A Universidade Católica Portuguesa e a Universidade dos Açores decidiram lançar uma Pós-Graduação em Gestão Sustentável. O objetivo é preparar líderes para decisões estratégicas alinhadas com os desafios ambientais e sociais e a escolha dos Açores sublinha a importância de contextos periféricos e ambientalmente sensíveis na reflexão sobre o desenvolvimento sustentável, de acordo com as instituições de ensino.

A parceria foi em concreto feita entre a Católica Porto Business School e a Escola Superior de Biotecnologia (da Universidade Católica Portuguesa) e a Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente e a Faculdade de Economia e Gestão (da Universidade dos Açores).

O programa desta nova Pós-Graduação em Gestão Sustentável procura capacitar profissionais para integrar a sustentabilidade no centro das decisões estratégicas e operacionais das organizações. Com início previsto para setembro de 2025, as aulas irão decorrer em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

De acordo com as instituições, a abordagem será multidisciplinar e prática, com a formação a cruzar áreas como finanças, marketing, liderança e estratégia corporativa com os princípios da sustentabilidade, preparando os participantes para responder aos desafios contemporâneos de forma informada, ética e eficaz. Ao longo do curso, cada participante será desafiado a desenvolver um plano de ação para a sustentabilidade, adaptado à realidade da sua empresa ou áreas de intervenção.

“Precisamos de líderes que saibam criar valor sem comprometer o futuro,” afirma João Pinto, diretor da Católica Porto Business School, acrescentando que “esta formação responde à urgência de preparar profissionais capazes de tomar decisões informadas, éticas e alinhadas com os desafios ambientais e sociais que enfrentamos”.

Também Nuno Martins, docente da Católica Porto Business School e co-diretor do programa, sublinha a pertinência do curso: “os problemas complexos que atravessamos exigem soluções integradas. A Pós-Graduação em Gestão Sustentável cruza pensamento estratégico com sustentabilidade e dá resposta a uma necessidade real das organizações.”

“Esta formação representa uma oportunidade para preparar quadros que compreendam o valor da sustentabilidade em contextos reais e periféricos, com impacto direto nas comunidades e nos ecossistemas locais,” salienta João Carlos Teixeira, docente da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores e também co-diretor da pós-graduação.

Artigo anteriorO luxo e o design da Art Déco num elétrico de mais de 400 mil euros
Próximo artigoMO adere ao Better Cotton Initiative e reforça compromisso com a sustentabilidade