A Volvo Cars iniciou a produção do novo EX30 na fábrica de Ghent, na Bélgica. A marca refere que decisão surge como “resposta direta à elevada procura por este modelo 100% elétrico no mercado europeu e sublinha o objetivo estratégico da marca de fabricar, sempre que possível, os seus automóveis nos mercados onde os vende”, sendo inegável que é uma forma também de o construtor se defender das taxas aplicadas pela União Europeia aos veículos “Made in China”.

A chegada do EX30 à linha de montagem belga da Volvo, que marca mais um novo capítulo na história da fábrica de Ghent, agora a celebrar 60 anos, pressupôs a construção de um novo edifício de montagem de baterias e o recrutamento de mais 350 colaboradores.

Localizada nos arredores da terceira maior cidade da Bélgica e no coração da zona portuária do Mar do Norte, a fábrica da Volvo Cars em Ghent abriu as suas portas em 1965. Juntamente com a fábrica de Torslanda, é uma das duas fábricas de automóveis operadas pela Volvo Cars na Europa, com uma terceira unidade já em construção na Eslováquia.

Até final do ano, a fábrica de Ghent prevê iniciar também a produção do novo EX30 Cross Country.

“O EX30 é um modelo crucial para nós, uma vez que continuamos a reforçar a nossa posição no mercado de automóveis elétricos premium na Europa. O investimento na produção europeia do EX30 em Ghent está perfeitamente alinhado com a nossa estratégia de construir os nossos automóveis onde eles se vendem melhor. Temos uma capacidade global flexível que contribui para a nossa resiliência, permitindo ajustar os nossos planos de produção de uma forma ágil”, declara Francesca Gamboni – Chief manufacturing & Supply chain officer da Volvo Cars.

Para tornar possível a produção do EX30 em Ghent, a Volvo Cars realizou, nos últimos anos, investimentos de cerca de 200 milhões de euros nas instalações desta fábrica belga. Este investimento permitiu incluir uma nova plataforma automóvel, instalar quase 600 novos robots, estender o pavilhão de baterias, incluir uma nova linha de produção de portas e ainda uma nova linha de montagem de baterias.

“Após a decisão do outono de 2023 de trazer a produção do EX30 para Ghent, penso que conseguimos industrializar o novo modelo em tempo recorde. Graças ao empenho e à colaboração de toda a equipa de Ghent, reduzimos o tempo de industrialização para metade. Estamos hoje extremamente orgulhosos por dar as boas-vindas ao EX30 e demonstrar que a nova tecnologia e a inovação nos permitem reagir de forma mais flexível às exigências do mercado”, acrescenta Stefan Fesser, CEO da Volvo Car Ghent.

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