A MO, marca portuguesa de moda, aderiu ao Better Cotton Initiative (BCI), uma organização global sem fins lucrativos que promove práticas agrícolas mais sustentáveis. A BCI tem como missão apoiar os produtores de algodão, garantindo a sua sustentabilidade e crescimento, enquanto protege e restaura o ambiente.
Atualmente, o Better Cotton representa 22% da produção mundial de algodão e está presente em 22 países. Dados de 2022-23 indicam que 2,13 milhões de agricultores licenciados produziram 5,47 milhões de toneladas de Better Cotton. O programa centra-se na redução do consumo de água e pesticidas, na preservação da saúde do solo e na melhoria das condições de trabalho dos produtores. Além disso, os agricultores recebem formação contínua sobre gestão de recursos, biodiversidade, qualidade da fibra e trabalho digno.
O Better Cotton utiliza um modelo de ‘mass balance’, em que o algodão Better Cotton é misturado com algodão convencional na cadeia de produção. Isto significa que, independentemente da composição do algodão no produto final, a compra de Better Cotton garante que um volume equivalente foi produzido de forma mais sustentável, beneficiando diretamente os agricultores e promovendo melhores práticas no setor.
O impacto do programa é significativo. Na Índia, um estudo realizado entre 2014 e 2023 mostra que os agricultores Better Cotton reduziram o uso de pesticidas em 53% e o consumo de água para irrigação em 29%. Além disso, os custos globais dos produtores (excluindo o arrendamento de terras) diminuíram 15,6%, e a representação feminina entre os Field Facilitators aumentou de 10% para 15,5% entre 2019/20 e 2021/22, evidenciando progressos contínuos ao longo do tempo.
A adesão ao BCI permite à MO contribuir para um modelo de produção mais sustentável, alinhando-se com grandes marcas e retalhistas globais que já integram esta iniciativa.
Ricardo Rego, Head of Supply Chain & ESG da MO, afirma: “A adesão ao BCI representa um marco no compromisso da MO com a sustentabilidade. Esta parceria reforça a promoção de práticas de cultivo mais responsáveis, contribuindo para a melhoria das condições de vida dos agricultores e para a redução do impacto ambiental da produção de algodão. Além disso, está alinhada com a nossa meta de garantir que, até 2028, 75% do algodão utilizado nas coleções da MO seja obtido como Better Cotton. Queremos promover mudanças positivas e inspirar outras marcas a seguir o mesmo caminho.”
A integração no Better Cotton Initiative é mais um passo na trajetória da MO rumo à sustentabilidade, reforçando o compromisso da marca com a circularidade, a redução do uso de plástico e o lançamento de coleções sustentáveis para toda a família.