Salsa Jeans reduz emissões, aposta na circularidade e reforça compromisso social em 2024

No âmbito do programa Become, a Salsa Jeans reduzir 6% de emissões de CO2 reduzidas, consumiu menos 4% de energia e reduziu em 24% a utilização de plásticos, papel e cartão.

0
234

A Salsa Jeans divulgou o Relatório de Impacto Anual 2024, a segunda edição do seu relatório de sustentabilidade, destacando os avanços da sua estratégia de responsabilidade social e ambiental através do programa Become. Organizado em seis áreas prioritárias – Gestão da Água, Energia, Embalagens e Resíduos, Circularidade e Biodiversidade, Rastreabilidade da Cadeia de Abastecimento e Pessoas – o Become tem vindo a impulsionar a transição da marca para uma operação mais consciente.

Entre 2023 e 2024, a marca portuguesa de jeans e vestuário em denim reduziu 6% as suas emissões de CO2 de âmbito 1 e 2, cortou 4% do consumo de energia nas suas instalações e diminuiu 24% o consumo de plástico, papel e cartão nas operações logísticas. Atualmente, 41% da energia consumida na sede da Salsa Jeans provém de fontes renováveis, com 15% gerada internamente através de painéis fotovoltaicos.

A aposta na mobilidade elétrica reduziu o consumo de combustíveis da frota em 12%, apoiada pela instalação de novos carregadores elétricos. Apesar do aumento de 22% nas emissões de âmbito 3, fruto do crescimento do volume de compras, a marca intensificou a circularidade e o controlo da cadeia de abastecimento.

Na área da gestão da água, a Salsa Jeans implementou em 2021 o Betterwash® – um processo de lavagem certificado que substitui métodos tradicionais por tecnologias como ozono, laser e e-flow, com resultados apresentados e estudados, que atestam uma redução do consumo médio de água por peça produzida em 42%. Em 2024, em consequência dos bons resultados obtidos nos anos anteriores, a empresa criou a Política Betterwash®, estendendo a aprendizagem adquirida ao longo dos anos aos seus fornecedores, num esforço conjunto com um objetivo único: a otimização de processos através de práticas mais conscientes

Ainda no ano passado, implementou um sistema de reaproveitamento de águas limpas, alcançando 6% de água reutilizada nas suas operações.

Circularidade com impacto real: mais de 2.500 peças reparadas em 2024

O programa Infinity, lançado em 2022, promove a extensão do ciclo de vida das peças de denim. Em 2024, a Salsa Jeans efetuou 2.500 reparações e recolheu 703 peças para doação ou reciclagem, permitindo que 78% dos artigos entregues fossem reaproveitados.

Na cadeia de abastecimento, 69% dos fornecedores trabalham com a marca há 5 anos ou mais e 58% cumprem critérios ESG. O objetivo da marca é atingir 100% de conformidade até 2026.

Compromisso social com a igualdade de género, formação e inclusão ativa

A Salsa Jeans mantém um compromisso claro com a igualdade de género, com 55% dos cargos de liderança a serem ocupados por mulheres.

O projecto Reborn, uma iniciativa para o público externo que parte dos recursos internos da marca, o apoia mulheres em situação de vulnerabilidade social, promovendo a sua reintegração na vida profissional e pessoal. Na segunda edição, realizada em 2024, participaram 19 mulheres que, ao longo de dez sessões, receberam apoio prático em temas como procura de emprego, gestão financeira, autoestima, imagem pessoal e autonomia.

Em 2024, cada colaborador da Salsa Jeans recebeu em média 49 horas de formação, e a marca lançou um programa de bolsas de estudo universitárias para incentivar a qualificação académica dos seus colaboradores.

Em 2025, o programa Become continuará a guiar a estratégia da Salsa Jeans, com novas metas ambientais e sociais, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis e com impacto positivo real.

O Relatório de Impacto Anual 2024 da Salsa Jeans pode ser consultado em AQUI.

Artigo anterior9 em cada 10 portugueses querem resposta política ao desperdício alimentar na próxima legislatura
Próximo artigoEstudo responsabiliza os mais ricos por dois terços do aquecimento global desde 1990