Se estiver a percorrer as estradas europeias e precisar de fazer um carregamento de um veículo elétrico, a fatura é muito variável, mesmo que nos estejamos a referir ao cenário mais barato, que é carregar em casa.

A plataforma irlandesa de comparação de preços Switcher.ie analisou os tarifários para carregar um veículo elétrico em casa em diferentes países europeus. De acordo com este portal, a Alemanha ocupa atualmente o primeiro lugar no que diz respeito ao carregamento doméstico mais caro, onde “encher “atestar” a bateria do seu elétrico pode custar cerca de 25,73 euros, o que equivale a cerca de 7,06 euros por cada 100 km percorridos.

A Dinamarca vem logo a seguir, com um carregamento completo a custar, em média, 24,56 euros (6,74 euros por 100 km). Os condutores na Irlanda também enfrentam custos mais elevados, com cerca de 24,14 euros por um carregamento completo (6,62 euros por 100 km). A Bélgica e a República Checa não ficam muito atrás, com custos de carregamento em casa superiores a 21 euros por uma carga completa.

No entanto, nem tudo são preços elevados na tomada. Se formos até à Turquia, o custo de um carro elétrico cai drasticamente para apenas 4,05 euros por um carregamento completo, ou seja, apenas 1,11 euros por 100 km. Vários outros países, principalmente na Europa Central e do Sudeste, também oferecem carregamentos muito mais económicos. Por exemplo, na Geórgia, um carregamento completo custa cerca de 4,59 euros (1,26 euros por 100 km) e no Kosovo, cerca de 4,87 euros (1,34 euros por 100 km).

Portugal surge neste ranking da Switcher.ie no 11º lugar dos mais caros, com um custo de 4,70 euros por 100 km.

Países como a Bósnia e Herzegovina (5,91 euros por uma carga completa) e o Montenegro (6,55 euros) também apresentam algumas das taxas de carga doméstica mais baixas.

Estes valores referem-se ao carregamento de um elétrico em casa, que é normalmente a opção mais económica. Se efetuar um carregamento em estações rápidas, pode pagar até 60% mais.

Fonte: Switcher.ie
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