A Inteligência Artificial portuguesa está a conquistar território nos EUA — e, desta vez, é a indústria de fast food a beneficiar. A Bandora, empresa tecnológica portuguesa especializada em soluções de otimização energética para edifícios, levou a sua tecnologia para a costa leste norte-americana, onde começou a trabalhar com duas das mais conhecidas cadeias de restauração rápida: Dave’s Hot Chicken e Dunkin’ Donuts.
O projeto-piloto arrancou em dezembro de 2024 em duas localizações de alto tráfego, em New Jersey, geridas pelo grupo de franchising Lufrankton LLC, responsável por mais de 57 lojas nos EUA. Durante os meses seguintes, a plataforma da Bandora monitorizou e otimizou em tempo real os consumos energéticos dos sistemas de climatização dos restaurantes, com recurso a algoritmos de IA aplicados à operação dos edifícios. O impacto foi imediato: as poupanças energéticas atingiram reduções médias de 50% já a partir do segundo mês de operação.
“Trabalhar com estas cadeias deu-nos a oportunidade de provar a eficácia da nossa tecnologia em ambientes exigentes, com grande volume de clientes e em múltiplas localizações”, afirma Márcia Pereira, CEO da Bandora. “Estamos muito entusiasmados com estes resultados excecionais e com as novidades que estão por vir, que refletem a confiança de novos parceiros na integração de uma solução tecnológica inovadora, que ajuda a revolucionar a eficiência energética dos seus edifícios e que assenta num modelo de negócio que privilegia o lado da procura”, acrescenta.
Estas poupanças ganham especial relevância em lojas que recebem diariamente entre 28.000 e 57.000 clientes, reduzindo significativamente os custos operacionais e o impacto ambiental. O sucesso da fase-piloto abre agora caminho à expansão da parceria para novas localizações nos Estados Unidos, incluindo Massachusetts e Florida. Além da restauração, a Bandora aponta também ao setor do retalho como próximo alvo de crescimento.
Para além de Portugal, a empresa já opera em Espanha, Brasil e Emirados Árabes Unidos, estando a preparar a entrada na República Dominicana e na Colômbia. Esta expansão internacional tem sido apoiada por novos investimentos, nomeadamente 100.000 euros da HearstLab, o braço de investimento da norte-americana Hearst Corporation, via convertible note. A primeira ronda de investimento para sustentar esta fase de crescimento está prevista para o último trimestre deste ano.
A portuguesa Bandora desenvolve soluções de inteligência artificial que tornam os edifícios mais eficientes, sustentáveis e autónomos, com uma abordagem altamente replicável em várias unidades com características semelhantes — um modelo particularmente atrativo para redes de franchising com dezenas de localizações.