A pensar no carregamento de veículos elétricos de trabalho utilizados na construção e obras públicas, a Komatsu co-criou uma estação de fornecimento elétrico móvel com até 6 MW de potência e, apropriadamente, esse carregador recebeu o nome de Megawatt.

Desenvolvido pelo cofundador da Tesla, Ian Wright, pela Dimaag e pela gigante japonesa de equipamentos Komatsu, o sistema de carregamento móvel Megawatt (MWCS) promete levar a eletricidade onde ela é necessária, em qualquer ponto do local de trabalho, e depois distribuir rapidamente energia suficiente para que as máquinas elétricas sob a sua responsabilidade voltem a funcionar.

O MWCS possui um conversor DC-DC compacto e de elevada eficiência e um Sistema de Armazenamento de Energia de Bateria (BESS) de longa duração e elevada taxa de descarga a bordo que pode ser ligado a um carregador rápido DC ou receber “carga lenta” entre turnos.

Tanto a bateria como os seus sistemas de controlo utilizam uma solução avançada de gestão térmica que, segundo a Komatsu e a Dimaag, otimiza a segurança e a vida útil da bateria durante o fornecimento de alta potência.

A versão base tem 1 MW, mas o sistema foi concebido para ser escalável até seis (6) Megawatts.

Para garantir que o MWCS pode levar toda essa potência onde for necessário, onde quer que seja necessário, a máquina está equipada com pneus AT robustos para construção, tração às 4 rodas e direção às 4 rodas para navegar em ambientes apertados e terrenos acidentados que outras soluções não conseguiriam alcançar. É controlada por um joystick. O grupo motopropulsor de quatro motores tem uma potência máxima de 208 kW, o que é suficiente para oferecer uma velocidade máxima de 35 km/h.

“A Dimaag está entusiasmada por colaborar com a Komatsu, apresentando a nossa avançada arquitetura ESS e DC-DC para revolucionar a eletrificação na construção”, refere Ian Wright, VP de Engenharia da Dimaag.

“A eletrificação de veículos todo-o-terreno exige soluções práticas que não só satisfaçam como excedam o desempenho de veículos equivalentes com motores Diesel de grandes dimensões, proporcionando também poupanças substanciais no custo total de propriedade (TCO). Os sistemas de eletrificação e de carregamento de megawatts de alta potência da Dimaag foram concebidos para o conseguir.”

O protótipo do MWCS possui uma bateria de 295 kWh e um conetor MCS que fornece até 1.500 amperes e 1.000 volts de potência. A Komatsu prevê um cenário em que o carregador móvel faz as suas rondas no local de trabalho carregando o equipamento e regressando à rede elétrica (se disponível) para se carregar a si próprio.

O MWCS fez a sua estreia na feira de construção bauma no início deste ano. Espera-se que os testes reais comecem este ano.

Artigo anteriorUniversidade de Coimbra lidera rede europeia de campus universitários sustentáveis
Próximo artigoHonda vai testar sistema de energia regenerativo que pode ser revolucionário