O Turismo de Cascais, em parceria com a Breeze, empresa especializada em soluções de turismo sustentáveis, lançou o Cascais For Tomorrow, uma plataforma que permite aos visitantes e organizadores de eventos medirem o impacto ambiental da sua estadia e compensá-lo, apoiando projetos locais em Cascais.

A plataforma garante que cada viagem e cada evento contribuem para um legado que beneficia a comunidade local e o ambiente.

Elaborada com a tecnologia da Breeze, a calculadora converte as escolhas de viagem dos utilizadores num custo claro por tonelada de emissões, oferecendo um resumo simples, tangível e personalizado para cada viagem e evento.

Os utilizadores podem, assim, tomar medidas concretas para reduzir o seu impacto, através do investimento em projetos geridos pela Cascais Ambiente, que incluem áreas como a reflorestação, a restauração da biodiversidade, a conservação e o uso sustentável do solo em Cascais.

Sabia que…
Cascais recebeu o Prémio Platina dos Green Destination Awards em março de 2024, por ser considerada um dos melhores destinos turísticos sustentáveis do mundo?

“A nossa abordagem única defende projetos locais, protegendo paisagens e proporcionando benefícios tangíveis às comunidades e aos stakeholders”, explica Greg Reeves, CEO da Breeze. “É importante salientar que a nossa solução equilibra acessibilidade e responsabilidade para permitir que todos – desde grandes organizações de eventos a viajantes individuais – contribuam para a resiliência climática. Estamos orgulhosos de ter estabelecido uma parceria com o Turismo de Cascais para introduzir esta ferramenta inovadora, ajudando os viajantes a compreender melhor o seu impacte ambiental e a serem incentivados a fazer a diferença”.

Nuno Piteira Lopes, atual vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais e candidato à presidência afirma que “o Cascais For Tomorrow demonstra o compromisso da autarquia em construir um futuro mais sustentável, capacitando os visitantes a serem parte da solução. É também o resultado de um trabalho de equipa exemplar entre o setor público e privado, demonstrando que, em conjunto, é possível criar soluções inovadoras para os desafios globais”.

Por seu lado, Bernardo Corrêa de Barros, Presidente da Associação Turismo de Cascais, realça que esta nova plataforma “é um passo significativo no nosso compromisso com o turismo responsável. Estamos entusiasmados por oferecer esta ferramenta, que capacita os visitantes e os organizadores de eventos a reduzir o seu impacte e a apoiar iniciativas locais que preservam Cascais como um destino sustentável e próspero”.

Artigo anteriorBoia dessaliniza água do oceano apenas com a energia das ondas
Próximo artigoAuchan reduziu em 19% o desperdício alimentar