Custa 1.000 coroas suecas (cerca de 91 euros) a multa por violar a proibição de conduzir à noite na cidade sueca de Malmö, desde a passada segunda-feira.

A proibição tem como pano de fundo as reclamações de muitos moradores locais, da rua de Bergsgatan e artérias adjacentes, que se insurgiam contra atos de condução considerados imprudentes e barulhos de escapes que os impediam de dormir.

Mediante isso, no início de abril, o comité de trânsito do Comité Técnico decidiu por começar a introduzir uma proibição temporária do trânsito noturno nesta que é uma das ruas mais movimentadas de Malmö e uma zona onde os problemas com os autocarros e o ruído são evidentes há muito tempo.

Os moradores não têm permissão para conduzir os seus automóveis pela rua Bergsgatan (assinalada a azul), mas é permitido atravessar a artéria em quatro zonas para que todos consigam chegar a endereços nas ruas laterais através de outras direções.

Entretanto, desde 28 de abril, a proibição passou a ter caráter permanente, sendo aplicada todas as noites a partir das 20h.

O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores da rua, reduzindo o ruído incomodativo e aumentando a sensação de segurança durante a noite.

O novo regulamento de Malmö refere que apenas veículos de emergência, autocarros regulares, táxis e serviços de assistência domiciliar têm permissão para circular na rua Bergsgatan à noite. Bicicletas estão autorizadas a circular.

A interdição de conduzir veículos motorizados aplica-se a todo o percurso e prolonga-se até setembro.

Esta é uma tentativa de criar um ambiente mais calmo e agradável para todos os que vivem na zona, explicam os responsáveis municipais: “Há muito tempo que recebemos comentários sobre distúrbios noturnos e agora estamos a testar esta medida”, refere Sara Forslund, gestora de secção de escritório de propriedades e ruas do município de Malmö.

Mais ruas podem seguir-se

A proibição da Bergsgatan é um teste que será avaliado no outono. Ao mesmo tempo, a cidade de Malmö está a estudar se são necessárias medidas semelhantes noutras ruas do centro da cidade. As decisões sobre quaisquer medidas adicionais serão tomadas em maio.

“Medidas anteriores, como imposição de velocidades reduzidas, não tiveram efeito suficiente. Através de uma proibição clara, podemos dar mais apoio ao trabalho da polícia e melhorar a vida quotidiana dos moradores”, afirma Joakim Florén, outro responsável autárquico.

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