A marca francesa está de acelerador a fundo no reaproveitar ícones do passado para os trazer de volta, numa embalagem retro e com uma alma elétrica. Depois do Renault 5 (à venda), eis o Renault 4 (prestes a chegar aos stands) e, para quem aprecia o conceito, outro projeto vem a caminho: Twingo elétrico (lançamento em 2026).

Esteticamente, o elétrico R4 tem vários traços e soluções de design que fazem a ponte para o clássico da década de 1960:

A reação do público em relação a esta fórmula retro-EV tem sido muito boa (veja-se o R5 e até mesmo o R5 Turbo 3E), pelo que estávamos com bastante expectativa para ver de perto (e conduzir) o novo membro da nostalgia Renault, o 4 E-Tech. A oportunidade surgiu esta semana, na apresentação à imprensa internacional que a marca organizou em Portugal, mais concretamente na zona Oeste.

Uma questão que se colocava é se, para além da diferença do design da carroçaria, há verdadeiras diferenças entre este elétrico R4 do também novo Renault 5 elétrico, dado que ambos são modelos de segmento B, partilham motores e nasceram a partir da mesma plataforma, a AmpR Small. A resposta é sim, há diferenças para lá da estética. E essas diferenças levam a que o R5 e o R4 vão ao encontro das necessidades de clientes diferenciados.

O Renault 4 E-Tech e o R5 partilham a plataforma AmpR Small. São ambos modelos de segmento B, mas com uma identidade diferente.

Em termos de comprimento e olhando para os vários modelos de segmento B que a Renault tem na gama (independentemente da motorização), podemos fazer a seguinte ordenação, do menor para o maior: R5 E-Tech (3922 mm), Clio (4053 mm), R4 E-Tech (4144 mm) e Captur (4239 mm). Ou seja, nesta “contenda”, o R4 é apenas mais pequeno do que o Captur (-95 mm), sendo mais comprido do que os outros dois “primos”, o Clio (+91 mm) e o R5 E-Tech (+222 mm).

Interior do R4 é mais espaçoso do que o do R5

Este posicionamento em dimensões faz com que, na comparação entre os dois retro-elétricos Renault (R5 e R4), tenhamos mais espaço no R4 do que no R5. Foi um aspeto que comprovámos na prática: fruto de uma maior distância entre eixos (2624 mm contra 2540 mm do R5), o R4 é mais desafogado para as pernas dos ocupantes traseiros do que o R5 (que atrás é acanhado); o espaço para os joelhos na 2ª fila no R 4 E-Tech é de 16,4 cm, isto é, chega a ser semelhante ao do Captur. A capacidade da bagageira do R4 (375 litros) é também maior do que a do R5 (277 litros). O espaço ao nível da altura da cabeça é bom no R4.

no habitáculo, o R4 vence o R5 na melhor habitabilidade proporcionada aos ocupantes traseiros.

R4 na zona do Guincho, em Cascais

Sabia que…
o Renault 4 original vendeu 8,1 milhões de unidades nos cinco continentes e em mais de uma centena de países, entre 1961 e 1992, o que faz dele o modelo mais vendido da Renault a nível mundial? O Renault 4 foi fabricado na Europa (Portugal, Bélgica, Espanha, etc.…), na América do Sul (Argentina, Colômbia, Peru, etc.…), em África (Argélia, Marrocos, África do Sul, etc.…) e até na Oceânia. É o quarto automóvel mais vendido de todos os tempos e um ícone cultural internacional.

Isto leva a que o público-alvo preferencial de R5 e R4 possa não ser inteiramente o mesmo: o Renault 5 E-Tech elétrico apela a um público jovem e urbano (e famílias sem filhos), ao passo que o R4 apela às famílias jovens (com filhos) que necessitam de um pouco mais de espaço. O R4 tem lotação para cinco pessoas, mas o quinto passageiro vai viajar apertado. Não nos podemos esquecer que estamos num segmento B e o espaço não estica.

Motores do Renault 4 E-Tech são os mesmos do R5 E-Tech elétrico

No contacto que tivemos, guiámos a motorização de 110 kW/150 cv com 409 km de autonomia anunciada, a qual está também disponível no R5. Na capacidade de resposta deste motor (que é baseado diretamente no motor do Megane E-Tech elétrico e do Scenic E-Tech elétrico), R5 e R4 são equivalentes: os 0-100 km/h são cumpridos pelo R5 em 8 segundos, ao passo que o R4 leva 8,2 segundos.

Na unidade hoteleira da Ericeira que serviu de quartel-general desta operação montada pela Renault no nosso país, ao lado dos novos R4 estavam três clássicos R4 expostos.
4 aspetos sobre o R4 elétrico:
1) é o primeiro elétrico Renault a ter o banco do passageiro rebatível (o que dá jeito para transportar um objeto mais comprido, criando um comprimento de carga de 2,20 metros);
2)pode rebocar um atrelado ou uma pequena caravana de até 750 kg, estando equipado com Extended Grip;
3)todas as versões do Renault 4 E-Tech elétrico estão equipadas com jantes de 18 polegadas;
4) e terá uma opção de um amplo teto de abrir em lona (acionado eletricamente), conferindo-lhe um aspeto de verão. Daí o nome Plein Sud, que é também uma alusão ao R4 dos anos 60 e à sua versão Plein Air (ar livre).

Com este motor, o Renault 4 E-Tech elétrico recupera dos 80 aos 120 km/h em 6,4 segundos e a sua velocidade máxima está limitada eletronicamente a 150 km/h. Embora com uma potência modesta, o motor do R4 tem uma resposta q.b. e perfeitamente adequada para as necessidades de uma jovem família ecológica.

No ensaio que fizemos, chegámos a experimentar o Renault 4 E-Tech com três adultos a bordo e o desempenho é também brioso. Em termos dinâmicos, o R4 tem uma postura muito equilibrada, graças ao baixo centro de gravidade e à suspensão traseira multi-link da plataforma AmpR Small. Face ao R5, o R4 é ligeiramente mais confortável.

Bons consumos

No contacto com o Renault 4 E-Tech, guiámos este veículo “blue jeans” em diferentes tipos de percurso (cidade, autoestrada, extra-urbano), ao longo dos concelhos de Lisboa, Sintra e Mafra. Gostámos dos consumos comedidos na casa dos 15 kWh/100 km, isto com um estilo de condução sem preocupações com a poupança de energia e com o pé direito a ser pressionado com vigor. Com uma condução mais regrada, acreditamos que podemos colocar os consumos nos 12 kWh/100 km, o que é um excelente registo. No rolamento em autoestrada, o ruído do vento faz-se notar em unidades que tenham barras de tejadilho.

O modelo tem três níveis de regeneração de energia que podem ser ativados nas patilhas por detrás do volante. Para quem apreciar, o One Pedal está disponível (podendo selecionar-se na patilha dos níveis de regeneração situado do lado esquerdo do volante).

A variante do Renault 4 E-Tech de 110 kW que testámos dispõe de uma bateria de iões de lítio NMC (níquel-manganês-cobalto) de 52 kWh, a qual é composta por quatro grandes módulos numa única caixa. Esta arquitetura simplificada permite uma redução de peso de 30 kg em relação ao Zoe. Em consequência, a bateria pesa agora menos de 300 kg.

Carregadores a bordo

O Renault 4 E-Tech elétrico está equipado com um carregador de 11 kW CA para uma utilização quotidiana e com um carregador de 80 ou 100 kW CC para as deslocações mais longas. Além disso, o carregador de 11 kW CA é bidirecional, para ser compatível com as funções V2L (veículo para a carga) e V2G (veículo para a rede).

Na configuração 110 kW/52 kWh, o Renault 4 E-Tech elétrico inclui um carregador de 100 kW CC para ligação aos pontos de carregamento rápido, nomeadamente nas autoestradas. Os tempos de carregamento são de 4 horas e 30 minutos para uma carga de 11 kW CA (de 10 a 100%) e de 30 minutos com uma carga rápida de 100 kW CC (de 15 a 80%).

Um aspeto interessante na grelha retro do novo R4: é composta por uma única peça de 1,45 metros, que percorre toda a largura do automóvel. Apesar disso, em termos de reparações, a marca refere que é possível substituir apenas as partes danificadas, sem ter de substituir toda a grelha, quer se trate do vidro de policarbonato, ou de um ou dois faróis.

Todas as versões do Renault 4 E-Tech elétrico estão equipadas com um carregador bidirecional de 11 kW CA

O Renault 4 E-Tech elétrico está igualmente disponível com um motor de 90 kW (120 cv/225 Nm) e uma bateria de 40 kWh. Neste caso, é fornecido com um carregador de corrente contínua de 80 kW. A autonomia WLTP nesta variante de bateria é de 308 km e os tempos de carga são de 3 horas e 30 minutos em 11 kW CA (de 10 a 100%) e de 30 minutos com uma carga de 80 kW CC (de 15 a 80%).

Quanto custa?

Em termos de preços, o R4 chega aos concessionários a partir de 29.500 euros para a versão de 120 cv (para empresas fica a 23.900 euros). A variante de maior autonomia custa a partir de 33.000 euros (26.800 euros para empresas).

A opinião do Welectric

O Renault 4 E-Tech é um produto bem conseguido. Embora sejamos mais fãs dos traços do R5, apreciamos também o design do R4 E-Tech, ao misturar moderno e passado. Este veículo compacto deixa-se guiar facilmente e garante mais espaço do que o R5 e tem uma habitabilidade adequada para pequenas famílias urbanas (um casal e dois filhos), um pouco na linha do que eram os modelos utilitários da década de 1980. Contudo, essas mesmas famílias que queiram fazer uma viagem mais longa e planeiem ir por autoestrada, terão de ter a noção de que a autonomia do R4 (entre 300 e 400 km) as poderá obrigar a fazer uma paragem num posto rápido. Uma versão com mais autonomia seria, por isso, bem-vinda. A potência dos motores é aceitável para as necessidades do dia-a-dia e os consumos são bons mesmo acelerando um pouco mais.

Por fim e ainda na linha do revivalismo, ficamos a aguardar a chegada quer da versão com capota (Plein Sud), quer a vinda de uma derivação 4×4, mais aventureira, ao espírito do 4L original. O concept 4 Savane já foi exibido e o tema 4×4 está em estudo pela Renault e, pelo tom com que os responsáveis da marca falam do assunto, percebe-se que está bem encaminhado para ser concretizado.

Em linha com o compromisso do Grupo com a economia circular, o Renault 4 E-Tech elétrico tem uma taxa de reciclagem de 88,6%. O Renault 4 E-Tech elétrico integra, igualmente, 26,4% de materiais provenientes da economia circular, nomeadamente metal e vidro, e 41 kg de polímeros reciclados utilizados, por exemplo, sob as portas, no tecido do forro do tejadilho e nos tapetes do habitáculo e da bagageira. Nos níveis de equipamento Techno e Iconic, até 100% do tecido dos bancos é fabricado com fibras recicladas de garrafas de plástico.

Outro aspeto relevante é que 75% dos fornecedores de componentes do modelo estão localizados num raio de 300 km do complexo francês ElectriCity (que incentiva uma produção local para uma menor pegada ambiental). O R4 é montado em Maubeuge, o motor nas instalações de Cléon e o conjunto de baterias em Ruitz, enquanto a bateria propriamente dita entrou em produção na Gigafactory, em Douai.

Renault 4 E-Tech Elétrico  
Versão90 kW 110 kW
MOTOR 
TipoSíncrono elétrico com rotor bobinadoSíncrono elétrico com rotor bobinado
Protocolo de aprovaçãoWLTPWLTP
Potência máxima (kW)90 (120 cv)110 (150 cv)
Binário máximo (Nm)225245
BATERIA 
TipoIões de lítioIões de lítio
Tensão (V)400400
Capacidade (kWh)4052
Peso (kg) ( +/-5)237297
PRESTAÇÕES 
Velocidade máxima (km/h)150150
0 – 100 km/h (s)9,28,2
1 000 m de arranque (s)32,331,2
Retoma de 80-120 km/h (s)86,4
SCx0,7620,762
AUTONOMIA E CONSUMOS (WLTP) 
Ciclo combinado (km)308409
Consumo aprovado em ciclo combinado (kWh/100 km)14,715,1 – 15,6
CARGA 
Carregadores de bordobidirecional CA 11 kW + CC 80k Wbidirecional CA 11 kW + CC 100 kW
Estação de carregamento CA 11 kW (10-100%)3h304h30
Estação de carregamento CC 100 kW (15-80%)30 min30 min
TRAVÕES 
Diâmetro / espessura dos discos dianteiros ventilados (mm))296 / 26296 / 26
Diâmetro / espessura dos discos traseiros maciços (mm)280 / 9,6280 / 9,6
PNEUS 
Tamanho dos pneus195/60 R18”195/60 R18”
Pneu sobressalentenãonão
DIREÇÃO 
TipoDireção assistida elétricaDireção assistida elétrica
Diâmetro de viragem, de passeio a passeio (m)10,810,8
Número de voltas do volante (topo a topo)2,62,6
Suspensão dianteiraIndependente tipo McPhersonIndependente tipo McPherson
Suspensão traseiraIndependente MultilinkIndependente Multilink
PESO 
Peso em vazio (kg)14101462
Peso bruto do veículo (kg)18951980
Peso bruto com atrelado (kg)26452730
Peso máximo do reboque travado (kg)750750
Peso máximo do reboque sem travões (kg)750750
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