O Rapida é um projeto desenvolvido por alunos no âmbito do Mestrado em Transportation Design do IED Torino, em parceria com a Italdesign. Trata-se de um protótipo de um automóvel desportivo pensado para a geração Z, “que integra tecnologia, design sustentável, experiência digital e funcionalidade inteligente”. Este modelo de 4,510 mm de comprimento representa uma viatura ultraleve, modular e personalizável, com e na integração entre forma e função.
O Rapida foi concebido por estudantes do Mestrado em Design de Transportes do IED de Turim para o ano letivo de 2023/2024: Megh Bhatt (Índia), Marina Cerfeda (Itália), Tanmay Virendra Chillal (Índia), Santiago Espindola (Argentina), Marica Flagiello (Itália), Jorge García del Río (Espanha), Sheil Himanshu Joshi (Índia), Sarthak Kanojia (Índia), Sara Krsmanovic (Sérvia), Siu Fung George Lau (China), Chang-Chun Ma (Taiwan), Gautham Moolakkaparambil Madhu (Índia), Pavan Narayana Swamy (Índia), Varun Narendra (Índia), Matteo Pagano (Itália), Oleksandr Polatai (Ucrânia), Alexander Hansen Purnama (Indonésia), Francesco Raffaele (Itália), Alessandro Ravedati (Itália), Felipe Jose Rey Barberi (Peru),Yi Shao (China), Manik Sharma (Canadá).
De acordo com os alunos autores, “cada detalhe foi pensado, com o objetivo de criar um veículo que não fosse apenas um meio de transporte, mas também uma experiência de interação com o condutor, antecipando tendências como a condução autónoma, a conectividade total e a adaptabilidade ao ambiente urbano”.
Durante seis meses, os estudantes trabalharam com a Italdesign: exploraram tendências de mercado, realizaram benchmarks, trabalharam a aerodinâmica, a sustentabilidade dos materiais e a acessibilidade, e deram vida a um protótipo de escala real nas instalações de Moncalieri. Este projeto acabou por ser apresentado na exposição da Italdesign durante o Fuorisalone 2025, em milão, em abril, como reforço e ligação entre educação e indústria.
O Curso de Mestrado em Design de Transportes no âmbito do qual surgiu este concept é coordenado por Michele Albera, tendo o Projeto da Tese sido coordenado por Michele Albera e Masato Inoue. O Rapida foi produzido pela Italdesign e Scuderia Torino e entre os patrocinadores técnicos do Rapida estiveram a Pirelli, OZ Racing e Lechler.
“A mobilidade está em constante transformação e, com ela, cresce a necessidade de repensar os sistemas de transporte a partir de uma abordagem mais sustentável, inclusiva e conectada com os desafios sociais e ambientais do nosso tempo. É neste contexto que o IED tem vindo a aprofundar uma reflexão à volta do papel do design no futuro da mobilidade”, explica a instituição.
Mais do que formar especialistas em design automóvel, o IED salienta que se tem proposto a formar profissionais capazes de pensar na mobilidade enquanto sistema. Outra prova disso é o novo Master in Mobility Design – Rethinking Tomorrow’s Connections, que parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para repensar os sistemas de transporte urbano. Com uma abordagem integrada que cruza ciências sociais, design de interação, engenharia digital e estratégia organizacional, este programa pretende preparar os estudantes para liderar transformações sistémicas nas cidades.