Beneficiando das parcerias do Grupo Renault-Nissan, o novo Micra, agora na sexta geração, regressa ao segmento B neste 2025 como um veículo 100% elétrico.
O modelo aproveita o trabalho feito com os Renault 4 e Renault 5, sendo o passo mais imediato na ofensiva de produtos da Nissan na Europa, onde a empresa irá introduzir quatro novos modelos totalmente elétricos até 2027. Entre esses modelos constam o novo Nissan Leaf Juke, um modelo do segmento A, bem como a terceira geração atualizada da tecnologia e-Power do Nissan Qashqai, o modelo mais vendido da marca.
O veículo utiliza, de resto, a plataforma AmpR, uma suspensão dianteira do Grupo Renault-Nissan, que utiliza amortecedores independentes e amortecedores passivos, e uma suspensão traseira que consiste numa geometria multi-link.
Com menos de 4 metros de comprimento e menos de 1,8 metros de largura, o novo Micra tem uma estética a puxar para os crossovers, com dimensões que o tornam adequado para as estradas urbanas.
No plano do design, salta à vista a solução das óticas dianteiras redondas, que fazem lembrar a terceira geração do Micra, de 2002.

A sua distância entre eixos de 2,54 metros coloca as rodas mais nas extremidades, o que ajuda a garantir um espaço interior melhorado. A bagageira tem 326 litros de capacidade. O Micra pesa 1400 kg (1524 kg para a opção de bateria maior).
O Micra está disponível em duas opções de bateria – 40kWh e 52kWh, as mesmas do Renault 5:
Capacidade da bateria | 40 kWh | 52 kWh |
Potência máxima | 90 kW | 110 kW |
Binário máximo | 225 Nm | 245 Nm |
Autonomia | 308 km | 410 km |
Peso | 1400 kg | 1524 kg |
“Conforto”, “Sport”, “Eco” e “Perso” são os quatro modos de condução que podem ser acionados. Por seu lado, estarão disponíveis três modos de regeneração. O novo Micra também possui o sistema e-Pedal da Nissan. A autonomia é até 310 km para a versão de acesso (com 40 kWh) e de até 408 km (para a unidade com a bateria de 52 kWh), valores alinhados com os declarados para o Renault 5 e Renault 4.
O modelo tem um carregador de 100kW DC (ou 80 kw na versão de 40 kWh), o que lhe permite um carregamento rápido de 15%-80% em 30 minutos. Para maximizar a eficiência do carregamento, uma bomba de calor é de série em ambas as opções de bateria, bem como a capacidade de aquecimento e arrefecimento da bateria.
O novo Micra será equipado com a tecnologia V2L (Vehicle-to-Load) em ambas as versões de bateria, dando aos proprietários a opção de utilizar a capacidade elétrica da bateria para alimentar dispositivos externos, tais como altifalantes, bombas de ar ou mesmo aspiradores.
O novo Micra estará disponível numa variedade de seis cores para a carroçaria. No interior, existem dois ecrãs de 10,1 polegadas, um dos quais ao centro e o outro é o painel de instrumentos.
As vendas europeias e a chegada ao mercado nacional do novo Nissan Micra terão início em finais de 2025. Ainda não há informação de preços.