O gigante chinês das baterias CATL lançou a sua bateria Shenxing 4C de carregamento super-rápido em 2023 e agora anunciou a segunda geração de baterias Shenxing de carregamento ultrarrápido, uma tecnologia que promete aproximar os tempos de carregamento dos dos automóveis com motor de combustão.

Conforme anunciado pela empresa num evento em Xangai, esta nova bateria será capaz de oferecer taxas de 12C, o que significa ser capaz de recuperar até 520 quilómetros de autonomia em apenas cinco minutos de carregamento, bem como atingir 80% da capacidade a partir do zero em menos de 15 minutos.

Com uma potência de carregamento de pico de 1,3 MW, a bateria atinge 2,5 km de autonomia por segundo de carregamento, praticamente eliminando a frustração da espera, enfatiza a empresa.

Será montada em mais de 67 veículos

Igualmente relevante – a fazer crer nas palavras dos responsáveis da CATL – é que esta nova bateria da Shenxing, que reduzirá de modo acentuado o tempo de carregamento, vai ser montada em mais de 67 modelos de veículos elétricos ainda durante este ano.

Outro modelo de bateria de sódio, a bateria Naxtra

Também no domínio do desenvolvimento de baterias, a mesma CATL anunciou outro modelo de bateria de sódio, a bateria Naxtra, com uma densidade de energia de 175 Wh/kg, uma alternativa mais económica e sustentável ao lítio, que, com este salto em frente, fica em pé de igualdade em termos de densidade de energia com as populares baterias de iões de lítio que utilizam fosfato de ferro-lítio (LFP).

Esta bateria oferece um alcance de 500 km e pode realizar mais de 10.000 ciclos, o que reduz expressivamente os custos de manutenção.

Não obstante estarem ainda atrás das baterias NCM (Níquel, Manganês e Cobalto), as baterias de sódio são mais estáveis, suportam melhor temperaturas extremas e são feitas de materiais abundantes, pelo que este desenvolvimento reforça a esperança de se chegar a uma produção muito mais barata.

A bateria Naxtra para ligeiros de passageiros elétricos opera em toda a faixa de temperatura de -40° C a +70° C, redefinindo os limites extremos de temperatura das baterias. A bateria Naxtra para ligeiros de passageiroas mantém 90% da sua potência utilizável a -40° C. Mesmo em um estado de carga extremamente baixo, com apenas 10% de SOC restante, a bateria Naxtra ainda consegue operar sem degradação significativa de potência a uma temperatura de -40° C, garante a CATL.

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