Um grupo que começou com poucos estudantes de engenharia há uma década é hoje uma equipa com mais de 60 membros. O Técnico Solar Boat, equipa do Instituto Superior Técnico (IST) dedicada ao desenvolvimento de embarcações movidas a energias renováveis, apresentou o seu mais recente protótipo: o São Gabriel 01 (SG01).

Três anos de trabalho, meio milhão de euros em custos de produção e muitas horas de trabalho de estudantes resultaram na nova embarcação. Com 8 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 1,5 toneladas, o SG01 representa o projeto mais ambicioso alguma vez desenvolvido pelo grupo. Feito em fibra de carbono e resina epóxi, distingue-se dos anteriores não só pelas dimensões, mas também pela capacidade tecnológica.

Desde 2015, o Técnico Solar Boat tem vindo a acumular experiência com diferentes soluções de propulsão: três barcos movidos exclusivamente a energia solar, dois a hidrogénio e um não tripulado. Agora, o SG01 reúne o conhecimento acumulado ao longo da última década, embora, por falta de financiamento, ainda não conte com célula de combustível de hidrogénio — funciona, para já, com baterias elétricas. Os painéis solares instalados servem apenas para alimentar os sistemas auxiliares.

“O objetivo este ano é provar que o barco funciona. É uma prova de conceito para conseguirmos financiamento para a próxima fase, com hidrogénio a bordo”, explicou à agência Lusa, Gonçalo Meira, gestor do projeto.

A equipa, liderada por Miguel Gil, compete anualmente no Monaco Energy Boat Challenge, onde já arrecadou segundos lugares e prémios de inovação desde 2017. Este ano, o SG01 participará pela primeira vez na categoria SeaLab, tornando o Técnico Solar Boat uma das poucas equipas universitárias a chegar a este nível.

Para além da competição internacional, o projeto tem uma missão mais ampla. “Competimos por Portugal, pela mobilidade sustentável e também para apoiar o desenvolvimento tecnológico da indústria náutica, tanto nacional como internacional”, sublinha Miguel Gil. Todo o desenvolvimento do projeto é open source, com o conhecimento e as soluções técnicas disponíveis publicamente.

Neste momento, sete equipas estão inscritas na categoria SeaLab do Monaco Energy Boat Challenge: Heriot-Watt University Scotland PlusZero (Heriot-Watt University), INOCEL (INOCEL), Red Wave – University of Bologna (Alma Mater Studiorum – University of Bologna), Swiss Solar Boat (EPFL), Team Scotland +o (PlusZero), TU Delft Hydro Motion Team (TU Delft) e o Técnico Solar Boat (Instituto Superior Técnico).

O Monaco Energy Boat Challenge realiza-se entre 1 e 5 de julho e contará com provas de agilidade, velocidade e resistência. Para o SG01 e os seus jovens construtores, será mais uma etapa de um percurso que começou, há dez anos, com um pequeno grupo de estudantes a querer levar a engenharia naval e a energia limpa para o IST.

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