O Tróia Design Hotel, localizado na península de Setúbal, aderiu ao projeto “Reciclar é Alimentar”, promovido pela Nespresso, que transforma cápsulas de café usadas em composto agrícola para produção de arroz. Em 2024, o hotel reciclou 361 kg de cápsulas, o que resultou na doação de 107.500 kg de arroz ao Banco Alimentar Contra a Fome – o equivalente a 2,15 milhões de refeições.

O processo é simples: o alumínio das cápsulas é separado e reciclado, enquanto a borra de café é utilizada como fertilizante em arrozais na zona de Alcácer do Sal. O arroz produzido é comprado pela Nespresso e doado ao Banco Alimentar.

“Este é um exemplo concreto de como pequenas ações podem ter grande impacto. No Tróia Design Hotel, apostamos em práticas sustentáveis com resultados reais para a sociedade”, afirma Victor Cópio, diretor-geral do Tróia Design Hotel.

O projeto “Reciclar é Alimentar” nasceu em Portugal e já foi replicado em vários países europeus. A iniciativa combina sustentabilidade ambiental com responsabilidade social, promovendo a economia circular através da valorização de resíduos.

Os responsáveis do hotel salientam que este compromisso com a sustentabilidade reflete-se não só na operação diária da unidade hoteleira, mas também na adesão ativa a projetos com impacto positivo na comunidade, como é este o caso.

Localizado na Península de Tróia, o Tróia Design Hotel é uma unidade de cinco estrelas com uma arquitetura contemporânea.

Os Bancos Alimentares Contra a Fome em atividade recolhem e distribuem várias dezenas de milhares de toneladas de produtos e apoiam ao longo de todo o ano, a ação de instituições em Portugal. Por sua vez, estas distribuem refeições confecionadas e cabazes de alimentos a pessoas comprovadamente carenciadas, abrangendo já a distribuição total mais de 390.000 pessoas.

A Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome coordena esta ação, anima a rede disponibilizando informação e meios materiais, representa os Bancos Alimentares Contra a Fome junto dos poderes públicos, das empresas de âmbito nacional e de organizações internacionais e efetua, a nível nacional, a repartição de algumas dádivas, criando uma vasta cadeia de solidariedade.

Artigo anterior28 vezes o peso da Torre Eiffel em resíduos elétricos e baterias
Próximo artigoValorpneu reúne ecossistema da circularidade no Jardim Botânico da Ajuda