Lançado em 2020 como o primeiro modelo Skoda com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen (dedicada a veículos 100% elétricos), o Skoda Enyaq recebe agora uma atualização para as suas duas versões de carroçaria, SUV e Coupé.
No design, a maior novidade está na grelha (Tech-Deck Face, como a marca lhe chama e que vai ser estendida a toda a gama elétrica) e no facto de o lettering Skoda substituir o logótipo no capot. O próprio volante redesenhado, apresenta agora a inscrição Skoda em vez do logótipo da marca.

Várias das caraterísticas e adaptações do novo Enyaq melhoraram a sua aerodinâmica, como é o caso de cortinas de ar otimizadas, um espaço selado entre o radiador e a grelha e rodas aerodinâmicas de novo design. Feitas as contas, o novo Skoda Enyaq é agora capaz de atingir um coeficiente aerodinâmico de 0,245, contra 0,256 do modelo anterior. O novo Enyaq Coupé atinge um coeficiente ainda mais baixo, começando nos 0,225, em comparação com os anteriores 0,234, tornando-o no modelo mais aerodinâmico da atual gama da Skoda. Este facto contribuiu para um aumento da autonomia no ciclo WLTP – de 569 km para 586 km na variante Enyaq 85 (+ 17 km) e de 581 km para 596 km (+ 15 km) no Enyaq Coupé 85.
Novo Enyaq | Novo Enyaq Coupé | |
Comprimento (mm) | 4,658 (+9) | 4,658 (+5) |
Largura (mm) | 1,879 | 1,879 |
Altura (mm) | 1,622 (+1) | 1,623 (+2) |
Distância entre eixos (mm) | 2,766 (+1) | 2,766 (+1) |
Coeficiente aerodinâmico (cd) | ≥ 0.245 | ≥ 0.225 |
Duas opções de bateria e três variantes de grupos propulsores
O novo Skoda Enyaq está disponível com dois tamanhos de baterias (63 kWh e 82 kWh), duas potências (150 kW e 210 kW), dois tipos de tração (traseira e integral) que, conjugadas, se apresentam aos clientes em três variantes eletrificadas: 60, 85 e 85x.
Uma nova caraterística dos novos modelos Enyaq 85 e 85x é o carregamento bidirecional DC (V2H). Esta função permite que a bateria do Enyaq funcione como uma unidade de armazenamento de energia suplementar para a casa. Com uma wallbox DC adequada para carregamento bidirecional e, por exemplo, um sistema de armazenamento de bateria doméstico, os utilizadores poderão controlar o fluxo de eletricidade de e para o automóvel de acordo com as suas preferências – por exemplo, com base nos preços atuais da eletricidade ou em caso de corte de energia.
O topo de gama, Enyaq 85x, inclui um motor elétrico adicional no eixo dianteiro, proporcionando uma capacidade de tração integral. Tem uma autonomia de mais de 595 km. O novo Enyaq também suporta carregamentos rápidos em postos de carregamento rápido DC, atingindo uma carga de 10 a 80% em apenas 28 minutos, graças a uma capacidade de carregamento máxima de 175 kW. O carregamento bidirecional só está disponível para as versões 85 e 85x.
A bateria de iões de lítio do Enyaq 60 é composta por nove módulos, cada um com 12 células de bateria, o que lhe confere uma capacidade bruta total de 63 kWh. É combinada com um motor elétrico síncrono de 150 kW com ímanes permanentes no eixo traseiro, que fornece um binário máximo de 310 Nm às rodas traseiras. A velocidade máxima é de 160 km/h.
A variante Enyaq 85 também tem um motor elétrico e tração traseira, mas está dotada de uma bateria de iões de lítio maior, com uma capacidade bruta de 82 kWh. É constituída por doze módulos, cada um com 16 células de bateria. O seu motor produz uma potência de 210 kW e um binário máximo de 545 Nm.
O Enyaq 85x, dotado de um segundo motor elétrico assíncrono no eixo dianteiro que permite a tração integral, está igualmente equipado com a bateria de maiores dimensões, composta por doze módulos, cada um com 24 células. Esta tração integral ajusta continuamente a potência transmitida às rodas dianteiras, reduzindo o consumo de energia e melhorando a estabilidade direcional. Ambas as versões atingem uma velocidade máxima de 180 km/h. As três opções de tração estão disponíveis para as variantes SUV e Coupé, bem como para as suas derivações Sportline.
Skoda Enyaq SUV e Coupé | 60 | 85 | 85x |
Autonomia (km) | 437 (SUV) 446 (Coupé) | 586 (SUV) 596 (Coupé) | 549 (SUV) 558 (Coupé) |
Capacidade da bateria (kWh) (total/útil) | 63/59 | 82/77 | 82/77 |
Tempo de carga (min) (10%–80%) | 24 | 28 | 28 |
Capacidade de carregamento (kW) | 165 | 135 | 175 |
Potência (kW) | 150 | 210 | 210 |
Vel. máxima (km/h) | 160 | 180 | 180 |
Aceleração (segundos) (0–100 km/h) | 8,1 | 6,7 | 6,7 |
Tração | Traseira | Traseira | Integral |
As capacidades de carregamento vão de até 165 kW para o Enyaq 60 a um máximo de 175 kW para o Enyaq 85x. Isto significa que a maior bateria pode ser carregada de 10 a 80% em 28 minutos, nos postos de carregamento rápido DC; o Enyaq 60 em 24 minutos. Todos os modelos carregam até 11 kW em postos de carregamento AC.
Como é apanágio na marca checa, a capacidade da bagageira é muito generosa: 585 a 1.710 litros no Enyaq; e 570 a 1.610 litros no Enyaq Coupé.
A expectativa do representante nacional da Skoda, a SIVA, é que as vendas do SUV representem na ordem dos 80%, ficando os restantes 20% para a versão Coupé.
Versões RS
Os clientes podem ainda dispor de versões RS na nova família Enyaq. Os novos Enyaq RS e Enyaq Coupé RS são os modelos de produção com carregamento e aceleração mais rápidos do fabricante automóvel checo, juntamente com o novo Elroq RS. Com dois motores, uma potência máxima de 250 kW (340 cv) e tração integral, aceleram dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos.

A autonomia elétrica nesta configuração mais desportiva é superior a 560 km para o Enyaq RS e superior a 570 km para o Enyaq Coupé RS no ciclo WLTP. O A sua bateria de alta tensão pode ser carregada até 185 kW e agora também oferece o carregamento bidirecional de corrente contínua como uma nova funcionalidade.
Quanto custa?
Enyaq SUV | Preço sem IVA | PVP (Preço com IVA) |
60 | 33.692 euros | 41.459 euros |
Sportline 60 | 37.303 euros | 45.901 euros |
Plus 85 | 40.197 euros | 49.462 euros |
Sportline 85 | 41.416 euros | 50.961 euros |
Plus 85x | 42.507 euros | 52.305 euros |
Sportline 85x | 43.727 euros | 53.806 euros |
RS 85x | 44.620 euros | 54.905 euros |
Enyaq Coupé | Preço sem IVA | PVP (Preço com IVA) |
60 | 35.921 euros | 44.200 euros |
Sportline 60 | 39.532 euros | 48.642 euros |
Plus 85 | 42.423 euros | 52.201 euros |
Sportline 85 | 43.644 euros | 53.702 euros |
Plus 85x | 44.735 euros | 55.046 euros |
Sportline 85x | 45.954 euros | 56.545 euros |
RS 85x | 46.848 euros | 57.645 euros |