Embora não seja uma novidade na indústria automóvel, a tecnologia de troca de baterias não tem expressão. Há mais de uma década, a Renault chegou a associar-se à Better Place para instalar estações de troca compatíveis com o Fluence Z.E., mas foi uma experiência sem sucesso, tendo a Better Place falido em 2013.
No entanto, na China, a Nio é um dos players mais empenhados em tornar viável a tecnologia de troca de baterias, tendo instalado no seu país de origem várias estações de troca de baterias. A Nio, recentemente, associou-se à CATL, o maior fabricante de baterias do mundo, para impulsionar a adoção do sistema, que estas empresas acreditam que possam ser uma alternativa e um complemento ao carregamento ultrarrápido.
Agora, a troca de baterias para veículos elétricos chegou à vizinha Espanha, mais concretamente a Madrid, através da norte-americana Ample, um fornecedor que acaba de concluir a implantação das suas primeiras estações modulares para troca de baterias. A primeira estação fica na Calle Manuel Luna, 18, no bairro Tetuán, em Madrid.

A Ample, que tem ligações acionistas com a Repsol, estabeleceu uma parceria com a Stellantis para a implementação de um serviço de partilha de automóveis (“carsharing”) utilizando o Fiat 500e com baterias intermutáveis. Este acordo inclui a marca Fiat, a Free2move (operador de serviços de mobilidade Stellantis) e a Free2move Charge (serviços de recarga para clientes Stellantis).
O acordo não é de agora, porém, foi agora concretizado com a abertura da primeira estação.
O Fiat 500e foi o modelo escolhido para utilizar as estações Ample como parte de um serviço de partilha de automóveis. O Stellantis Group é o principal parceiro da Ample neste projeto.
De acordo com a Ample, a tecnologia de troca de baterias permite restabelecer a autonomia de um veículo elétrico em apenas 5 minutos, igualando os tempos de reabastecimento dos modelos com motor de combustão interna.
A Ample afirma que o seu sistema foi concebido para ser integrado em qualquer modelo elétrico. Além disso, a sua conceção modular permite uma implantação rápida, com estações que necessitam apenas de três dias para estarem operacionais, o que é particularmente útil em zonas urbanas.
Este recente investimento em Madrid é feito a partir de um apoio do Estado, no valor de 9,76 milhões de euros, concedido ao abrigo do programa MOVES Singulares. A respeito deste subsídio, Khaled Hassounah, CEO da Ample, afirma que “esta subvenção é um passo extraordinário para a Ample e para o sector da mobilidade elétrica em Espanha. Ao estabelecermos uma parceria com o Governo de Espanha, estamos não só a satisfazer as necessidades imediatas de infraestruturas da crescente população de Madrid, mas também a lançar as bases para um ecossistema de mobilidade urbana sustentável e preparado para o futuro”.