A preocupação de tornar a mobilidade urbana simultaneamente elétrica (por questões ambientais) e compacta (por questões de uma melhor gestão da ocupação do limitado espaço disponível para circular e estacionar) levou a start-up sueca Luvly a criar um projeto de um veículo muito adaptado ao habitat e à lógica das áreas metropolitanas. Trata-se do Luvly O, um veículo elétrico ultraleve que pretende alterar a forma como os automóveis são, não apenas utilizados, mas também produzidos e distribuídos.

Håkan Lutz, CEO da marca que explicou, por e-mail, o projeto ao Welectric, refere que, neste momento, o pequeno Luvly O não está, para já, à venda, detalhando que o propósito da empresa, nesta fase, é expôr o seu conceito de mobilidade (que está subjacente à “montra” que é o Luvly O), para ganhar a confiança de parceiros que, acreditando no negócio, o tornem realidade.
“Criámos o protótipo Luvly O para mostrar o que pode ser feito com a nossa tecnologia, mas nós próprios não prevemos produzi-lo num futuro próximo”, esclareceu Lutz. O modelo serve, acima de tudo, como demonstração de conceito para potenciais parceiros industriais.
“A Luvly está a desenvolver tecnologia para veículos urbanos leves (LUVs), oferecendo sustentabilidade, acessibilidade e segurança. Licenciamos esta tecnologia”, reforça Håkan Lutz.
Um novo modelo de produção
Inspirada na lógica da também sueca IKEA, mas adaptada à mobilidade elétrica, a Luvly propõe um sistema de montagem descentralizada: em vez de enviar veículos completos (já integralmente montados) para todo o mundo, a empresa prevê o envio de componentes (em blocos ou separadamente), que podem ser montados localmente. Mas, poderá ser montado pelos consumidores, como um armário IKEA? Håkan Lutz esclarece que não: “A ideia de que os veículos viriam em peças para o consumidor montar é um mal-entendido. Isso não é possível. Mas o processo da Luvly adapta-se muito bem à montagem distribuída em unidades perto do mercado final”, sublinhou o CEO. Ou seja, o veículo virá “pré-fabricado”, sendo enviado para fábricas certificadas que se encarregarão de fazer a sua montagem final.

O traço do Luvly O é assinado pelo designer industrial Joachim Nordwall, conhecido no universo automóvel pelo seu trabalho na Koenigsegg, tendo, juntamente com Christian von Koenigsegg, sido o autor dos superdesportivo Regera (de 2016) e Jesko (de 2019).
O objetivo é reduzir os custos logísticos e o impacto ambiental, otimizando a produção a partir de um chassis modular e uma carroçaria construída com painéis compostos tipo sanduíche — leves, baratos, mas extremamente rígidos e seguros. A segurança dos passageiros é assegurada por uma combinação de estrutura inteligente e plásticos absorventes de impacto, afirma a empresa.
O veículo terá um motor hub (ou motor de cubo), ou seja, um tipo de motor elétrico que fica integrado diretamente nas rodas.
Em termos de baterias, a aposta é que sejam amovíveis para aumentar o caráter prático do Luvly O: “[O utilizador] pode substituir packs de baterias descarregadas por outros carregados em apenas alguns minutos ou levá-los para carregar noutro local”, explicou Lutz.

Negociações em curso com OEMs
A Luvly, que tem sede em Estocolmo, já conquistou algumas vitórias estratégicas: garantiu patentes na União Europeia e nos EUA, firmou uma parceria com a Martin Technologies para poder fornecer elétricos a fabricantes norte-americanos e iniciou operações numa primeira unidade de produção de pequena escala no final de 2022.
Apesar de não ter revelado nomes, Lutz confirmou que a Luvly está em conversações com fabricantes interessados em licenciar a sua tecnologia.

“Estamos em discussões com vários OEMs [“Original Equipment Manufacturer” ou “Fabricante de Equipamento Original”), mas não posso partilhar mais detalhes neste momento”, disse Lutz, acrescentando que novas informações poderão surgir ainda este ano.
Para se ter uma noção mais aproximada das dimensões deste citadino sueco, podemos compará-lo ao descontinuado Smart Fortwo (do ano 2015): ambos medem 2,70 metros de comprimento. Já relativamente ao Citroën Ami (que mede 2,40 metros), o Luvly O tem mais 30 centímetros.
Especificações técnicas Luvly O
Dimensões | 2,70 m (comprimento) x 1,53 m (largura) x 1,44 m (altura) |
Peso | < 400 kg |
Velocidade máxima | 90 km/h |
Autonomia | até 100 km |
Consumo energético | 65 Wh/km (= 0,065 kWh/km) |
Motorização | dois motores hub de 5 kW cada |
Baterias | 2 unidades com capacidade total de 6,4 kWh e sistema de troca rápida |
Bagageira | 267 litros |
Preço estimado | abaixo dos 10.000 euros |
