No mês de abril de 2025 foram matriculados em Portugal 18.752 automóveis ligeiros de passageiros novos, ou seja, mais 8,2 por cento que no mesmo mês do ano de 2024. Destes, 3722 foram ligeiros de passageiros 100% elétricos, ou seja, em abril, o peso dos elétricos foi de 19,8% do mercado.
No primeiro quadrimestre de 2025 as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 77.297 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 1,2 por cento relativamente a período homólogo de 2024. Deste volume total, 15.897 corresponderam a ligeiros de passageiros totalmente elétricos, um aumento de 29,8% em relação a janeiro-abril de 2024.
De janeiro a abril de 2025, 65,8% dos veículos ligeiros de passageiros matriculados novos eram movidos a outros tipos de energia, nomeadamente elétricos e híbridos. Em particular, 20,6% dos ligeiros de passageiros novos eram elétricos.

abril 2025 | abril 2024 | %Var | Janeiro – Abril 2025 | janeiro-abril 2024 | %Var | |
Elétrico (BEV) | 3 722 | 2 823 | 31,8% | 15 897 | 12 247 | 29,8% |
Híbrido Plug-In (PHEV): | 2 636 | 2 189 | 20,4% | 9 396 | 9 301 | 1,0% |
PHEV/Gasolina | 2 449 | 1 968 | 24,4% | 8 647 | 8 454 | 2,3% |
PHEV/Gasóleo | 187 | 221 | -15,4% | 749 | 847 | -11,6% |
Híbrido Elétrico (HEV): | 4 780 | 3 172 | 50,7% | 19 107 | 12 290 | 55,5% |
HEV/Gasolina | 4 458 | 2 700 | 65,1% | 17 861 | 10 832 | 64,9% |
HEV/Gasóleo | 322 | 472 | -31,8% | 1 246 | 1 458 | -14,5% |
Ligeiros Passageiros Eletrificados: BEV+PHEV+HEV | 11 138 | 8 184 | 36,1% | 44 400 | 33 838 | 31,2% |
Elétricos Recarregáveis (ECV): BEV + PHEV | 6 358 | 5 012 | 26,9% | 25 293 | 21 548 | 17,4% |
Por marca
Matrículas de automóveis elétricos ligeiros de passageiros novos em Portugal
abril de 2025 | abril de 2024 | % Var. mês de abril 2025 vs. abril de 2024 | Quota mercado abril 2025 (%) | Quota mercado abril 2024 (%) | jan.-abril 2025 (em unidades) | jan-abril 2024 | % Var. jan-abril 2025 vs. jan-abril de 2024 | quota de mercado jan-abril 2025 (%) | quota de mercado jan-abril 2024 (%) | |
Tesla | 302 | 451 | -33,0 | 8,11 | 15,98 | 2 447 | 3 339 | -26,7 | 15,39 | 27,26 |
Peugeot | 346 | 123 | 181,3 | 9,30 | 4,36 | 1 653 | 648 | 155,1 | 10,40 | 5,29 |
BMW | 365 | 348 | 4,9 | 9,81 | 12,33 | 1 468 | 1 273 | 15,3 | 9,23 | 10,39 |
BYD | 337 | 171 | 97,1 | 9,05 | 6,06 | 1 352 | 582 | 132,3 | 8,50 | 4,75 |
Mercedes-Benz | 210 | 200 | 5,0 | 5,64 | 7,08 | 879 | 827 | 6,3 | 5,53 | 6,75 |
Renault | 222 | 86 | 158,1 | 5,96 | 3,05 | 856 | 306 | 179,7 | 5,38 | 2,50 |
Citroën | 309 | 140 | 120,7 | 8,30 | 4,96 | 817 | 722 | 13,2 | 5,14 | 5,90 |
Volvo | 143 | 338 | -57,7 | 3,84 | 11,97 | 650 | 867 | -25,0 | 4,09 | 7,08 |
Kia | 205 | 73 | 180,8 | 5,51 | 2,59 | 552 | 296 | 86,5 | 3,47 | 2,42 |
Dacia | 102 | 27 | 277,8 | 2,74 | 0,96 | 473 | 167 | 183,2 | 2,98 | 1,36 |
Audi | 132 | 127 | 3,9 | 3,55 | 4,50 | 448 | 465 | -3,7 | 2,82 | 3,80 |
Opel | 118 | 77 | 53,2 | 3,17 | 2,73 | 385 | 307 | 25,4 | 2,42 | 2,51 |
Volkswagen | 112 | 86 | 30,2 | 3,01 | 3,05 | 380 | 399 | -4,8 | 2,39 | 3,26 |
Mini | 93 | 32 | 190,6 | 2,50 | 1,13 | 380 | 59 | 544,1 | 2,39 | 0,48 |
Hyundai | 141 | 65 | 116,9 | 3,79 | 2,30 | 371 | 279 | 33,0 | 2,33 | 2,28 |
MG | 69 | 175 | -60,6 | 1,85 | 6,20 | 337 | 466 | -27,7 | 2,12 | 3,81 |
Porsche | 61 | 2 | 2950,0 | 1,64 | 0,07 | 312 | 14 | 2128,6 | 1,96 | 0,11 |
Nissan | 31 | 11 | 181,8 | 0,83 | 0,39 | 298 | 115 | 159,1 | 1,87 | 0,94 |
Fiat | 34 | 59 | -42,4 | 0,91 | 2,09 | 242 | 281 | -13,9 | 1,52 | 2,29 |
Xpeng | 49 | 0 | — | 1,32 | 0,00 | 224 | 0 | — | 1,41 | 0,00 |
Toyota | 45 | 22 | 104,5 | 1,21 | 0,78 | 198 | 95 | 108,4 | 1,25 | 0,78 |
Cupra | 61 | 53 | 15,1 | 1,64 | 1,88 | 190 | 137 | 38,7 | 1,20 | 1,12 |
Jeep | 13 | 80 | -83,8 | 0,35 | 2,83 | 189 | 161 | 17,4 | 1,19 | 1,31 |
Smart | 60 | 38 | 57,9 | 1,61 | 1,35 | 187 | 183 | 2,2 | 1,18 | 1,49 |
Ford | 54 | 15 | 260,0 | 1,45 | 0,53 | 158 | 67 | 135,8 | 0,99 | 0,55 |
Polestar | 28 | 9 | 211,1 | 0,75 | 0,32 | 139 | 58 | 139,7 | 0,87 | 0,47 |
KGM | 19 | 0 | — | 0,51 | 0,00 | 88 | 0 | — | 0,55 | 0,00 |
Alfa Romeo | 3 | 0 | — | 0,08 | 0,00 | 66 | 0 | — | 0,42 | 0,00 |
Skoda | 21 | 6 | 250,0 | 0,56 | 0,21 | 56 | 87 | -35,6 | 0,35 | 0,71 |
DongFeng | 12 | 0 | — | 0,32 | 0,00 | 37 | 0 | — | 0,23 | 0,00 |
Honda | 1 | 2 | -50,0 | 0,03 | 0,07 | 14 | 4 | 250,0 | 0,09 | 0,03 |
Lexus | 6 | 2 | 200,0 | 0,16 | 0,07 | 10 | 10 | 0,0 | 0,06 | 0,08 |
Abarth | 5 | 0 | — | 0,13 | 0,00 | 7 | 0 | — | 0,04 | 0,00 |
Leapmotor | 5 | 0 | — | 0,13 | 0,00 | 7 | 0 | — | 0,04 | 0,00 |
Forthing | 1 | 0 | — | 0,03 | 0,00 | 7 | 0 | — | 0,04 | 0,00 |
Voyah | 2 | 0 | — | 0,05 | 0,00 | 6 | 0 | — | 0,04 | 0,00 |
DS | 3 | 2 | 50,0 | 0,08 | 0,07 | 5 | 8 | -37,5 | 0,03 | 0,07 |
Alpine | 2 | 0 | — | 0,05 | 0,00 | 5 | 0 | — | 0,03 | 0,00 |
Maserati | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 2 | 1 | 100,0 | 0,01 | 0,01 |
Neta | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 1 | 0 | — | 0,01 | 0,00 |
Rolls-Royce | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 1 | 0 | — | 0,01 | 0,00 |
Mazda | 0 | 3 | -100,0 | 0,00 | 0,11 | 0 | 11 | -100,0 | 0,00 | 0,09 |
Aiways | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 0 | 10 | -100,0 | 0,00 | 0,08 |
Fisker | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 0,01 |
Lotus | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 0,01 |
Radar | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 0,01 |
Total | 3 722 | 2 823 | 31,8 | 100,00 | 100,00 | 15 897 | 12 247 | 29,8 | 100,00 | 100,00 |