O projeto SeaTales, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, desenvolvido em Portugal pela Zero, iniciou em janeiro de 2025 a fase piloto de implementação de um currículo inovador para as escolas centrado na literacia do Oceano. Este currículo está a ser testado em três escolas portuguesas, representando uma etapa fundamental na adaptação de recursos pedagógicos que promovem uma relação mais consciente e responsável para com o oceano.

Dirigido a alunos do 1.º e 2.º ciclos, o currículo aborda temas que vão desde a biodiversidade marinha, aos impactos das atividades humanas nos ecossistemas marinhos, passando pelo papel da cidadania ativa na sua proteção.

Um currículo mais azul para as novas gerações

Desenvolvido por um consórcio europeu com parceiros da Grécia, Islândia, Roménia e Portugal, o currículo Sea Tales organiza-se em três módulos interativos e práticos, com um total de 14 planos de aula. Utilizando metodologias inovadoras – incluindo atividades práticas e dinâmicas de role-playing – procura integrar o tema do oceano no contexto escolar, promovendo uma educação orientada para a sustentabilidade, o respeito pela natureza e a conservação marinha.

A primeira metade do projeto, que se iniciou em outubro de 2023, focou-se no desenvolvimento dos materiais e na formação de professores. Esta fase preparatória contou com a colaboração de uma organização e uma escola da Grécia; de uma organização e uma escola da Roménia; e de uma Universidade da Islândia, a qual lidera o projeto.

O currículo Sea Tales funciona como guia prático para professores, oferecendo recursos e ferramentas para aplicação em sala de aula. A sua estrutura modular permite flexibilidade e adaptação a diferentes contextos e disciplinas, desde as ciências e artes, à cidadania, geografia e física. Ao incorporar metodologias ativas promove também uma maior aproximação com investigadores, ações de advocacia e saídas de campo, tornando os currículos escolares mais envolventes e próximos da realidade.

A fase piloto em Portugal

Três escolas portuguesas participam na fase-piloto do Sea Tales: EB 2,3 Pedro de Santarém (Benfica); Escola Secundária de Paredes (Paredes); e Escola Básica de São Lourenço (Ermesinde).

Estas escolas terão um papel central na testagem e avaliação do currículo, fornecendo contributos para o seu aperfeiçoamento e adaptação às realidades educativas. A Zero será responsável pelo acompanhamento e apoio dos professores portugueses, assegurando uma implementação eficaz, promovendo a troca de boas práticas e recolhendo feedback para a melhoria contínua dos materiais.

Próximos passos

Ainda durante este ano, o projeto prevê dois momentos de partilha e reflexão sobre os resultados obtidos. O primeiro será uma sessão online dirigida a professores interessados, onde serão apresentados o projeto, o ponto de situação da sua implementação e algumas das atividades desenvolvidas até ao momento.

Mais tarde, terá lugar um evento presencial aberto a diversos stakeholders, no qual serão partilhadas as principais conclusões da fase piloto em Portugal. “Este momento servirá para fazer um balanço das experiências dos professores envolvidos, identificar os aspetos mais benéficos do currículo e recolher contributos para ajustamentos futuros numa lógica de melhoria contínua – a data e o local deste evento serão anunciados oportunamente”, aponta a Zero.

Com o arranque da fase piloto, o projeto Sea Tales “dá um passo decisivo para consolidar a presença da literacia do Oceano nas escolas portuguesas, preparando o caminho para a sua disseminação a nível europeu. A troca de experiências entre os parceiros será essencial para maximizar o impacto e adaptar o currículo às necessidades de diferentes comunidades educativas. O Sea Tales representa um esforço coletivo para enfrentar os desafios globais que afetam o oceano, promovendo a mudança de comportamentos através da educação. Ao formar cidadãos mais informados, ativos e conscientes, o projeto contribui para um futuro mais sustentável para o oceano e para o planeta”, afirma a Zero.

Objetivos principais do projeto
• Capacitar professores com conhecimentos e ferramentas práticas em Literacia do Oceano, promovendo o seu desenvolvimento profissional e facilitando a integração de temas oceânicos em diversas disciplinas.
• Desenvolver e testar um currículo modular, com planos de aula de fácil aplicação, incluindo atividades de role-playing baseadas no Quadro de Literacia do Oceano da Organização das Nações Unidas.
• Inspirar os alunos a tornarem-se agentes de mudança através de atividades interativas e participativas, como saídas de campo, clubes de leitura, teatro e podcasts.
• Fomentar redes de colaboração entre escolas e entidades externas, criando uma Comunidade de Embaixadores Sea Tales, composta por cientistas, organizações ambientais, museus, aquários, centros pedagógicos e instituições públicas.
• Apoiar a partilha de boas práticas e a aprendizagem mútua entre contextos educativos diversos, promovendo uma educação mais inclusiva e de qualidade.
• Demonstrar o valor educativo de metodologias ativas, como o role-playing, no ensino da Literacia do Oceano.

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