A Hyundai apresentou o novo camião pesado Xcient Fuel Cell, classe 8, durante a Advanced Clean Transportation (ACT) Expo 2025, em Anaheim, Califórnia. A revelação sublinha a aposta estratégica da marca sul-coreana no reforço do seu negócio de hidrogénio na América do Norte.

Durante o certame, a Hyundai quis afirmar a sua liderança na transição energética para o hidrogénio, ao mesmo tempo que reforça a sua posição no mercado norte-americano de veículos comerciais. Através da marca HTWO, dedicada ao hidrogénio, a empresa quer contribuir para a construção de um ecossistema mais limpo e resiliente, apoiando-se na experiência técnica e operacional do Hyundai Motor Group.

Na conferência de imprensa realizada no âmbito da ACT Expo, Ken Ramirez, vice-presidente executivo e responsável pela divisão global de veículos comerciais e hidrogénio da Hyundai Motor Company, destacou o compromisso da marca em fornecer soluções reais, prontas para produção, que impulsionem o setor com base na tecnologia, fiabilidade e capacidade industrial.

“Na Hyundai Motor, estamos a redefinir o futuro da logística limpa com soluções inovadoras que dão prioridade à segurança, eficiência e sustentabilidade”, afirmou Ramirez. “Através de tecnologias avançadas como os sistemas ADAS e parcerias estratégicas, capacitamos os nossos parceiros de frota a liderar a transição para um futuro mais inteligente e sustentável”.

O responsável sublinhou ainda a capacidade do grupo ao longo de toda a cadeia de valor do hidrogénio – da produção ao armazenamento, transporte e utilização – como fator essencial para acelerar a transição energética sustentável.

Novo Xcient Fuel Cell chega ao mercado norte-americano

A Hyundai apresentou oficialmente o novo modelo de produção Xcient Fuel Cell, desenvolvido especificamente para o mercado da América do Norte. Este camião pesado a hidrogénio foi inicialmente revelado como concept na edição anterior da ACT Expo, em 2024.

Lançado em 2020, o Xcient Fuel Cell é o primeiro camião pesado a hidrogénio produzido em série no mundo, com mais de 13 milhões de quilómetros percorridos em 13 países, nomeadamente na Suíça, onde foi introduzido pela primeira vez. O novo modelo conta com um sistema de célula de combustível a hidrogénio melhorado e tem sido alvo de testes intensivos desde 2021 em diferentes climas e contextos operacionais na América do Norte.

As principais especificações do novo Xcient Fuel Cell incluem:

  • Sistema de célula de combustível a hidrogénio com 180 kW (duas pilhas de 90 kW)
  • Bateria de 72 kWh
  • Motor elétrico de 350 kW com binário máximo de 2.237 Nm
  • Autonomia máxima de cerca de 725 km em condições ideais
  • Dez depósitos de hidrogénio com capacidade total de cerca de 68 kg
  • Variante Class-8 tractor concebida para o mercado norte-americano
  • Peso bruto combinado até cerca de 37.200 kg

No interior, o camião apresenta melhorias pensadas para o conforto e comodidade do condutor, como um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e um sistema de infotainment com ecrã tátil de igual dimensão, complementado por botões físicos integrados na consola central.

Parcerias estratégicas impulsionam logística limpa

Na ACT Expo, a Hyundai destacou ainda os avanços alcançados nos Estados Unidos com base em parcerias estratégicas no domínio da mobilidade a hidrogénio.

No âmbito do projeto NorCAL ZERO, estão a ser operados 30 camiões Xcient Fuel Cell nos portos de Oakland e Richmond – a maior implementação comercial de camiões a hidrogénio na América do Norte. Desde setembro de 2023, estes veículos já acumularam quase 725 mil quilómetros em operações logísticas com zero emissões no tubo de escape.

Outro exemplo é a colaboração com a GLOVIS America, através da iniciativa HTWO Logistics, lançada na ACT Expo 2024. Esta parceria visa descarbonizar a logística em torno da Hyundai Motor Group Metaplant America (HMGMA), através da produção e consumo local de hidrogénio. Atualmente, 21 camiões Xcient são responsáveis por cerca de metade das operações de transporte de entrada e saída da fábrica.

Desde o início da operação, em outubro de 2024, os parceiros definiram um plano para replicar este modelo de negócio baseado no hidrogénio noutros pontos do globo, demonstrando a capacidade do grupo em toda a cadeia operacional – desde a produção até ao abastecimento e operação dos veículos.

A Hyundai anunciou ainda a expansão da marca HTWO como plataforma aberta, agregando parceiros, investidores e setores industriais em toda a cadeia de valor do hidrogénio. Uma das iniciativas apresentadas é o projeto ‘HTWO Energy Savannah’, a primeira estação de abastecimento de hidrogénio e carregamento elétrico para camiões pesados classe 8, em colaboração com a HydroFleet e a Capital Development Partners. A infraestrutura, situada perto da HMGMA em Savannah, Geórgia, deverá iniciar operações até ao final de 2025.

Artigo anteriorAcciona Energía vai distribuir energia 100% renovável para PME em Portugal
Próximo artigoFEUP em projeto europeu para gestão autónoma de parques de energia eólica