A BYD acaba de lançar em Portugal o Dolphin Surf, a nova versão do seu modelo 100% elétrico mais acessível. Com preços a partir dos 20.885 euros (valor sem despesas de legalização e transporte), o modelo promete aliar um visual desportivo a funcionalidades pensadas para o quotidiano urbano, sem abdicar de espaço e tecnologia.

O BYD Dolphin Surf é o décimo modelo da marca a chegar ao mercado português em apenas dois anos, e apresenta-se com credenciais internacionais reforçadas: foi recentemente distinguido como Carro Urbano Mundial do Ano nos World Car Awards 2024, numa decisão atribuída por um painel de jornalistas especializados.

Com 3.990 mm de comprimento, 1.720 mm de largura e 1.590 mm de altura, o Dolphin Surf foi concebido para facilitar a condução e o estacionamento nas cidades. A distância entre eixos de 2.500 mm garante um habitáculo espaçoso, enquanto a bagageira oferece entre 308 e 1.037 litros de capacidade, com os bancos traseiros rebatidos. O interior, com vários espaços de arrumação (20 no total), foi desenhado para combinar funcionalidade com conforto.

A plataforma e-Platform 3.0 — dedicada exclusivamente a veículos elétricos — serve de base ao modelo. Nela está integrada a Blade Battery de fosfato de ferro e lítio (LFP), uma tecnologia desenvolvida pela BYD que dispensa o uso de cobalto e se destaca pela durabilidade e segurança, incluindo resistência a testes exigentes como a perfuração por pregos.

O Dolphin Surf está disponível em três versões:

  • Active: bateria de 30 kWh, motor de 65 kW (0-100 km/h em 11,1 s), autonomia combinada até 210 km WLTP.
  • Boost: bateria de 43,2 kWh, mesmo motor (0-100 km/h em 12,1 s), autonomia até 310 km WLTP.
  • Comfort: bateria de 43,2 kWh, motor de 115 kW (0-100 km/h em 9,1 s), autonomia semelhante à versão Boost, com melhor desempenho.

A autonomia urbana (WLTP cidade) pode atingir os 507 km na versão de maior capacidade, o que torna o modelo particularmente atrativo para percursos diários sem necessidade de carregamentos frequentes.

Em termos de carregamento, a versão Active permite carregamento DC até 65 kW e as restantes até 85 kW, permitindo repor a carga de 10% a 80% em cerca de 30 minutos. O carregamento AC trifásico de 11 kW é comum a toda a gama.

No interior, o destaque vai para o ecrã tátil rotativo de 10,1 polegadas com integração de Apple CarPlay, Android Auto e controlo por voz (“Hi BYD”). A tecnologia NFC permite destrancar o carro com o smartphone ou wearables, e a app da marca possibilita regular a temperatura do habitáculo remotamente. Está ainda incluída a funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L), que permite alimentar aparelhos externos até 3,3 kW — como um grelhador ou máquina de café — diretamente a partir da bateria do carro.

O equipamento de série inclui sensores de estacionamento traseiros, câmara de marcha-atrás, ar condicionado, bancos em pele vegan, entrada e ignição sem chave, luzes diurnas LED, e assistentes de condução como travagem automática de emergência, cruise control adaptativo, assistência à manutenção na faixa e faróis automáticos. A segurança é reforçada por seis airbags e uma estrutura com 68,2% de aço de alta resistência.

dolphin surf

A versão Comfort junta ainda câmara 360°, bancos dianteiros aquecidos, carregamento sem fios para smartphone, vidros traseiros escurecidos e espelhos com luzes de cortesia. O modelo pode ser encomendado em quatro cores exteriores — Lime Green, Polar Night Black, Apricity White e Ice Blue — com interior em tons Black and Grey. As primeiras entregas em Portugal estão previstas para o verão de 2025.

Na versão Active (30 kWh), o veículo está à venda por 20.885 euros, a versão Boost (43,2 kWh) por 24.990 euros e a versão Comfort (43,2 kWh) por 27.990 euros.

A BYD oferece uma garantia de seis anos para o veículo e oito anos para a bateria e o motor elétrico.

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