A indústria automóvel prepara-se para acolher um novo protagonista no segmento dos elétricos de alta performance: a Mullen Automotive, é a marca norte-americana, ainda pouco conhecida do público europeu, que vai lançar o desportivo Mullen Five RS, tendo escolhido a Alemanha para o arranque da carreira comercial do modelo, o que está previsto para dezembro de 2025.

A Mullen Automotive é uma fabricante norte-americana de veículos elétricos (EV) sediada em Brea, Califórnia, fundada em 2014 por David Michery. A empresa tem enfrentado desafios financeiros significativos, incluindo perdas operacionais substanciais e uma queda acentuada no valor das suas ações. Apesar das dificuldades, a Mullen tem procurado expandir-se através de aquisições estratégicas, como a compra de uma participação maioritária na Bollinger Motors, especializada em veículos comerciais elétricos.

Aposta clara no desempenho e na engenharia de ponta, o FIVE RS surge como um crossover elétrico ultradesportivo que promete números impressionantes. Entre eles, destacam-se uma aceleração dos 0 aos 97 km/h (60 mph) em menos de dois segundos e uma velocidade máxima superior a 322 km/h – cifras que o colocam num patamar reservado a supercarros, elétricos ou não.

Apesar da Mullen Automotive ter ligações significativas à China, tanto no fornecimento de veículos como de componentes (a empresa tem colaborado com fabricantes chineses para importar veículos elétricos e peças, que são posteriormente rebatizados e adaptados para os mercados norte-americano e europeus), este FIVE RS não é uma renomeação de um produto chinês, de acordo com o que se conhece. O desportivo, que foi desvendado no CES 2024, é apresentado como desenhado e fabricado nos EUA.

Tecnologia de topo ao serviço da performance

O FIVE RS não impressiona apenas pelos números, mas também pelo que esconde debaixo da carroçaria. Está equipado com uma arquitetura elétrica de 800V, que garante carregamentos mais rápidos e maior eficiência energética. Soma-se a isso uma caixa de duas velocidades – rara nos elétricos – e tração integral, permitindo ao sistema motriz entregar mais de 1.100 cavalos de potência com máxima eficácia.

A fase de testes já está em andamento. Após a conclusão bem-sucedida dos testes de desempenho da bateria de 800V no centro técnico TÜV SÜD, em Munique, a Mullen inicia agora os testes em estrada, passo fundamental para a homologação final do veículo no mercado europeu.

Produção com selo alemão

Para garantir a qualidade e a adequação aos padrões do setor automóvel premium, a Mullen estabeleceu uma parceria estratégica com a Faissner Petermeier Fahrzeugtechnik AG (FPF), empresa alemã com décadas de experiência em engenharia e produção automóvel, e histórico de colaboração com marcas como BMW, Piech Automotive e Gumpert. A FPF é certificada segundo a norma IATF e cumpre todos os requisitos da Autoridade Federal de Transporte Motorizado da Alemanha.

“Trabalhar com um parceiro de engenharia e produção de renome mundial como a FPF permitirá à Mullen entregar o FIVE RS com o mais alto padrão de qualidade”, sublinhou Calin Popa, presidente da Mullen Automotive.

Expansão global começa pela Europa

Depois da estreia nas autoestradas alemãs, a Mullen prevê um lançamento faseado do FIVE RS noutros países da União Europeia, bem como nos Emirados Árabes Unidos e África do Sul, logo no início de 2026. Só mais tarde será considerada a entrada no mercado norte-americano, o que revela a ambição da marca de primeiro conquistar uma reputação sólida em mercados internacionais exigentes.

O preço do FIVE RS ainda não foi anunciado, mas as suas especificações indicam que terá uma posição premium no mercado. Com esta aposta ousada, a Mullen pretende afirmar-se como um novo nome a ter em conta no panorama dos desportivos elétricos de elevada performance.

Artigo anteriorProjeto CleanNote incorpora notas desperdiçadas em tratamentos de água e ar contaminado
Próximo artigoReutilização de água na UE é de apenas 1%