O novo estudo do Research Institute da Capgemini e do Generation Unlimited da UNICEF, “Young People’s Perspetives on Climate: Preparing for a Sustainable Future”, analisou as perspetivas dos jovens sobre a crise climática. O estudo inclui os seus pontos de vista sobre as green skills, a obtenção de diplomas que os capacitem para os green jobs, e a forma como as empresas e os governos podem trabalhar com os jovens para impulsionar uma maior consciência sobre as questões climáticas e a defesa do ambiente.
O “Young People’s Perspetives on Climate: Preparing for a Sustainable Future” conclui que, apesar das crescentes preocupações com as alterações climáticas, a maioria dos jovens ainda tem esperança de que seja possível reverter o problema e resolver as questões com que nos confrontamos nesta matéria. Em todo o mundo, os jovens querem ser parte da solução. A maioria está interessada em moldar a política ambiental e muitos pretendem ter acesso a empregos e carreiras na área do ambiente – green jobs.
A maioria dos jovens acredita que as green skills são essenciais para que o futuro possa ser melhor, e 61 % consideram mesmo que ao desenvolverem-nas estão a potenciar as suas possibilidades de acesso a mais oportunidades profissionais. Os jovens querem, além disso, alinhar as suas carreiras profissionais com os seus valores climáticos/ambientais: mais da metade dos jovens (53%) em todo o mundo, e quase dois terços (64%) no hemisfério norte, estão interessados em ter um emprego e uma carreira na área ambiental.
“Os jovens estão profundamente conscientes dos desafios urgentes que as alterações climáticas nos colocam. É claro que eles também estão ansiosos por fazerem parte da solução”, afirma Sarika Naik, Group Chief Corporate Responsibility Officer da Capgemini. “Temos de ajudar os jovens a transformar esta paixão em ações concretas e com impacto positivo, investindo em capacitá-los com as competências ambientais necessárias. Este estudo evidencia o quão importante é que as empresas, os governos e os líderes da área da educação trabalhem em conjunto para colmatar o défice de competências, dando voz e habilitando os jovens, criando vias de acesso a carreiras profissionais com impacto positivo a nível ambiental.”