A marca francesa está de acelerador a fundo no reaproveitar ícones do passado para os trazer de volta, numa embalagem retro e com uma alma elétrica. Depois do Renault 5 (à venda), eis o Renault 4 (prestes a chegar aos stands) e, para quem aprecia o conceito, outro projeto vem a caminho: Twingo elétrico (lançamento em 2026).
Esteticamente, o elétrico R4 tem vários traços e soluções de design que fazem a ponte para o clássico da década de 1960:
A reação do público em relação a esta fórmula retro-EV tem sido muito boa (veja-se o R5 e até mesmo o R5 Turbo 3E), pelo que estávamos com bastante expectativa para ver de perto (e conduzir) o novo membro da nostalgia Renault, o 4 E-Tech. A oportunidade surgiu esta semana, na apresentação à imprensa internacional que a marca organizou em Portugal, mais concretamente na zona Oeste.
Uma questão que se colocava é se, para além da diferença do design da carroçaria, há verdadeiras diferenças entre este elétrico R4 do também novo Renault 5 elétrico, dado que ambos são modelos de segmento B, partilham motores e nasceram a partir da mesma plataforma, a AmpR Small. A resposta é sim, há diferenças para lá da estética. E essas diferenças levam a que o R5 e o R4 vão ao encontro das necessidades de clientes diferenciados.
O Renault 4 E-Tech e o R5 partilham a plataforma AmpR Small. São ambos modelos de segmento B, mas com uma identidade diferente.
Em termos de comprimento e olhando para os vários modelos de segmento B que a Renault tem na gama (independentemente da motorização), podemos fazer a seguinte ordenação, do menor para o maior: R5 E-Tech (3922 mm), Clio (4053 mm), R4 E-Tech (4144 mm) e Captur (4239 mm). Ou seja, nesta “contenda”, o R4 é apenas mais pequeno do que o Captur (-95 mm), sendo mais comprido do que os outros dois “primos”, o Clio (+91 mm) e o R5 E-Tech (+222 mm).

Este posicionamento em dimensões faz com que, na comparação entre os dois retro-elétricos Renault (R5 e R4), tenhamos mais espaço no R4 do que no R5. Foi um aspeto que comprovámos na prática: fruto de uma maior distância entre eixos (2624 mm contra 2540 mm do R5), o R4 é mais desafogado para as pernas dos ocupantes traseiros do que o R5 (que atrás é acanhado); o espaço para os joelhos na 2ª fila no R 4 E-Tech é de 16,4 cm, isto é, chega a ser semelhante ao do Captur. A capacidade da bagageira do R4 (375 litros) é também maior do que a do R5 (277 litros). O espaço ao nível da altura da cabeça é bom no R4.
no habitáculo, o R4 vence o R5 na melhor habitabilidade proporcionada aos ocupantes traseiros.

Sabia que…
… o Renault 4 original vendeu 8,1 milhões de unidades nos cinco continentes e em mais de uma centena de países, entre 1961 e 1992, o que faz dele o modelo mais vendido da Renault a nível mundial? O Renault 4 foi fabricado na Europa (Portugal, Bélgica, Espanha, etc.…), na América do Sul (Argentina, Colômbia, Peru, etc.…), em África (Argélia, Marrocos, África do Sul, etc.…) e até na Oceânia. É o quarto automóvel mais vendido de todos os tempos e um ícone cultural internacional.
Isto leva a que o público-alvo preferencial de R5 e R4 possa não ser inteiramente o mesmo: o Renault 5 E-Tech elétrico apela a um público jovem e urbano (e famílias sem filhos), ao passo que o R4 apela às famílias jovens (com filhos) que necessitam de um pouco mais de espaço. O R4 tem lotação para cinco pessoas, mas o quinto passageiro vai viajar apertado. Não nos podemos esquecer que estamos num segmento B e o espaço não estica.
Motores do Renault 4 E-Tech são os mesmos do R5 E-Tech elétrico
No contacto que tivemos, guiámos a motorização de 110 kW/150 cv com 409 km de autonomia anunciada, a qual está também disponível no R5. Na capacidade de resposta deste motor (que é baseado diretamente no motor do Megane E-Tech elétrico e do Scenic E-Tech elétrico), R5 e R4 são equivalentes: os 0-100 km/h são cumpridos pelo R5 em 8 segundos, ao passo que o R4 leva 8,2 segundos.

4 aspetos sobre o R4 elétrico:
1) é o primeiro elétrico Renault a ter o banco do passageiro rebatível (o que dá jeito para transportar um objeto mais comprido, criando um comprimento de carga de 2,20 metros);
2)pode rebocar um atrelado ou uma pequena caravana de até 750 kg, estando equipado com Extended Grip;
3)todas as versões do Renault 4 E-Tech elétrico estão equipadas com jantes de 18 polegadas;
4) e terá uma opção de um amplo teto de abrir em lona (acionado eletricamente), conferindo-lhe um aspeto de verão. Daí o nome Plein Sud, que é também uma alusão ao R4 dos anos 60 e à sua versão Plein Air (ar livre).
Com este motor, o Renault 4 E-Tech elétrico recupera dos 80 aos 120 km/h em 6,4 segundos e a sua velocidade máxima está limitada eletronicamente a 150 km/h. Embora com uma potência modesta, o motor do R4 tem uma resposta q.b. e perfeitamente adequada para as necessidades de uma jovem família ecológica.
No ensaio que fizemos, chegámos a experimentar o Renault 4 E-Tech com três adultos a bordo e o desempenho é também brioso. Em termos dinâmicos, o R4 tem uma postura muito equilibrada, graças ao baixo centro de gravidade e à suspensão traseira multi-link da plataforma AmpR Small. Face ao R5, o R4 é ligeiramente mais confortável.
Bons consumos
No contacto com o Renault 4 E-Tech, guiámos este veículo “blue jeans” em diferentes tipos de percurso (cidade, autoestrada, extra-urbano), ao longo dos concelhos de Lisboa, Sintra e Mafra. Gostámos dos consumos comedidos na casa dos 15 kWh/100 km, isto com um estilo de condução sem preocupações com a poupança de energia e com o pé direito a ser pressionado com vigor. Com uma condução mais regrada, acreditamos que podemos colocar os consumos nos 12 kWh/100 km, o que é um excelente registo. No rolamento em autoestrada, o ruído do vento faz-se notar em unidades que tenham barras de tejadilho.

O modelo tem três níveis de regeneração de energia que podem ser ativados nas patilhas por detrás do volante. Para quem apreciar, o One Pedal está disponível (podendo selecionar-se na patilha dos níveis de regeneração situado do lado esquerdo do volante).
A variante do Renault 4 E-Tech de 110 kW que testámos dispõe de uma bateria de iões de lítio NMC (níquel-manganês-cobalto) de 52 kWh, a qual é composta por quatro grandes módulos numa única caixa. Esta arquitetura simplificada permite uma redução de peso de 30 kg em relação ao Zoe. Em consequência, a bateria pesa agora menos de 300 kg.

Carregadores a bordo
O Renault 4 E-Tech elétrico está equipado com um carregador de 11 kW CA para uma utilização quotidiana e com um carregador de 80 ou 100 kW CC para as deslocações mais longas. Além disso, o carregador de 11 kW CA é bidirecional, para ser compatível com as funções V2L (veículo para a carga) e V2G (veículo para a rede).
Na configuração 110 kW/52 kWh, o Renault 4 E-Tech elétrico inclui um carregador de 100 kW CC para ligação aos pontos de carregamento rápido, nomeadamente nas autoestradas. Os tempos de carregamento são de 4 horas e 30 minutos para uma carga de 11 kW CA (de 10 a 100%) e de 30 minutos com uma carga rápida de 100 kW CC (de 15 a 80%).

Todas as versões do Renault 4 E-Tech elétrico estão equipadas com um carregador bidirecional de 11 kW CA
O Renault 4 E-Tech elétrico está igualmente disponível com um motor de 90 kW (120 cv/225 Nm) e uma bateria de 40 kWh. Neste caso, é fornecido com um carregador de corrente contínua de 80 kW. A autonomia WLTP nesta variante de bateria é de 308 km e os tempos de carga são de 3 horas e 30 minutos em 11 kW CA (de 10 a 100%) e de 30 minutos com uma carga de 80 kW CC (de 15 a 80%).
Quanto custa?
Em termos de preços, o R4 chega aos concessionários a partir de 29.500 euros para a versão de 120 cv (para empresas fica a 23.900 euros). A variante de maior autonomia custa a partir de 33.000 euros (26.800 euros para empresas).

A opinião do Welectric
O Renault 4 E-Tech é um produto bem conseguido. Embora sejamos mais fãs dos traços do R5, apreciamos também o design do R4 E-Tech, ao misturar moderno e passado. Este veículo compacto deixa-se guiar facilmente e garante mais espaço do que o R5 e tem uma habitabilidade adequada para pequenas famílias urbanas (um casal e dois filhos), um pouco na linha do que eram os modelos utilitários da década de 1980. Contudo, essas mesmas famílias que queiram fazer uma viagem mais longa e planeiem ir por autoestrada, terão de ter a noção de que a autonomia do R4 (entre 300 e 400 km) as poderá obrigar a fazer uma paragem num posto rápido. Uma versão com mais autonomia seria, por isso, bem-vinda. A potência dos motores é aceitável para as necessidades do dia-a-dia e os consumos são bons mesmo acelerando um pouco mais.

Por fim e ainda na linha do revivalismo, ficamos a aguardar a chegada quer da versão com capota (Plein Sud), quer a vinda de uma derivação 4×4, mais aventureira, ao espírito do 4L original. O concept 4 Savane já foi exibido e o tema 4×4 está em estudo pela Renault e, pelo tom com que os responsáveis da marca falam do assunto, percebe-se que está bem encaminhado para ser concretizado.
Em linha com o compromisso do Grupo com a economia circular, o Renault 4 E-Tech elétrico tem uma taxa de reciclagem de 88,6%. O Renault 4 E-Tech elétrico integra, igualmente, 26,4% de materiais provenientes da economia circular, nomeadamente metal e vidro, e 41 kg de polímeros reciclados utilizados, por exemplo, sob as portas, no tecido do forro do tejadilho e nos tapetes do habitáculo e da bagageira. Nos níveis de equipamento Techno e Iconic, até 100% do tecido dos bancos é fabricado com fibras recicladas de garrafas de plástico.
Outro aspeto relevante é que 75% dos fornecedores de componentes do modelo estão localizados num raio de 300 km do complexo francês ElectriCity (que incentiva uma produção local para uma menor pegada ambiental). O R4 é montado em Maubeuge, o motor nas instalações de Cléon e o conjunto de baterias em Ruitz, enquanto a bateria propriamente dita entrou em produção na Gigafactory, em Douai.
Renault 4 E-Tech Elétrico | ||
Versão | 90 kW | 110 kW |
MOTOR | ||
Tipo | Síncrono elétrico com rotor bobinado | Síncrono elétrico com rotor bobinado |
Protocolo de aprovação | WLTP | WLTP |
Potência máxima (kW) | 90 (120 cv) | 110 (150 cv) |
Binário máximo (Nm) | 225 | 245 |
BATERIA | ||
Tipo | Iões de lítio | Iões de lítio |
Tensão (V) | 400 | 400 |
Capacidade (kWh) | 40 | 52 |
Peso (kg) ( +/-5) | 237 | 297 |
PRESTAÇÕES | ||
Velocidade máxima (km/h) | 150 | 150 |
0 – 100 km/h (s) | 9,2 | 8,2 |
1 000 m de arranque (s) | 32,3 | 31,2 |
Retoma de 80-120 km/h (s) | 8 | 6,4 |
SCx | 0,762 | 0,762 |
AUTONOMIA E CONSUMOS (WLTP) | ||
Ciclo combinado (km) | 308 | 409 |
Consumo aprovado em ciclo combinado (kWh/100 km) | 14,7 | 15,1 – 15,6 |
CARGA | ||
Carregadores de bordo | bidirecional CA 11 kW + CC 80k W | bidirecional CA 11 kW + CC 100 kW |
Estação de carregamento CA 11 kW (10-100%) | 3h30 | 4h30 |
Estação de carregamento CC 100 kW (15-80%) | 30 min | 30 min |
TRAVÕES | ||
Diâmetro / espessura dos discos dianteiros ventilados (mm)) | 296 / 26 | 296 / 26 |
Diâmetro / espessura dos discos traseiros maciços (mm) | 280 / 9,6 | 280 / 9,6 |
PNEUS | ||
Tamanho dos pneus | 195/60 R18” | 195/60 R18” |
Pneu sobressalente | não | não |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Direção assistida elétrica | Direção assistida elétrica |
Diâmetro de viragem, de passeio a passeio (m) | 10,8 | 10,8 |
Número de voltas do volante (topo a topo) | 2,6 | 2,6 |
Suspensão dianteira | Independente tipo McPherson | Independente tipo McPherson |
Suspensão traseira | Independente Multilink | Independente Multilink |
PESO | ||
Peso em vazio (kg) | 1410 | 1462 |
Peso bruto do veículo (kg) | 1895 | 1980 |
Peso bruto com atrelado (kg) | 2645 | 2730 |
Peso máximo do reboque travado (kg) | 750 | 750 |
Peso máximo do reboque sem travões (kg) | 750 | 750 |

