No Dia Mundial das Abelhas (20 de maio), a Nestum celebrou o 5.º aniversário da iniciativa “Juntos Pelas Abelhas”, reforçando o seu compromisso com a preservação da atividade apícola em Portugal. Para assinalar este momento, a marca renovou o seu apoio aos apicultores nacionais com a doação de mais 300 colmeias, contribuindo para a vitalidade deste setor fundamental para o equilíbrio do ecossistema.

Joana Bandeira, brand manager de Nestum da Nestlé Portugal, salientou que “o mel produzido pelos apicultores que já receberam colmeias fica para eles”. No entanto, a Nestlé Portugal recorre o máximo possível à produção local para comprar mel que utiliza em alguns produtos de marcas como a Nestum e gostaria de “aumentar essa percentagem de abastecimento local e, por isso, este projeto tem também esse objetivo”.

A cerimónia de entrega destas colmeias aconteceu no Campus da Nestlé Portugal e contou com a presença de representantes do Laboratório de Estado da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento (INIAV), da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP), da Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel (FENAPICOLA), da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e do Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Oeiras.

Ao longo de cinco anos, a iniciativa “Juntos Pelas Abelhas” tem vindo a consolidar o compromisso da Nestlé Portugal com a conservação e o fortalecimento da apicultura nacional. Desde 2021, foram oferecidas 1600 colmeias, o que podem representar mais de 100 milhões de novas abelhas no ecossistema, permitindo apoiar apicultores em todos os distritos do país.

Um dos pontos altos deste 5.º aniversário é o sucesso da primeira edição da Academia de Apicultura Nestum, que formou 50 novos apicultores nas cidades de Lisboa, Porto e Viseu. A Academia, lançada em setembro de 2024, proporcionou aos participantes uma formação completa, combinando aulas teóricas e práticas, e oferecendo um kit de iniciação com uma colmeia para o desenvolvimento da sua própria atividade apícola.

“Estamos muito orgulhosos do impacto que a iniciativa ‘Juntos Pelas Abelhas’ tem tido ao longo destes cinco anos. Os resultados que alcançámos, desde a doação de colmeias à formação de novos apicultores, demonstram o nosso compromisso em apoiar a renovação do setor e garantir a continuidade desta atividade essencial para o nosso planeta. Acreditamos que, ao investir na formação e no apoio aos apicultores, e ao aumentar a consciencialização sobre a importância das abelhas, estamos a contribuir para a preservação das abelhas e para a construção de um futuro mais sustentável”, afirma Joana Bandeira, brand manager de Nestum da Nestlé Portugal.

Nestum está já a preparar a segunda edição da Academia de Apicultura, com o objetivo de formar ainda mais apicultores e expandir o impacto positivo da iniciativa “Juntos Pelas Abelhas”. Esta formação inclui atividades como a enxameação e a colheita e extração de mel nos seus módulos de aprendizagem.

“Juntos Pelas Abelhas” surge pelo facto de as abelhas terem um impacto gigante para o planeta, uma vez que são uma espécie fundamental na manutenção da biodiversidade. O fenómeno de polinização é essencial para a produção de alimentos – elas polinizam frutas, legumes e grãos – pelo que, se as abelhas desaparecerem, muitos alimentos deixarão de existir. Esta espécie está ameaçada, sendo os incêndios florestais um dos fatores que contribuem para tal, uma vez que destroem as suas casas – colmeias – e o seu alimento, as flores. Desde 2021 que, com este projeto, Nestum está a ajudar a repovoar a população de abelhas em Portugal através da oferta de colmeias aos apicultores portugueses.

Artigo anteriorPerda de glaciares: grande parte dos danos já não pode ser revertida
Próximo artigoRenault 4 elétrico já chegou: testámos o regresso de um clássico