O Alpine A390 vai ser o segundo grande lançamento 100% elétrico da marca francesa, depois do citadino A290 (inspirado no elétrico Renault 5). O A390 será um fastback desportivo de cinco lugares, ou seja, será uma proposta mais versátil e familiar, cuja estreia mundial está marcada para 27 de maio.

Concebido para ser um modelo global, o A390 mede 4.655 mm de comprimento, 1.885 mm de largura e 1.532 mm de altura, posicionando-se visualmente entre uma berlina e um crossover. O spoiler traseiro, as luzes traseiras finas e os faróis alongados reforçam a sua identidade como um desportivo moderno.

A Alpine deu conta agora de que o A390 foi submetido a testes no centro tecnológico da Michelin em Ladoux, em França, para afinar a sua dinâmica em piso molhado, especificamente pondo em ensaio o desempenho do sistema Alpine Active Torque Vectoring, que gere a distribuição do binário entre as rodas.

De resto, a ligação entre a Alpine e a Michelin está patente no facto de o A390 calçar pneus Michelin desenvolvidos exclusivamente para o modelo, enquadrados com jantes de 20 ou 21 polegadas dependendo da versão. O Pilot Sport EV estará disponível para aqueles que procuram eficiência sem sacrificar a aderência, enquanto o Pilot Sport 4S está orientado para uma utilização mais desportiva e exigente. Ambos os modelos de pneus estão marcados com o código A39, identificando o seu desenvolvimento conjunto com a Alpine.

Mecanicamente, o A390 contará com três motores elétricos como base do seu sistema de propulsão, com uma potência estimada em mais de 400 cv. Algumas versões podem incorporar um quarto motor para incremento da performance.

O modelo vai disponibilizar até cinco modos de condução, incluindo um específico chamado “Track Mode”, que modifica o controlo eletrónico de estabilidade para uma experiência de pista pura.

O lançamento no mercado do A390 ocorrerá ao longo de 2026.

Artigo anteriorBNZ assina contrato EPC para a central solar fotovoltaica de Muro
Próximo artigoVolvo Trucks entregou mais de 5.000 camiões elétricos