O Nissan Leaf, precursor da mobilidade elétrica da era moderna e que durante muitos anos foi o BEV mais vendido do mercado, tem agora uma nova geração, a terceira, com a revelação oficial a mostrar que o modelo mudou profundamente no seu estilo. Agora, o Leaf adotou as linhas da moda, passando a ser um SUV/crossover.
Sabia que…
… desde o seu lançamento em 2010, foram vendidos quase 700 mil Nissan Leaf em todo o mundo, marcando a história como o primeiro EV de grande produção?
Mas para além da parte estética, o Leaf tem muitas novidades, a mais relevante das quais é o facto de a autonomia máxima ter cresido, sendo agora de até 604 km. As velocidades de carregamento foram igualmente melhoradas (até 417 km em 30 minutos).
Os clientes podem escolher entre duas opções de baterias:
Pack | Capacidade útil | Autonomia WLTP |
Standard | 52 kWh | até 436 km |
Extended | 75 kWh | até 604 km |
Com uma capacidade de carregamento rápido DC de até 150kW, o novo Nissan Leaf pode recuperar até 417km em apenas 30 minutos. Pouco comum entre as marca de automóveis, senão mesmo inédito (e que se saúda), é o facto de a Nissan ter comunicado os valores de autonomia num cenário de utilização em autoestrada. De acordo com a o construtor japonês, a 130 km/h, o Leaf com a bateria de 52 kWh garante um alcance de até 224 km; com a bateria de 75 kWh, a autonomia é de até 330 km, a 130 km/h.
Em autoestrada, a 130 km/h, o novo leaf oferece mais de 330 km de autonomia.
“Graças ao carregamento rápido em DC, é possível efetuar viagens superiores a 800 km com uma diferença de tempo mínima em relação aos veículos ICE”, assegura ainda a marca.
A gestão térmica inteligente da bateria funciona agora em conjunto com o Planeador de Rotas no Automóvel do Google Maps para colocar automaticamente a bateria à temperatura ideal quando se aproxima de um carregador rápido, otimizando a velocidade e a eficiência do carregamento. O sistema integrado do Google também ajuda a resolver o problema do planeamento de viagens longas, identificando automaticamente as paragens de carregamento mais convenientes ao longo do percurso.
O novo Leaf continua a ser construído na fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido.
Equipado com a funcionalidade V2L (Vehicle-to-Load), o novo Leaf permite o carregamento de dispositivos externos diretamente a partir do automóvel, alimentando uma variedade de dispositivos de pequena e média dimensão – como chaleiras, luzes portáteis ou grelhadores elétricos – quando se acampa ou explora o ar livre.
Aproveitando um adaptador de acessórios disponível, os clientes podem utilizar uma porta de carregamento V2L externa para alimentar convenientemente os dispositivos, acedendo a até 3,6 kW de potência. Olhando para o futuro, o Leaf é compatível com a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), pelo que, no futuro, poderá enviar a energia armazenada para a rede elétrica.
Construído sobre a plataforma modular CMF-EV, partilhada com o Nissan Ariya, o novo Leaf apresenta uma suspensão dianteira MacPherson e adota uma disposição traseira multi-link para uma condução mais confortável e mais dinâmica, visto que a rigidez torcional sai a ganhar.
O e-Pedal está presente, mas os níveis de regeneração são agora ajustáveis através das patilhas de mudança de velocidades ou automaticamente através do Controlo Inteligente da Distância, que adapta a regeneração com base nas condições de trânsito.
Especificações principais do novo Leaf
Motorização | Capacidade da bateria (utilizável, sujeita a homologação) | 52 kWh | 75 kWh |
Potência máxima | 130 kW | 160 kW | |
Binário máximo | 345 Nm | 355 Nm | |
Aceleração dos 0 aos 100 km/h | 8,6 s | 7,6 s | |
Velocidade máxima | 160 km/h | ||
Carregamento & V2L | Tipo de carregamento DC | CCS 2 | |
Potência máx. de carregamento rápido (DC) | 105 kW | 150 kW | |
Tempo de carregamento rápido (DC) | 20%-80% (277 km) < 30 min | 20%-80% (417 km) < 30 min | |
Carregamento AC | 7,4 kW (opcional 11 kW) | 11 kW | |
Capacidade da porta de carregamento V2L | 3,6 kW | ||
Autonomia & Consumo | Autonomia estimada (WLTP combinado) | Até 436 km | Até 604 km |
Consumo estimado (WLTP combinado) | 140 Wh/km | 142 Wh/km | |
Autonomia em AE a 130 km/h | 224 km | 330 km | |
Coeficiente aerodinâmico (Cd) | 0,25 | ||
Dimensões Gerais | Comprimento | 4.350 mm | |
Largura | 1.810 mm | ||
Altura | 1.550 mm | ||
Peso (consoante versão e equipamento) | 1.789 – 1.937 kg | ||
Distância entre eixos | 2.690 mm | ||
Suspensão | Frente: Independente MacPherson | ||
Traseira: Independente multi-link | |||
Capacidade da bagageira (VDA) | 437 L | ||
Pneus (frente e traseira) | 195/60R18 – 215/55R18 – 235/45R19 |
Quando chega?
As encomendas terão início neste outono, estando as primeiras entregas previstas para a primavera do próximo ano. neste momento, ainda não há indicação de preços.