A Iveco revelou o S-eWay Artic, um camião elétrico concebido para missões regionais e de longo curso. Com uma autonomia que pode chegar aos 600 km e uma capacidade das suas baterias de 603 kWh, o modelo é considerado pela marca como representando um passo decisivo na sua estratégia de descarbonização. As primeiras entregas deste novo camião elétrico estão previstas para 2026.

Desenvolvido com base na arquitetura da gama S-Way Diesel, o S-eWay Artic incorpora um sistema de baterias LFP (lítio-ferro-fosfato) de última geração, que oferece 97% de energia utilizável que o fabricante considera ser uma das taxas mais elevadas do setor. A longevidade da bateria também foi uma prioridade: a Iveco oferece uma garantia de até 10 anos ou 1,2 milhões de quilómetros.

“O S-eWay Artic é uma solução prática e de elevada eficiência para operadores de transporte que precisam de reduzir emissões sem comprometer a produtividade”, entende Giuliano Giovannini, Diretor de Gestão do Portfólio de Produtos da Iveco, sublinhando que “com o novo S-eWay Artic, estamos a oferecer aos nossos clientes uma solução prática para longas distâncias que atende às exigências dos operadores de transporte atuais”.

Potência direta às rodas e carregamento rápido

O “coração” do novo modelo é o eixo motriz elétrico (eAxle) desenvolvido pela marca irmã da Iveco, a FPT Industrial, especializada em tecnologias avançadas de transmissão. O eAxle entrega uma potência contínua de 480 kW diretamente às rodas. Em termos de carregamento rápido, o S-eWay Artic pode recuperar entre 20% e 80% da carga em cerca de 60 minutos, utilizando carregadores de 350 kW DC. O sistema de gestão térmica assegura o desempenho da bateria em condições mais extremas, com temperaturas operacionais entre -30°C e 45°C.

Eficiência aerodinâmica e conforto a bordo

Com uma cabina AeroCab alongada, o camião foi desenhado para minimizar a resistência ao ar e maximizar a eficiência aerodinâmica, mantendo a compatibilidade com semirreboques existentes. Oferecido na configuração 4×2, o S-eWay Artic dispõe de uma suspensão pneumática integral. O eixo dianteiro de 9 toneladas e a distância entre eixos de 3.932 mm foram idealizados para permitir flexibilidade na distribuição da carga e integração de grandes conjuntos de baterias.

No interior, os condutores encontrarão a ergonomia e o conforto característicos da gama S-Way, com um novo módulo HMI dedicado à condução elétrica que fornece dados em tempo real sobre consumo, autonomia e desempenho energético. O veículo pode ser equipado com uma ePTO (tomada de força elétrica) para abranger soluções de transporte refrigerado com emissões zero.

Serviços digitais e integração total no ecossistema IVECO

Através do sistema de infotainment conectado com ecrã de 10 polegadas, os condutores têm acesso ao serviço Smart Routing, que otimiza as rotas com base na autonomia disponível e nos pontos de carregamento. A app Easy, redesenhada com foco na experiência do condutor, permite controlar e monitorizar o veículo, tanto dentro como fora da cabina.

Com o lançamento do S-eWay Artic, o mercado dos transportes e da logística ganha, assim, mais uma opção para proceder à sua transição energética.

Artigo anteriorAlunos de Mestrado criam desportivo com foco na redução da pegada de carbono
Próximo artigoPRIO Softboard Heroes reúne surfistas e figuras conhecidas