A Renault apresentou uma nova versão de tração integral do Renault 4 E-Tech elétrico, ainda em fase de protótipo, mas com forte potencial para chegar à produção. A marca francesa já tinha admitido a possibilidade de desenvolver uma variante 4×4 deste modelo, e o Vision 4Rescue vem reforçar essa intenção.

Desenvolvido com base no Renault 4 E-Tech, o Vision 4Rescue é um veículo de demonstração funcional pensado para os serviços de emergência. Equipado com um segundo motor elétrico no eixo traseiro, oferece tração integral permanente e maior distância ao solo, características que lhe permitem operar em terrenos exigentes. O design robusto e elevado foi herdado do recente Renault 4 Savane 4×4 Concept.

À semelhança do Renault 4 Savane 4×4 Concept, a distância ao solo foi aumentada em 15 mm.

O Vision 4Rescue é também um centro de comando móvel totalmente conectado, fruto de uma parceria entre a Renault e a Software République — uma aliança de sete empresas francesas especializadas em mobilidade inteligente. O objetivo: fornecer aos serviços de emergência uma plataforma tecnológica integrada com cerca de 20 soluções interligadas, incluindo comunicações em tempo real, compartimentos específicos para equipamento, e até um drone de vigilância.

Resultado de mais de 15 anos de colaboração da Renault com os bombeiros de 19 países, entre os quais Portugal, o Vision 4Rescue é uma proposta concreta para um futuro em que os veículos de socorro se tornam mais tecnológicos, eficientes e sustentáveis.

Se o caminho se confirmar, o icónico Renault 4, que já regressou às estradas com zero emissões locais, também poderá em breve regressar preparado para percorrer caminhos fora de trabalha, com tração às quatro rodas.

Artigo anteriorSUV: amados por consumidores, detestados por ambientalistas
Próximo artigoEstudantes de engenharia do Porto apresentam barco solar com casco de fibras naturais