areia exige um binário controlado a baixa velocidade, pelo que os nossos sistemas de controlo da tração e de gestão térmica especialmente desenvolvidos trabalham em harmonia para garantir que o fornecimento de potência não é afetado”, explica Thomas Müller: “Os nossos testes demonstraram que, neste clima, conduzindo repetidamente o equivalente a 100 metros de subida em areia fina, o Range Rover Electric iguala o desempenho dos seus equivalentes a combustão interna; em alguns casos, até os ultrapassa – graças à introdução destas novas funcionalidades”.