A Acciona Energía anunciou o lançamento de uma nova linha de negócio em Portugal como fornecedor de energia, especificamente dirigida às Pequenas e Médias Empresas (PME). Com a iniciativa, a empresa alarga a sua atividade no país, onde já fornece energia elétrica 100% renovável a mais de 3.500 PME.

No total, a Acciona Energía já fornece mais de 250 GWh de energia limpa a 3.500 Pequenas e Médias Empresas em Portugal, evitando a emissão de mais de 46.000 toneladas de CO₂, o equivalente a retirar 18.000 carros das estradas ou plantar 2,5 milhões de árvores. A energia fornecida tem Garantias de Origem 100% renováveis ​​emitidas pela plataforma EEGO (Entidade Emissora de Garantias de Origem) da Rede Elétrica Nacional (REN).

“As pequenas e médias empresas representam a maioria do tecido empresarial português e, por isso, desempenham um papel fundamental na descarbonização da nossa economia. A ACCIONA Energía pretende ser o parceiro neste processo, oferecendo acesso a energia 100% renovável a preços competitivos e estáveis. A nossa abordagem combina sustentabilidade, tecnologia e soluções personalizadas para que as PME possam evoluir para um modelo energético mais limpo sem a necessidade de grandes investimentos iniciais”, afirma Aprígio Guimarães, diretor comercial da Acciona Energía em Portugal.

Além do fornecimento de energia elétrica, a Acciona Energía adota uma abordagem integral de descarbonização para as PME, que inclui soluções de autoconsumo e serviços energéticos. Através do modelo de “energia como serviço”, as empresas podem poupar desde o primeiro dia, sem investimento prévio, acedendo a um modelo mais sustentável sem abdicar da competitividade.

Este novo passo insere-se na estratégia de crescimento da Acciona Energía no mercado português, consolidando a sua posição, não só como produtor de energia renovável, mas também como fornecedor de soluções energéticas integrais para todo o tipo de clientes.

A empresa tem uma forte presença em Portugal, onde fornece energia 100% renovável tanto a clientes particulares como a inúmeras entidades públicas. Em julho de 2024, a Acciona Energía assinou um contrato com a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública Portuguesa (eSPap), tornando-se o fornecedor preferencial de energía renovável para vários governos e agências públicas.

Estabeleceu também contratos de compra de energía (PPAs) de longo prazo com empresas, como a Violas Group, Makro, Fnac, NH Hoteles e Vidrala, contribuindo para reduzir a sua pegada de carbono através de um fornecimento de energia limpo, previsível e competitivo.

No setor da geração, a Acciona Energía opera 166MW de ativos renováveis ​​em Portugal, distribuídos por 16 parques eólicos e pela central solar de Amareleja, uma das primeiras grandes instalações fotovoltaicas do país.

Artigo anteriorCampeonato de Portugal de Novas Energias Prio: Prova de Gaia disputada à décima de segundo
Próximo artigoHyundai revela novo camião a hidrogénio Xcient Fuel Cell