A candidatura apresentada pelo município de Guimarães e pela Vitrus Ambiente ao programa Horizon Europe, no âmbito da Missão Europeia para Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras, conquistou o primeiro lugar e obteve a pontuação mais elevada entre os três projetos selecionados.

A Vitrus Ambiente é a entidade gestora responsável pela recolha de resíduos indiferenciados colocados em contentores semienterrados em Guimarães.

A proposta integra o consórcio PériAsty, que reúne nove zonas periurbanas europeias de diferentes países comprometidas com a neutralidade carbónica: Guimarães (Portugal), Dublin (Irlanda), Limassol (Chipre), Liubliana (Eslovénia), Marselha (França), Helmond (Países Baixos), Kalamata (Grécia), Lódz (Polónia) e Sisslerfeld (Suíça).

As iniciativas desenvolvidas no âmbito do PériAsty incidem sobre quatro domínios estratégicos para Guimarães: Mobilidade, Energia, Indústria e Governança.

Objetivos do projeto

Este projeto tem, assim, como objetivos aumentar a acessibilidade e a conectividade através de soluções de mobilidade sustentável; reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e melhorar a qualidade do ar; desenvolver modelos de negócio sustentáveis para comunidades energéticas locais; melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões nos setores industriais; reforçar a capacidade de governação e planeamento urbano das áreas periurbanas envolvidas.

O projeto europeu “PériAsty” refere-se a uma iniciativa europeia específica centrada na resolução dos desafios nas zonas periurbanas das cidades europeias, em especial no que diz respeito à mobilidade e acessibilidade das populações vulneráveis. Faz parte do quadro europeu mais vasto de investigação e inovação, o Horizonte Europa, e tem como objetivo apoiar soluções de transporte partilhadas, acessíveis e adaptadas a áreas mal servidas.

PériAsty é um projeto europeu que visa melhorar a acessibilidade e a conectividade de áreas periurbanas, oferecendo soluções de mobilidade alternativas inclusivas, sustentáveis ​​e acessíveis. Através do desenvolvimento de redes de transporte inteligentes e multimodais, a PériAsty melhora a interconexão de áreas suburbanas com zonas urbanas centrais, aumentando o acesso dos cidadãos aos mais variados serviços e infraestruturas, como centros comerciais, serviços de saúde, instituições educacionais, empresas e áreas de lazer. O projeto concentra-se na integração da mobilidade sustentável e da economia circular à infraestrutura existente, seguindo o modelo de reutilização e otimização dos recursos de transporte.

“Este novo reconhecimento europeu vem reforçar o papel de Guimarães como território de referência na ação climática e inovação urbana, evidenciando também o compromisso da Vitrus Ambiente com a criação de soluções sustentáveis e integradoras que promovam a transição ecológica e a coesão territorial. Refira-se, ainda, que, enquanto Autoridade de Transportes, o município está igualmente empenhado em implementar respostas eficazes às necessidades de transporte público da população, promovendo uma mobilidade mais sustentável e acessível, alinhada com os objetivos de neutralidade carbónica e de preservação e desenvolvimento sustentável do território.

Artigo anteriorA energia está cada vez mais perto de nós
Próximo artigoCentro Colombo recorre à IA para otimizar gestão de resíduos