Durante as emblemáticas 24 Horas de Le Mans, que decorrem de 14 a 15 de junho, a Toyota revelou o GR LH2 Racing Concept, um protótipo movido a hidrogénio líquido (LH2) que pretende demonstrar o potencial das tecnologias limpas no universo da alta competição. O modelo está em exibição no H2 Village, uma área dedicada à mobilidade sustentável organizada pelo Automobile Club de l’Ouest.

Com este projeto, a Toyota Gazoo Racing dá mais um passo na sua missão de desenvolver veículos com baixas emissões através do desporto automóvel — que a marca considera o “banco de ensaios” ideal para testar soluções radicais. O novo GR LH2 recorre a um motor de hidrogénio com sistema híbrido, e inspira-se no GR010 Hybrid Hypercar, atualmente em pista no Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC).

Este protótipo é também uma evolução do trabalho que a Toyota tem vindo a desenvolver desde 2021, com o Corolla a hidrogénio na Super Taikyu Series no Japão — inicialmente com hidrogénio gasoso, e desde 2023 com hidrogénio líquido. A marca tem testado ainda esta tecnologia em contextos como o WRC, com o GR Yaris H2 a realizar voltas de demonstração no Rally de Ypres, na Bélgica.

A aposta da Toyota vai além do desenvolvimento automóvel. O GR LH2 é um símbolo do investimento em toda a cadeia de valor do hidrogénio — da produção ao transporte e infraestrutura — em colaboração com parceiros dentro e fora da indústria automóvel, rumo a uma sociedade neutra em carbono.

A apresentação do protótipo em Le Mans coincide com as comemorações dos 40 anos da estreia da Toyota nesta mítica prova, e integra também uma homenagem visual à herança da marca. O GR010 Hybrid #7 surge com uma decoração inspirada no lendário TS020 de 1998, enquanto o GR010 Hybrid #8 assume um look negro mate centrado no logótipo GR, simbolizando a ambição de “criar carros cada vez melhores”.

Artigo anteriorJá há uma estação de troca de baterias em Madrid
Próximo artigoAlunos de Mestrado criam desportivo com foco na redução da pegada de carbono