O Mercedes-Benz Classe G elétrico (G580 com tecnologia EQ) debita 432 kW (587 cv de potência nominal) e tem um colossal binário de 1164 Nm, sendo também capaz de realizar curvas estilo “tanque”, ao ser capaz de girar 360 graus no local.

No entanto, a sua aceleração brutal e a capacidade de condução sem emissões não são suficientes para convencer os compradores a fazer a mudança para um veículo elétrico, de acordo com uma fonte da Mercedes-Benz que falou com o jornal alemão Handelsblatt.

“O veículo está parado como chumbo nos concessionários; é um fracasso em vendas”, garante um executivo da Mercedes-Benz à publicação alemã.

Um outro elemento da Mercedes-Benz ouvido pelo Handelsblatt acrescenta que “as pessoas querem um verdadeiro Classe G – com seis ou oito cilindros”. “É um modelo de nicho; os números de produção são muito baixos”, assumiu.

De acordo com o Handelsblatt, a Mercedes-Benz, que lançou o G 580 em abril do ano passado, entregou 1450 exemplares do Classe G elétrico em todo o mundo entre janeiro e abril de 2025. Em contrapartida, vendeu quase 9700 versões a gasolina e a gasóleo.

O Classe G elétrico custa em Portugal a partir de 148.400 €

Mesmo que, de uma forma mais oficial, um porta-voz da marca tenha transmitido à publicação germânica de que “[estamos] dentro do objetivo com os nossos números de vendas”, o facto é que os baixos números de vendas do G580, pode levar a Mercedes-Benz a fazer futuras alterações na linha de produtos, com o Handelsblatt a informar que o futuro “baby Classe G” será disponibilizado com motor a gasolina, em vez de ser um veículo elétrico puro, como foi noticiado inicialmente.

Com lançamento previsto para 2027, este “baby Classe G” deverá ser mais pequeno do que o Classe G, enfrentando modelos mais económicos como o Jeep Wrangler.

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