Durante as emblemáticas 24 Horas de Le Mans, que decorrem de 14 a 15 de junho, a Toyota revelou o GR LH2 Racing Concept, um protótipo movido a hidrogénio líquido (LH2) que pretende demonstrar o potencial das tecnologias limpas no universo da alta competição. O modelo está em exibição no H2 Village, uma área dedicada à mobilidade sustentável organizada pelo Automobile Club de l’Ouest.
Com este projeto, a Toyota Gazoo Racing dá mais um passo na sua missão de desenvolver veículos com baixas emissões através do desporto automóvel — que a marca considera o “banco de ensaios” ideal para testar soluções radicais. O novo GR LH2 recorre a um motor de hidrogénio com sistema híbrido, e inspira-se no GR010 Hybrid Hypercar, atualmente em pista no Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC).

Este protótipo é também uma evolução do trabalho que a Toyota tem vindo a desenvolver desde 2021, com o Corolla a hidrogénio na Super Taikyu Series no Japão — inicialmente com hidrogénio gasoso, e desde 2023 com hidrogénio líquido. A marca tem testado ainda esta tecnologia em contextos como o WRC, com o GR Yaris H2 a realizar voltas de demonstração no Rally de Ypres, na Bélgica.
A aposta da Toyota vai além do desenvolvimento automóvel. O GR LH2 é um símbolo do investimento em toda a cadeia de valor do hidrogénio — da produção ao transporte e infraestrutura — em colaboração com parceiros dentro e fora da indústria automóvel, rumo a uma sociedade neutra em carbono.

A apresentação do protótipo em Le Mans coincide com as comemorações dos 40 anos da estreia da Toyota nesta mítica prova, e integra também uma homenagem visual à herança da marca. O GR010 Hybrid #7 surge com uma decoração inspirada no lendário TS020 de 1998, enquanto o GR010 Hybrid #8 assume um look negro mate centrado no logótipo GR, simbolizando a ambição de “criar carros cada vez melhores”.