O Nissan Leaf, precursor da mobilidade elétrica da era moderna e que durante muitos anos foi o BEV mais vendido do mercado, tem agora uma nova geração, a terceira, com a revelação oficial a mostrar que o modelo mudou profundamente no seu estilo. Agora, o Leaf adotou as linhas da moda, passando a ser um SUV/crossover.

Sabia que…

desde o seu lançamento em 2010, foram vendidos quase 700 mil Nissan Leaf em todo o mundo, marcando a história como o primeiro EV de grande produção?

Mas para além da parte estética, o Leaf tem muitas novidades, a mais relevante das quais é o facto de a autonomia máxima ter cresido, sendo agora de até 604 km. As velocidades de carregamento foram igualmente melhoradas (até 417 km em 30 minutos).

Os clientes podem escolher entre duas opções de baterias:

PackCapacidade útilAutonomia WLTP
Standard52 kWhaté 436 km
Extended75 kWhaté 604 km

Com uma capacidade de carregamento rápido DC de até 150kW, o novo Nissan Leaf pode recuperar até 417km em apenas 30 minutos. Pouco comum entre as marca de automóveis, senão mesmo inédito (e que se saúda), é o facto de a Nissan ter comunicado os valores de autonomia num cenário de utilização em autoestrada. De acordo com a o construtor japonês, a 130 km/h, o Leaf com a bateria de 52 kWh garante um alcance de até 224 km; com a bateria de 75 kWh, a autonomia é de até 330 km, a 130 km/h.

Em autoestrada, a 130 km/h, o novo leaf oferece mais de 330 km de autonomia.

“Graças ao carregamento rápido em DC, é possível efetuar viagens superiores a 800 km com uma diferença de tempo mínima em relação aos veículos ICE”, assegura ainda a marca.

A gestão térmica inteligente da bateria funciona agora em conjunto com o Planeador de Rotas no Automóvel do Google Maps para colocar automaticamente a bateria à temperatura ideal quando se aproxima de um carregador rápido, otimizando a velocidade e a eficiência do carregamento. O sistema integrado do Google também ajuda a resolver o problema do planeamento de viagens longas, identificando automaticamente as paragens de carregamento mais convenientes ao longo do percurso.

O novo Leaf continua a ser construído na fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido.

Equipado com a funcionalidade V2L (Vehicle-to-Load), o novo Leaf permite o carregamento de dispositivos externos diretamente a partir do automóvel, alimentando uma variedade de dispositivos de pequena e média dimensão – como chaleiras, luzes portáteis ou grelhadores elétricos – quando se acampa ou explora o ar livre.

Aproveitando um adaptador de acessórios disponível, os clientes podem utilizar uma porta de carregamento V2L externa para alimentar convenientemente os dispositivos, acedendo a até 3,6 kW de potência. Olhando para o futuro, o Leaf é compatível com a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), pelo que, no futuro, poderá enviar a energia armazenada para a rede elétrica.

Construído sobre a plataforma modular CMF-EV, partilhada com o Nissan Ariya, o novo Leaf apresenta uma suspensão dianteira MacPherson e adota uma disposição traseira multi-link para uma condução mais confortável e mais dinâmica, visto que a rigidez torcional sai a ganhar.

O e-Pedal está presente, mas os níveis de regeneração são agora ajustáveis através das patilhas de mudança de velocidades ou automaticamente através do Controlo Inteligente da Distância, que adapta a regeneração com base nas condições de trânsito.

Especificações principais do novo Leaf

MotorizaçãoCapacidade da bateria (utilizável, sujeita a homologação)52 kWh75 kWh
Potência máxima130 kW160 kW
Binário máximo345 Nm355 Nm
Aceleração dos 0 aos 100 km/h8,6 s7,6 s
Velocidade máxima160 km/h
Carregamento & V2LTipo de carregamento DCCCS 2
Potência máx. de carregamento rápido (DC)105 kW150 kW
Tempo de carregamento rápido (DC)20%-80% (277 km) < 30 min20%-80% (417 km) < 30 min
Carregamento AC7,4 kW (opcional 11 kW)11 kW
Capacidade da porta de carregamento V2L3,6 kW
Autonomia & ConsumoAutonomia estimada (WLTP combinado)Até 436 kmAté 604 km
Consumo estimado (WLTP combinado)140 Wh/km142 Wh/km
Autonomia em AE a 130 km/h224 km330 km
Coeficiente aerodinâmico (Cd)0,25
Dimensões GeraisComprimento4.350 mm
Largura1.810 mm
Altura1.550 mm
Peso (consoante versão e equipamento)1.789 – 1.937 kg
Distância entre eixos2.690 mm
SuspensãoFrente: Independente MacPherson
 Traseira: Independente multi-link
Capacidade da bagageira (VDA)437 L
Pneus (frente e traseira)195/60R18 – 215/55R18 – 235/45R19

Quando chega?

As encomendas terão início neste outono, estando as primeiras entregas previstas para a primavera do próximo ano. neste momento, ainda não há indicação de preços.

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