A Volvo Trucks já entregou mais de 5.000 camiões elétricos a clientes em 50 países do mundo, informa o construtor que tem atualmente em produção oito modelos de camiões totalmente elétricos.
Estes são os modelos de camiões elétricos Volvo atualmente disponíveis:
Volvo FL Elétrico
Volvo FE Elétrico
Volvo FM Elétrico
Volvo FM Entrada Rebaixada
Volvo FMX Elétrico
Volvo FH Electric (Camião Internacional do Ano 2024)
Volvo FH Aero Elétrico
Volvo VNR Elétrico
Os cinco principais mercados da Volvo para camiões elétricos são a Alemanha, a Holanda, os Estados Unidos, a Noruega e a Suécia.
“A Volvo Trucks oferece camiões elétricos desde 2019 e, desde então, clientes em 50 países migraram para o transporte elétrico, percorrendo quase 170 milhões de quilómetros em operações comerciais. Estes camiões contribuíram para reduzir as emissões de CO₂ e os níveis de ruído do tráfego, além de melhorarem o ambiente de trabalho dos condutores”, salienta a marca sueca.
“É gratificante ver as empresas de transporte continuarem a adotar os benefícios dos camiões elétricos numa vasta gama de segmentos”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks que diz que “muitos dos nossos clientes regressam para expandir as suas frotas elétricas”.

A atual gama de camiões elétricos da Volvo foi concebida para satisfazer as necessidades de distribuição urbana e regional, bem como os segmentos de construção e recolha de resíduos.
A Volvo Trucks adianta que os benefícios de camiões com emissões zero vão para além do aspeto ambiental, pois os condutores experienciam um ambiente de trabalho com níveis de ruído e vibração muito mais baixos.
A Volvo Trucks está a seguir um caminho de descarbonização dos transportes para atingir uma meta de emissões líquidas zero até 2040, através de uma estratégia tecnológica tripla. Esta abordagem depende de camiões elétricos a bateria, camiões elétricos com células de combustível e motores de combustão que funcionam com combustíveis renováveis, como o hidrogénio verde (produzido pela divisão da água com eletricidade renovável), o biogás (Bio-GNL), o biodiesel e o HVO (óleo vegetal hidrotratado).