A Iveco concluiu com sucesso os testes da sua tecnologia pioneira desenvolvida com a Plus, uma empresa de software de transporte autónomo com inteligência artificial, com a DSV e com a dm. Um projeto de vários meses para testar camiões semiautónomos desenvolvidos em conjunto pela Iveco e pela Plus foi concluído com um teste no mundo real. Os resultados do projeto demonstraram as principais vantagens da tecnologia de transporte autónomo: maior segurança, eficiência e economia de combustível.
Os parceiros concluíram, recentemente, uma sessão de testes em Krefeld, na Alemanha, com recurso a um camião pesado Iveco que integrava a solução de assistência ao condutor semiautónoma da Plus. Foi o primeiro teste em estrada desta tecnologia na Alemanha. Após vários meses de testes exaustivos e validação da tecnologia e formação dos condutores, a solução semiautónoma estava pronta para a realização de testes em estradas públicas. As mercadorias foram entregues em condições reais na rota entre dois armazéns, nas localidades de Krefeld e Hennef.
“Esta demonstração bem-sucedida representa mais um passo importante na nossa jornada rumo à comercialização de tecnologias de condução altamente automatizadas no setor da logística. Através deste projeto-piloto colaborativo, conseguimos validar as capacidades do nosso sistema avançado de assistência ao condutor em operações reais, confirmando melhorias na segurança, eficiência de combustível e desempenho geral de condução. Estes resultados reforçam a nossa convicção de que a automatização não substituirá o condutor, mas elevará o seu papel, reduzindo a fadiga, apoiando manobras complexas e criando um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo. No Iveco Group, acreditamos que o futuro da logística está na inovação inteligente, sustentável e centrada no ser humano. Trabalhando em conjunto com os nossos parceiros de confiança Plus, DSV e dm, continuamos empenhados em desenvolver soluções de transporte inteligentes que satisfaçam as crescentes exigências de eficiência, sustentabilidade e bem-estar dos condutores em toda a Europa e mais além”, explica Marco Liccardo, Diretor de Tecnologia e Digital do Iveco Group.
Shawn Kerrigan, COO e Cofundador da Plus, afirmou: “Estamos orgulhosos em celebrar com os nossos parceiros inovadores DSV, dm e IVECO a conclusão do projeto-piloto, com os resultados em termos de segurança e eficiência possibilitados pela nossa tecnologia de condução autónoma. É ainda mais adequado fazê-lo na Alemanha, país que abraçou os benefícios dos veículos autónomos. Estamos entusiasmados por lançar no mercado camiões autónomos produzidos em fábrica com a tecnologia transformadora de condução autónoma da Plus, começando nos EUA e depois na Europa.”
“O foco está nas operações de depósito a depósito, uma vez que a tecnologia é perfeitamente adequada para processos recorrentes, onde existam dados suficientes”, sublilnha Peter Matthiesen, diretor Sénior, Inovação do Grupo, Mobilidade e Tecnologia de Camiões da DSV.
“A dm-drogerie markt trabalha há décadas com a DSV em cadeias de abastecimento sustentáveis e inovadoras. Por isso, ficámos muito felizes em apoiar este projeto-piloto. Estamos também ansiosos por trabalhar em conjunto em tecnologias inovadoras como esta no futuro”, acrescenta Ursula Paepcke, Diretora de TKM na Divisão de Logística da Rede de Retalho da dm-drogerie markt, explicando as razões para participar no projeto. O projeto-piloto confirmou as conclusões e pressupostos esperados, em especial no que diz respeito à melhoria da segurança e fiabilidade. “O sistema de condução autónoma demonstrou consistentemente um comportamento de condução seguro, particularmente em termos de manutenção na faixa de rodagem, mudança de faixa, condução adaptativa e lidação com situações de trânsito previsíveis.”
«É extremamente valioso para a dm, intervenientes no projeto, compreender e ver através da experiência prática como os camiões altamente automatizados desenvolvidos em conjunto pela Iveco e pela Plus podem melhorar a segurança, a eficiência e o consumo de combustível. Estamos ansiosos pela disponibilidade comercial destes veículos altamente inovadores. Queremos atrair motoristas para esta função de destaque, uma vez que existe uma escassez de quase 200.000 motoristas na Europa, que deverá aumentar para 700.000 até 2028. A tecnologia de condução autónoma irá melhorar significativamente o ambiente de trabalho, reduzir a fadiga mental e física, aumentar a segurança e permitir uma diversidade significativamente maior de motoristas», acrescenta Matthiesen.
A solução semiautónoma foi desenvolvida em conjunto pela Iveco e pela empresa de software de condução autónoma Plus, sediada em Silicon Valley, nos EUA. Equipada com a solução de condução altamente automatizada baseada em IA da Plus, juntamente com sensores avançados, como lidar, radar e câmaras, este camião Iveco S-Way oferece ao condutor uma visão de 360 graus em redor do veículo e novas formas de monitorizar o trânsito e a estrada, aumentando a segurança e o conforto. A tecnologia de condução autónoma da Plus pode realizar com segurança e automaticamente manobras normais de condução em autoestradas, incluindo centralização na faixa, mudanças de faixa iniciadas pelo motorista ou sugeridas pelo sistema, assistência em engarrafamentos e nudging, com o motorista a monitorizar o sistema. Também pode reduzir o consumo de combustível em aproximadamente 10%, diminuindo assim as emissões.
Entregas do futuro: foco na condução autónoma
Ao testar a tecnologia, os parceiros do projeto estão a preparar o caminho para a futura entrada em operação de camiões semiautónomos e para o teste de soluções de condução totalmente autónoma para a logística. Espera-se que os camiões autónomos de fábrica estejam disponíveis comercialmente nos EUA até 2027 e, posteriormente, na Europa.
Os sistemas de segurança permanecerão na cabine do condutor num futuro previsível, até que seja desenvolvido um novo ecossistema que regule o carregamento ou reabastecimento, por exemplo. Matthiesen vê um grande potencial na tecnologia e oferece uma perspetiva adicional para o futuro: “A nova tecnologia não eliminará empregos, muito pelo contrário: criará novas oportunidades e empregos. Os motoristas serão qualificados para contribuir com a sua experiência em outras áreas. Isso é concebível, por exemplo, em torres de controlo, que monitorizarão e apoiarão de perto as operações diárias. Também surgirão novos empregos para realizar verificações antes e depois da chegada ou para executar muitas outras tarefas que ainda requerem intervenção humana”, conclui.