O Centro Colombo dá mais um passo na sua estratégia de sustentabilidade com o lançamento do projeto-piloto “Reciclar o Food Court”, que introduz soluções digitais e inteligência artificial (IA) na gestão de resíduos do centro comercial. Desenvolvido em parceria com a Sociedade Ponto Verde (SPV), a Veolia Portugal e a startup Smartbin.io, o projeto pretende tornar a separação de resíduos mais eficiente, inteligente e sustentável.
Ao combinar tecnologia de ponta com uma abordagem de sensibilização no terreno, esta iniciativa permite uma monitorização mais rigorosa da separação de resíduos e oferece dados concretos que ajudam cada restaurante a melhorar as suas práticas. Através de um sistema digital com códigos de identificação e análise automatizada, o projeto recorre à IA para identificar padrões e oportunidades de melhoria em tempo real.
Paralelamente, está a ser implementada uma campanha de comunicação direta junto dos operadores da restauração, com ações porta a porta e materiais informativos sobre o novo processo de gestão de resíduos e as boas práticas de separação.
Este projeto insere-se no programa de inovação aberta Re_source 3.0 – The Next Level of Circular Economy, promovido pela SPV com curadoria da consultora Beta-i, e posiciona o Colombo como o primeiro centro comercial em Portugal a testar este tipo de solução com recurso a inteligência artificial.
“O Centro Colombo assume-se como um espaço onde a sustentabilidade está integrada de forma transversal na sua operação, sustentada por uma estratégia clara de ESG, muito guiada pela inovação. Este projeto-piloto traduz essa abordagem ao aplicar soluções que reforçam uma gestão mais eficiente, inteligente e responsável”, afirma Paulo Gomes, diretor do Centro Colombo.
Sob a gestão da Sonae Sierra, o Centro Colombo tem mostrado uma evolução positiva, ao longo dos anos, na vertente ambiental — em 2024, já reciclava 69% dos resíduos produzidos. Com este projeto-piloto, espera-se continuar a melhorar estes resultados, alavancando a tecnologia para inspirar práticas mais circulares e responsáveis.