A 3.ª edição do programa NextLap, promovido pela Valorpneu, em parceria com a consultora Beta-i, vai ter o seu ponto alto no próximo dia 21 de maio, às 14h00, no NextLap Summit| The Race to Circularity. O evento vai decorrer no Vandelli Botanical Garden, no Jardim Botânico da Ajuda, e vai reunir inovadores, parceiros e líderes que estão a apostar na transição para um futuro mais circular.
O NextLap é um programa de inovação focado em dar uma nova vida aos pneus em fim de vida (ELT). Enquanto a 1.ª edição do NextLap tratou-se de um projeto de Inovação Aberta e reuniu soluções vindas de todo o mundo com o objetivo de incorporar borracha de pneus em fim de vida, a 2.ª edição – NextLap 2.0 – foi um projeto de aceleração, que com base nos resultados iniciais, identificou soluções globais e agilizou a sua entrada nos mercados. Destas duas edições, surgiram 13 soluções vindas de startups e PME de 8 sectores em 6 países.
Após o sucesso das duas edições anteriores, surge agora o NextLap Tech Hub, composto por três etapas: Inovação Aberta, Sistemas de Inovação e Ecossistemas de Negócio, que se complementam ao assegurar um apoio abrangente aos inovadores para garantir o melhor dos resultados finais. Assim, o NextLap Tech Hub consegue fechar o ciclo de vida dos pneus e garante que as soluções sairão do papel, transformando-se em produtos que, por si, contribuem para a sustentabilidade ambiental.
Nos últimos três anos, o NextLap reuniu mais de 30 startups e cinco parceiros corporativos para explorar sinergias entre inovações baseadas em ELT e desafios reais do mercado. A sua missão tem sido apoiar e dimensionar soluções que transformem um material frequentemente negligenciado – os pneus – em recursos valiosos.
É já no dia 21 de maio que vários players presentes no programa se reúnem no NextLap Summit para mostrar ao mercado como a inovação, com os parceiros certos, pode ajudar a desenvolver uma indústria.
Através do NextLap já foram desenvolvidas aplicações para ELT reutilizados que se traduzem em oportunidades de negócio em diferentes sectores. O programa considera todo o ciclo de vida dos produtos e soluções criados, desde o seu fabrico até à sua comercialização.